XVI VIRTUOSI SE DIVIDE ENTRE OLINDA, RECIFE, JOÃO PESSOA E BELÉM

Juliana site

O Ministério da Cultura e o BNDES apresentam o XVI VIRTUOSI – Festival Internacional de Música de Pernambuco que, pelo quarto ano consecutivo, acontece em diferentes localidades além do Recife. De 08 a 17 de dezembro, o festival, que dedica esta edição aos 200 anos do nascimento dos grandes compositores de opera VERDI e WAGNER, mantém a tradição de trazer grandes nomes internacionais. Neste ano, o evento se divide entre o Teatro de Santa Isabel (Recife), Convento de São Francisco (Olinda), Sala Radegundis Feitosa (João Pessoa) e ainda Sala Augusto Meira Filho (Belém).

Com patrocínio do BNDES, da CAIXA, da Toyolex, da White Martins, da MOURA e do Governo Federal através da Lei Rouanet e incentivo do Governo do Estado de Pernambuco e da Prefeitura Municipal do Recife, o XVI Virtuosi realiza o III VIRTUOSI DIÁLOGOS promovendo palestras com o jornalista Irineu Franco Perpétuo com o tema “Aprendendo a ouvir Ópera” na Livraria Cultura – Paço Alfândega, dias 10, 11 e 12 às 10h. Os interessados poderão se inscrever no site www.virtuosi.com.br. A programação do XVI VIRTUOSI será totalmente gratuita.

Olinda – A abertura do festival será em Olinda, no Convento de São Francisco, às 17h do dia 08 de dezembro. Para abrir a programação artística do evento, a produtora Ana Lúcia Altino e o diretor artístico do evento, o Maestro Rafael Garcia, convidaram o violinist Americano Giora Schmidt e o pianist Filipino Victor Asuncion.

Recife – A programação de música de câmara nesta edição se realizará no SALÃO NOBRE do Teatro de Santa Isabel. A programação começa na terça-feira (10/12), às 18h. Entre os artistas que se apresentarão na série de música de câmara estão a pianista Ana Lúcia Altino, os violinistas Benjamin Sung (Estados Unidos), Eugene Tichindeleanu (Romênia), os violoncelistas Leonardo Altino (Brasil), Lars Hoefs (estados Unidos) e Katarina Altino (Dinamarca), o clarinetista Karl Pasch (Estados Unidos) e Ensemble São Paulo, entre outros.

A Série Vicente Fittipaldi que acontece no Teatro de Santa Isabel a partir do dia 12 de dezembro (quinta-feira) às 20h abriga os principais concertos do festival. O concerto de abertura traz a Orquestra Virtuosi & Solistas sob a direção do Maestro Rafael Garcia. Serão solistas da noite o violinista Eugene Tichindeleanu, o violista Rafael Altino, o pianist Ilya Ramlav e o violoncelista Leonardo Altino.

Na sexta-feira, 13 de dezembro, às 20h, o Virtuosi apresenta um programa de música de câmara com apresentação do Quarteto para piano em mi bemol de Dvorak e o Quinteto para piano de Cesar Franck, uma das mais belas obras do romantismo. Participam do programa os violinistas Eugene Tichindeleanu, Giora Schmidt, o violista Rafael Altino, os violoncelistas Katarina Altino e Leonardo Altino e o pianist Victor Asuncion.

No sábado, 14 de dezembro, às 20h, o VIRTUOSI oferece um programa dedicado aos homenageados Verdi & Wagner. “Paixão pela Ópera” é o título da noite. Aberturas e árias famosas de óperas tais como Nabucco, La Forza del Destino,  tendo como solista a soprano EIKO SENDA.  Nascida no Japão, chegou ao Brasil em 1995, assumindo papéis de soprano lírico-spinto nos principais teatros do país. Fez mais de 80 apresentações de Madama Butterfly (Puccini) e se especializou em óperas do compositor brasileiro Carlos Gomes, de quem já interpretou Maria Tudor, Condor e Lo Schiavo. É também um marco na interpretação da lírica wagneriana e italiana, se consagrando nos papéis de Senta (Der Fliegende Holländer) e Isolde (Tristan und Isolde). Foi aclamada pela crítica internacional, sendo elogiada pelo jornal The New York Times, e as revistas Opernwelt e Opera. Entre os prêmios conquistados durante a sua carreira, estão os primeiros lugares no Wakayama Intl. Music Competition e no Takarasuka Intl. Chamber Music Competition, em 1988; o de Patriota Cultural pela embaixada japonesa em Montevidéu, e um Concurso Internacional Maria Callas.

