XVII VIRTUOSI TEM INÍCIO EM OLINDA COM RECITAL DE MÚSICA BARROCA

FabioCury_Alessandro

“Virtuosi” é a forma plural de “virtuoso” que significa a habilidade fora do comum de uma pessoa diante de um instrumento musical. No Recife, é sinônimo de qualidade e credibilidade. O VIRTUOSI – Festival Internacional de Música de Pernambuco é um espaço aberto para que intérpretes e compositores possam dar sua contribuição ao desenvolvimento da música no estado. O virtuosismo é uma característica forte do festival, oferecendo ao público uma programação que traz instrumentistas renomados de grande talento.

Neste ano, o festival chega à sua 17ª edição e se divide entre Olinda, Recife, João Pessoa, Campina Grande, Fortaleza e Belém entre os dias 07 e 15 de dezembro. Na programação do evento, estão grandes nomes da música internacional e ainda instrumentistas consagrados do país.

Para abrir a programação artística do evento, a produtora Ana Lúcia Altino e o diretor artístico do Virtuosi, o Maestro Rafael Garcia, selecionaram os programas “O Fagote Barroco” e “Valsas Para Fagote Solo” que contam com a presença de Fabio Cury (fagote) e Alessandro Santoro (cravo). A apresentação ocorre no domingo (07/12) na Igreja do Carmo em Olinda com entrada gratuita.

O VIRTUOSI 2014 conta com patrocínio do BNDES, CORREIOS, Excelsior Seguros, incentivo do Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura Municipal do Recife e apoio da Prefeitura de Olinda, Prefeitura de João Pessoa, Prefeitura de Campina Grande, CEPE, Livraria Cultura, UFPB, Fundação Amazônica de Música, Dragão do Mar e Dorisol Grand Hotel Recife.

Músicos – Graduado em Música pela UNICAMP, Fabio Cury estudou na Escola Superior de Teatro e Música de Hannover e foi premiado em inúmeros concursos brasileiros, entre eles, o Concurso para Jovens Solistas da OSESP e o VIII Prêmio Eldorado de Música. Gravou música de câmara pelos selos Paulus, Meridian e Brasil Meta Cultural, tendo lançado recentemente o CD “Fábio Cury e Alessandro Santoro interpretam Bach” recebendo excelentes críticas.

Alessandro Santoro, que acompanhará Cury na apresentação do Virtuosi, tornou-se “Master of Fine Arts” em piano no Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Obteve mestrado em cravo pelo Conservatório Real de Haia e junto do violinista Luis Otávio Santos e o gambista Ricardo Rodriguez Miranda, recebeu o prêmio “Diapason D’or” por disco com obras de Leclair. Integrou o corpo docente do “Koninklijk Conservatorium” de Haia como professor convidado de cravo, baixo contínuo e música de câmara barroca e clássica por cinco anos.

Programação – O XVII Virtuosi prossegue durante os dias seguintes com uma programação no Recife levando espetáculos com instrumentistas renomados internacionalmente. A primeira noite do festival no Recife ocorre no Conservatório Pernambucano de Música na quarta (10/12) com um recital que conta com a presença do romeno Catalin Rotatu no violoncello e a russa Anastasia Zhivotovskaya no piano. O evento tem início às 19h30 e possui entrada gratuita.

Nos dias 12 e 13 de dezembro, o festival apresenta o II VIRTUOSI PELA PAZ – MARATONA VIRTUOSI BNDES com 24 horas de música com diversas apresentações que incluem Orquestra Virtuosi, Benjamin Schmid Jazz Quartet, Stringfever, Ensemble Roby Lakatos, Christian Lindberg, DJ Dolores & Naná Vasconcelos e muitos outros artistas nacionais e internacionais. Um dos destaques da maratona será o concerto especial da Orquestra Jovem de Pernambuco que terá como solista o pianista Artur Moreira Lima.

O festival se despede do Recife no domingo (14) com a Maratona Virtuosi BNDES de Piano com a presença dos pianistas russos Ilya Ramlav e Anastasia Zhivotovskaya. Considerado uma das maiores revelações da nova geração da música clássica, Ramlav foi solista à frente de orquestras como a de St. Petersburgo e realiza seu recital às 18h no Teatro de Santa Isabel, sendo seguido às 19h pela pianista russa Anastasia Zhivotovskaya.



Tags: , , ,
Esse texto foi publicado quarta-feira, dezembro 3rd, 2014 às 9:05 AM na seção Notícias. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

4 comentários to “XVII VIRTUOSI TEM INÍCIO EM OLINDA COM RECITAL DE MÚSICA BARROCA”

  1. Puranci Pereira de Araújo

    Oh! linda Olinda, os moradores serão agraciados com mais um evento cultural musical com O VIRTUOSI trazendo uma elite de instrumentistas de música clássica, barroca, jazz e da música brasileira. Vamos desfrutar deste prazer e levem seus filhos, parentes e amigos para os eventos que também ocorrerá na cidade do Recife.

  2. NILSON COSTA

    NÃO COSTA HORÁRIO DE 07.12, NA IGREJA DO CARMO, OLINDA.

  3. NILSON COSTA

    NÃO COSTA HORÁRIO DE 07.12, NA IGREJA DO CARMO, OLINDA. NÃO TINHA DITO, SÓ SE FOI MEU PENSAMENTO, QUEM SABE?

  4. Paulo Reynaldo

    Na apresentação, 11/12 no Santa Isabel, cremos totalmente inadequado o apresentador inicial, misto de apresetador e palhaço, sem qualquer graça, metido a sério, roubando nosso tempo que fomos para ouvir música e não palhaçadas.
    Quanto ao programa apresentado foi excelente, música e músicos.

Comente!

Seu comentário