VIRTUOSI REALIZA CONCERTO ESPECIAL NO ALTO JOSÉ DO PINHO

Orquestra Jovem de Pernambuco

Orquestra Jovem de Pernambuco

Um dos grandes destaques na programação do XVIII VIRTUOSI neste ano é o primeiro concerto do evento no Alto José do Pinho no programa “Concerto BNDES – A música clássica sobe o morro” no sábado, 19 de dezembro. A apresentação ocorre em palco armado na Rua Severino Bernardinho Pereira a partir das 19h sendo aberto ao público.

Esta será também a primeira vez que a população do bairro recebe um concerto de música clássica ao vivo. O “Concerto BNDES – A Música Clássica Sobe o Morro” apresenta a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a regência do Maestro Rafael Garcia ao lado de vários solistas e artistas nacionais e internacionais. No programa está a execução de obras de Carlos Gomes, Mozart, Joseph Haydn, Liszt, Johannes Strauss e John Philip Souza.

A Orquestra Jovem de Pernambuco foi criada em 1986 e reativada em 2005 durante a realização do projeto “A Fábrica de Música” pelo Maestro Rafael Garcia. No mesmo ano de sua volta, a OJOPE realizou mais de 40 concertos através do SESC-PE, do FUNCULTURA e do Sistema de Incentivo da Prefeitura Municipal de Recife. A orquestra já participou de eventos como o VIRTUOSI BRASIL e o Festival de Inverno de Garanhuns. Já realizou concertos através do programa Petrobras cultural levando a música clássica a diversas cidades da Região Metropolitana do Recife.

Em sua décima oitava edição, o VIRTUOSI sai dos teatros pela primeira vez para ir a uma das comunidades mais conhecidas da Zona Norte do Recife: o Alto José do Pinho. Formada em 1940 por trabalhadores da antiga Fábrica da Macaxeira, o Alto José do Pinho é um centro de cultura popular com maracatus, reisados, blocos carnavalescos, artes cênicas e outras expressões populares.

O VIRTUOSI 2015 conta com patrocínio do BNDES, CHESF, STN, Excelsior Seguros, incentivo da Prefeitura Municipal do Recife e apoio do Consulado Americano, Consulado da França, FUNJOPE, Museu dos Três Pandeiros, CEPE, Livraria Cultura, UFPB, Dragão do Mar e Dorisol Grand Hotel Recife.

XVIII VIRTUOSI
19 | SÁBADO – 19h
ALTO JOSÉ DO PINHO

“A Música Clássica sobe o morro”
GRANDE CONCERTO BNDES

ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
RAFAEL GARCIA, regente

Aberto ao público
Mais informações: www.virtuosi.com.br



Tags: , , , , ,
Esse texto foi publicado quinta-feira, dezembro 17th, 2015 às 9:15 AM na seção Notícias. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

2 comentários to “VIRTUOSI REALIZA CONCERTO ESPECIAL NO ALTO JOSÉ DO PINHO”

  1. Valdir Lima

    Registro meus agradecimentos a produção do XVIII VIRTUOSI pela iniciativa de incluir no roteiro do projeto o bairro do Alto José do Pinho, uma comunidade tradicionalmente vocacionada para a cultura popular.

    A música clássica também tem seu espaço garantido neste espaço através da orquestra do Centro Social Dom João Costa, dos corais da Igreja Batista e Assembléia de Deus (IEAPE) e das duas bandas marciais existentes a da Escola Estadual Maria Teresa Corrêa e outra de uma unidade de ensino particular.

    Todos os participantes destes grupos estão ansiosos para junto com toda a comunidade prestigiar este, que será um grande espetáculo. A vossa “ousadia” da realização de um evento deste porte em via pública e na periferia vai com certeza quebrar uma série de tabus e mostrar para o mundo que dentro deste espaço urbano também existem cidadãos que apreciam uma boa música de qualidade.

    Mais uma vez muito obrigado por conceder ao nosso povo tamanha oportunidade, evento que com certeza marcará para sempre o Alto José do Pinho.

    Sucesso para todos!

  2. Valdir Lima

    Se depois da apresentação, a equipe participante do projeto tive a vontade de saborear um delicioso hambúrguer ou aquela coxinha crocante com preço especial; podem chegar na Pinho’s Burguer que fica localizada em frente ao palco do projeto.

    Todos serão muitos bem vindos!!!

Comente!

Seu comentário