O festival se despede no domingo, 15 de dezembro com a MARATONA BNDES DE PIANO. O primeiro  recital será às 16h com o pianista Victor Asuncion. Natural de Filipinas tem se apresentado em grandes salas de concerto no Canadá, Japão, México e Filipinas. Fez sua estréia aos 18 anos com a Manila Chamber Orchestra e seu primeiro recital em New York em 1999. Como pianista tem se apresentado sob a direção de Harold Farberman, Corrick Brown, Arthur Weisberg, Zev Dorman, Enrique Batiz, Bobby McFerrin, James Conlon e James Judd. Um entusiasta da música de câmara tem colaborado com artistas como Lynn Harrell, Cho-Liang Lin, Andres Diaz, Emerson String Quartet entre outros. É professor assistente de piano na Rudi Scheid School of Music, EU.

O segundo espetáculo às 17h30 apresenta a pianista e modelo brasileira Juliana D’Agostini. Juliana tem sido reconhecida como uma das mais importantes pianistas brasileiras da atualidade. Acumula importantes prêmios em sua carreira, como 1º lugar no XIX Concurso de Piano Artlivre (2006), no XIV Concurso de Piano Arnaldo Estrella e IV Concurso Jovens Solistas OSBA– (2005). Em 2013 lançou o CD com Emmanuele Baldini com grande sucesso de público e crítica. Em 2011, o CD “Juliana D’Agostini + Catalin Rotaru” foi finalista do 7o Prêmio Bravo de Cultura. Em 2010, lançou seu primeiro CD, “Chopin | Liszt”, álbum que foi recebido pela crítica como junção de “técnica e sensibilidade” (revista Veja).
  É graduada em Piano pela USP, sob a tutela de Eduardo Monteiro e fez especializações na França e nos EUA.  “Juliana é extremamente rápida com os dedos. Além disso, é uma ótima intérprete: sabe reproduzir a graciosidade de Villa-Lobos e o peso de Bach.” João Carlos Martins, maestro e pianista. “Não deixe o preconceito se levar pelo rosto de modelo, ou por sua fala franca e juvenil; de ‘loraburra’ ela não tem nada, como mostra o difícil programa de seu disco de estreia, que ela defende com empenho e convicção” – Irineu Franco Perpétuo, crítico de música erudita da Folha de S.Paulo.

A MARATONA se encerra com o recital do pianista russo Ilya Ramlav. Vencedor de várias competições internacionais como Isidor Bajic (Serbia), Saratov, “Flame” e Jean Françaix (Paris), estuda no Conservatório Tchaikowsky de Moscou. Tem se apresentado como solista das orquestras de St. Petersburgo, Saratov, Volgograd, Yaroslavl. Participa de master classes com grandes músicos tais como Dmitry Bashkirov, Arie Vardi, entre outros assim como de festivais tais como Weimar (Alemanha), Texas Festival & Academy (Estados Unidos). Recebeu o prêmio Richter concedido pela Fundação Rostropovich (2011).

 

JOÃO PESSOA –  O VIRTUOSI apresenta dois concertos na cidade de João Pessoa, PB. Com apoio da Prefeitura municipal, FUNJOP e UFPB, a Sala Radegundis Feitosa recebe o pianista russo ILYA RAMLAV no dia 11 de dezembro e no dia 12 o violinista americano GIORA SCHMIDT e o pianista filipino VICTOR ASSUNCION. Os concertos são as 2oh e gratuitos.

CAMPINA GRANDE –  O VIRTUOSI apresenta dois concertos na cidade Campina Grande, PB. Com apoio da prefeitura local, os concertos se realizarão nos dias 13 e 14 de dezembro, `as 20h no Teatro Severino Cabral. Em Campina Grande apresentam-se o pianist russo Ilya Ramlav e o violinist Americano Giora Schmidt em recital solo.

BELÉM –  O concerto em Belém se realiza na Sala Augusto Meireles no dia 17 de dezembro. Participa do evento em Belém o pianista russo Ilya Ramlav. O VIRTUOSI conta com o apoio da Fundação Amazônica de Música em Belém.

 

O VIRTUOSI 2013 conta com patrocínio do BNDES, CAIXA, Toyolex, White Martins, MOURA, Excelsior Seguros, incentivo do Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura Municipal do Recife e apoio da Prefeitura de Olinda, Prefeitura de João Pessoa, Prefeitura de Campina Grande, CEPE, Livraria Cultura, Rede Globo Nordeste, UFPB, Fundação Amazônica de Música, e Dorisol Grand Hotel Recife.

 

 

Direção Geral: ANA LÚCIA ALTINO

Direção Artística: RAFAEL GARCIA

Realização: VIRTUOSI SOCIEDADE ARTÍSTICA LTDA

Produção: CODA

Assessoria de imprensa: COQUETEL MOLOTOV
www.coquetelmolotov.com.br

Criação gráfica: DANIELA HASSE

Mais informações:

3363-0138 – 3355-3324

www.virtuosi.com.br



Esse texto foi publicado segunda-feira, dezembro 2nd, 2013 às 8:44 AM na seção Sem categoria. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

Comente!

Seu comentário