Ciclo de sonatas de Beethoven e quarteto de cordas reconhecido internacionalmente são o destaque do segundo dia do festival

Depois de uma estréia de sucesso no Convento de São Francisco em Olinda, o XIII VIRTUOSI, que este ano é apresentado pelo BNDES, leva uma programação especial para o Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel no segundo dia, 14.12, dos sete dias do festival. A programação desta edição é gratuita.

A partir das 17h, o Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel recebe uma homenagem ao violinista e maestro Cussy de Almeida, falecido em julho deste ano. Em sua memória, o festival escalou um ciclo de sonatas de Beethoven para violino e piano e Sonatas e variações para violoncelo e piano.

O hall do Teatro de Santa Isabel também abriga uma exposição com fotos, documentos, entre outros itens do acervo pessoal da família do maestro com momentos marcantes de sua carreira e da história da música de concerto em Pernambuco. A exposição está disponível ao público durante todo o XIII VIRTUOSI.

O segundo dia do festival também é de despedida. O festival encerra sua programação no Convento de São Francisco, realizada graças ao apoio da Prefeitura da Cidade de Olinda. Para a despedida, os produtores e idealizadores do VIRTUOSI convidaram um dos quartetos de cordas mais celebrados da atualidade, o canadense e polonês The Penderecki String Quartet.

Formado pelos violinistas Jeremy Bell e Jerzy Kaplanek, violista Christine Vlajk e pelo violoncelista Jacob Braum, o conjunto vem pela primeira vez ao Brasil com o apoio do Canadá Council for the Arts e apresenta um repertório inédito com peças de Ravel, M. Mozetich, Bartok e Penderecki.

O VIRTUOSI 2010 conta com patrocínio do BNDES, Caixa, Chesf, Copergás, Excelsior Seguros, apoio da Prefeitura de Olinda, Prefeitura de João Pessoa, FUNJOPE, Canada Council for The Arts, Consulado Geral da França no Recife e Embaixada da Aústria. O festival tem ainda apoio da Cepe, Rede Globo Nordeste, Diário de Pernambuco, Golden Tulip Recife Palace e Delta Expresso.

XIII VIRTUOSI
13 a 19 de dezembro de 2010
Olinda – Convento de São Francisco
João Pessoa – Igreja da Misericórdia
Recife – Teatro de Santa Isabel