XVIII VIRTUOSI COMEÇA NESTE DOMINGO EM OLINDA

Harlem Quartet

Harlem Quartet

Com uma programação que se divide entre Buenos Aires, Montevidéu, Olinda, Recife, João Pessoa, Campina Grande e Fortaleza, o XVIII VIRTUOSI tem início neste domingo (13) e segue até o dia 20 de dezembro. O VIRTUOSI 2015 conta com patrocínio do BNDES, CHESF, STN, Excelsior Seguros, incentivo da Prefeitura Municipal do Recife e apoio do Consulado Americano, Consulado da França, FUNJOPE, Museu dos Três Pandeiros, CEPE, Livraria Cultura, UFPB, Dragão do Mar e Dorisol Grand Hotel Recife.

Pelo sexto ano consecutivo, o VIRTUOSI acontece em diferentes localidades além do Recife, indo neste ano a Buenos Aires, Montevidéu, Olinda, João Pessoa, Campina Grande e Fortaleza. A abertura do VIRTUOSI acontece simultaneamente em Olinda e Buenos Aires com programas especiais.

Olinda – Às 18h, o Convento de São Francisco em Olinda recebe o grupo norte-americano The Harlem Quartet com um concerto gratuito apresentando obras de Beethoven, Mendelssohn, Turina, Tom Jobim, Dizzy Gillespie e Chick Corea. Elogiado por trazer uma nova atitude para a música clássica, o conjunto já se apresentou em todo os Estados Unidos, incluindo uma performance para o presidente Barack Obama na Casa Branca.

Formado pelos vencedores do Sphinx Competition para instrumentistas de cordas negros e latinos, The Harlem Quartet venceu o Grammy em 2013 com o CD “Mozart goes Dancing”. O grupo vem a Pernambuco pela primeira vez com apoio do Consulado Americano no Recife.

Argentina – No mesmo domingo, na Usina del Arte em Buenos Aires, a Orquestra Virtuosi sob a regência de Rafael Garcia se apresenta na Argentina pela primeira vez. A Orquestra, que é composta por instrumentistas brasileiros e estrangeiros, traz um programa com peças de Dvorak, Haydn, Proto, Ernani Aguiar e a primeira audição da obra Armoriatika de Eli-Eri Moura.

A obra do compositor paraibano reflete um caleidoscópio musical envolvendo recorrentes paisagens sonoras baseadas em materiais do cancioneiro brasileiro e da região nordestina em particular. Serão solistas na apresentação da Orquestra em Buenos Aires o violinista Yehezkel Yerushalmi, o flautista Horacio Massone, o violista Rafael Altino, o violoncelista Leonardo Altino e o contrabaixista Catalin Rotaru.



Tags: , , ,
Esse texto foi publicado sexta-feira, dezembro 11th, 2015 às 12:03 PM na seção Notícias. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

Comente!

Seu comentário