Com um final de semana com grandes nomes da música internacional de concerto o XIII VIRTUOSI se despede. Apresentado pelo BNDES, o festival é uma realização da produtora e pianista Ana Lúcia Altino e do Maestro Rafael Garcia. Esta edição, que foi dedicada a memória do violinista Cussy de Almeida e do trombonista Radegundis Feitosa, levou inesquecíveis concertos para o Convento de São Francisco, em Olinda, e para o Teatro de Santa Isabel, Recife. A programação do festival é gratuita.

A partir das 20h do sábado, 18.12, o Teatro de Santa Isabel recebe os Virtuosis do Festival como Solistas da Orquestra regida pelo maestro Rafael Garcia. Entre os destaques, o pianista ucraniano Peter Laul com o concerto nº 1 de Shostakovich para piano, trompete e cordas, com a participação do trompetista pernambucano Nailson Simões.

O XIII VIRTUOSI se despede no domingo, 19.12, a partir das 19h, com um recital do jovem pianista Mattheus, natural de Vienna e colecionador de prêmios incluindo Concurso Internacional Beethoven de Piano em Viena, que participa do festival com o apoio da Embaixada da Áustria. O pianista apresentará obras de Schubert, Beethoven, Rachmaninov e Scriabin.

Salão Nobre – A série do Salão Nobre do XIII VIRTUOSI encerra sua programação neste sábado, 18.12. A partir das 17h, o salão recebe o recital da soprano Gabriella Pace acompanhada do pianista Victor Asuncion interpretando peças dos compositores românticos Schumman e Schubert. No repetório, ainda a canção Saudade de autoria de Edgar Altino, avô da produtora Ana Lúcia Altino com poesia de Farias Neves. Esta canção foi gravada pela Odeon em 1928 e será apresentada pela primeira vez em concerto.

Santander Cultural – Em parceira com o VIRTUOSI, o programa Ouvindo Música do Santander Cultural recebe um dos mais famosos conjuntos de câmara de sua geração, The Penderecki String Quartet. Formado pelos violinistas Jeremy Bell e Jerzy Kaplanek, violista Christine Vlajk e pelo violoncelista Jacob Braum, o conjunto vem pela primeira vez ao Brasil com o apoio do Canadá Council for the Arts e apresenta um repertório inédito com peças de Ravel, M. Mozetich, Bartok e Penderecki. Os ingressos custam R$ 5,00 e R$ 2,50 e clientes do Santander e Banco Real tem acesso gratuito.

O VIRTUOSI 2010 conta com patrocínio do BNDES, Caixa, Chesf, Copergás, Excelsior Seguros, apoio da Prefeitura de Olinda, Prefeitura de João Pessoa, FUNJOPE, Canada Council for The Arts, Consulado Geral da França no Recife e Embaixada da Aústria. O festival tem ainda apoio da Cepe, Rede Globo Nordeste, Diário de Pernambuco, Golden Tulip Recife Palace e Delta Expresso.

XIII VIRTUOSI
13 a 19 de dezembro de 2010
Olinda – Convento de São Francisco
João Pessoa – Igreja da Misericórdia
Recife – Teatro de Santa Isabel