Radegundis Feitosa (Foto - Flora Pimentel)

Apresentado pelo BNDES, o XIII VIRTUOSI inicia sua Série Vicente Fittipaldi, que abrigam os principais concertos do festival, nesta quarta-feira, 15.12. A abertura da série traz uma homenagem a Radegundis Feitosa, maior trombonista brasileiro e grande colaborador desses treze anos de VIRTUOSI, falecido tragicamente em julho deste ano.

A partir das 20h, o XIII VIRTUOSI apresenta O Requiem para Um Trombone, peça inédita do compositor paraibano Eli-Eli Moura que será interpretada pela Orquestra Virtuosi, sob a regência do maestro Rafael Garcia, com a participação do Madrigal da UFPB, Gabriella Pace e do trombonista alemão Fredric Belli.

Além disso, na noite de quarta-feira, cerca de 60 trombonistas do nordeste foram recrutados para executar duas obras do Maestro Duda em memória de Radegundis, um dos maiores divulgadores da obra do compositor. Os sessenta trombones formam a Orquestra de Trombones do Nordeste.

Ainda em homenagem a Radegundis, o festival escolheu uma peça do maior trombonista do mundo, o sueco Christian Lindberg, que será interpretada pelo jovem alemão Frederic Belli, vencedor do Concurso Lindberg, realizado na Espanha.

Cussy de Almeida – As homenagens ao maestro e violinista pernambucano continuam na noite de quarta-feira. Os produtores do festival convidaram o dinamarquês Kim Bak Dinitzen, principal violoncelista da Orquestra Real da Dinamarca, como solista para interpretar o Aboio de Cussy de Almeida.

Salão Nobre – A programação vespertina do XIII VIRTUOSI continua, nesta quarta-feira, com ciclo de sonatas para violoncelo e piano, violino e piano, além de Doze Variações ‘The conqu’ring hero comes’ de Judas Maccabeus de Handel, WoO45 em sol maior. A programação do Salão Nobre começa às 17h.

O VIRTUOSI 2010 conta com patrocínio do BNDES, Caixa, Chesf, Copergás, Excelsior Seguros, apoio da Prefeitura de Olinda, Prefeitura de João Pessoa, FUNJOPE, Canada Council for The Arts, Consulado Geral da França no Recife e Embaixada da Aústria. O festival tem ainda apoio da Cepe, Rede Globo Nordeste, Diário de Pernambuco, Golden Tulip Recife Palace e Delta Expresso.

XIII VIRTUOSI
13 a 19 de dezembro de 2010
Olinda – Convento de São Francisco
João Pessoa – Igreja da Misericórdia
Recife – Teatro de Santa Isabel