Virtuosos na serra (Diário de Pernambuco)

Daurov

No universo da música de concerto, é importante aprender a ler partituras. No entanto, isso não significa que o meio erudito despreze quem não sabe interpretar a notação musical. Exemplo disso é a homenagem que o Virtuosi Gravatá faz, na sexta edição, ao violonista Paco de Lucía.

O tributo ao músico espanhol, falecido em fevereiro, no México, ocorre na abertura, no dia 18 de julho, às 20h30, na Igreja Matriz de Sant’ana. “Era um instrumentista fantástico. Não lia música, mas tocava maravilhosamente bem”, exalta Ana Lúcia Altino, produtora do Virtuosi. No programa Uma noite na Espanha, haverá a execução das obras Turina, Sarasate e Bizet, além do Concierto de Aranjuez, tendo o violonista costa-riquenho Mario Ulloa como solista. “Ele toca usando a mesma postura de Paco de Lucía e tem uma sonoridade fantástica”, exalta o maestro Rafael Garcia, diretor artístico do festival.

A pianista do Uzbequistão Tamila Salimdjanova, o violoncelista russo Adrian Daurov, a pianista chinesa radicada nos Estados Unidos Di Wu, o contrabaixista venezuelano Edicson Ruiz e o Duo de piano Gastesi-Bezerra também estão entre os destaques do Virtuosi Gravatá.

Entre os sonhos de Ana Lúcia Altino está o de ampliar a programação do Virtuosi. “Poderia ser um mês inteiro, como acontece no Festival de Inverno de Campos do Jordão (em São Paulo). Gravatá já tem estrutura e público para isso”, defende. Confira a programação completa em diariode.pe/virtuosi6.

Serviço

Sexto Virtuosi Gravatá
Quando: 18 a 25 de julho
Onde: Igreja Matriz de Sant’ana
Entrada gratuita

Destaques

Tamila Salimdjanova
Pela primeira vez no estado, a pianista (acima) é aluna do Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Em 2012, venceu o Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro.

Mario Ulloa
Estudou na Escuela de Artes Musicales de la Universidad de Costa Rica e no Musikhochschule Köln, na Alemanha. É doutor em música pela UFBA.

Adrian Daurov
Solista de orquestras e recitais, o violoncelista russo  já se apresentou com artistas pop, como Alicia Keys, Josh Groban e Sigur Ros.

 

 



Esse texto foi publicado terça-feira, julho 8th, 2014 às 10:07 AM na seção Clipping. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

Comente!

Seu comentário