VIRTUOSI PROMOVE RECITAL DE CANTO COM VOZES FEMININAS

Gabriella Pace 1

Um dos destaques do VIII VIRTUOSI DE GRAVATÁ é a Semana Internacional de Coral em convênio com instituições musicais suíças trazendo coralistas do país, além de sopranos, tenores, barítonos e regentes. Nesta quarta-feira (20), as cantoras soprano brasileiras Gabriella Pace e Adriana Clis se apresentam na programação do festival acompanhadas da pianista búlgara Nadia Belneeva.

O recital de canto acontece na Igreja Matriz de Sant’Ana a partir das 20h apresentando obras de Schumann, Mahler, Schubert e Edmundo Villani-Côrtes. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o VIII Virtuosi de Gravatá segue até o dia 24 de julho com entrada gratuita.

Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis. As atrações convidadas já conquistaram prêmios internacionais em diferentes categorias e instituições, garantindo um prestígio ainda maior ao evento. Com isso, a expectativa é de sessões lotadas, com a presença até de público de outras cidades além das que sediam o festival.

Nadia Belneeva nasceu em Sofia na Bulgária, estudando piano na Academia Nacional de Música. Em 1993, ela ganhou uma bolsa, permitindo-lhe continuar a estudar na Hochschule für Musik e Teatro em Hamburgo. De 2003 a 2007, trabalhou na Ópera de Hamburgo e atualmente é integrante de vários grupos de música de câmara e já participou de festivais e concertos internacionais como o Lucerne Festival, Schleswig-Holstein Musik Festival e Tokyo Music Festival.

A soprano Gabriella Pace iniciou seus estudos musicais com o pai, o tenor e violista Héctor Pace. Como bolsista da Vitae, estudou com Leilah Farah e Pier Miranda Ferraro, na Itália. Participou da primeira montagem brasileira do Anel do Nibelungo de Wagner. Gravou o Requiem Hebraico e a Nona Sinfonia de Beethoven com a OSESP. Em 2008 apresentou-se em Bogotá e recebeu o Prémio Carlos Gomes 2010 como Melhor Cantora Solista.

Já aos 10 anos, Adriana Clis participava como solista da ópera Artemis, de Nepomuceno, apresentada, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky. A convite do maestro Samuel Kerr, participou do Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo e em julho de 1998, participou de curso no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, com Klara Kadinskaia, preparadora vocal de ópera do Teatro Bolshoy. Adriana Clis venceu o Concurso Jovens Solistas Eleazar de Carvalho em 2002 e o Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão.


VIII FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATÁ
16 A 24 DE JULHO DE 2016
IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA

QUARTA 20|07
20h RECITAL DE CANTO II

ROBERT SCHUMANN [1810-1856]
Wenn ich ein Vögelein wär (poeta desconhecido)
Bedeckt mich mit Blumen (Emanuel Geibel)
Schön Blümelein (Robert Reinick)
Liebesgram (traduzido do espanhol por Emanuel Geibel)

GUSTAV MAHLER [1860-1911]
Ich bin der Welt abhanden gekommen (Rückert)
Das irdische Leben (Des Knaben Wunderhorn)

FRANZ SCHUBERT [1797-1828]
Ganymed (Goethe)
Gretchen am Spinnrade (Goethe)

ERNEST CHAUSSON [1855-1899]
La Nuit (Th. De Banville)
Réveil (H. de Balzac)

FRANCIS POULENC [1899-1963]
C (Louis aragon)
Les Chemins de l’amour (Jean Anouilh)
C’est ainsi que tu es (Louise de Vilmorin)
Voyage à Paris (Apollinaire)

EDMUNDO VILLANI-CÔRTES [1930]
Canção de Carolina (Júlio Bellodi)
Casulo (Júlio Bellodi)

WALDEMAR HENRIQUE [1905-1995]
Uirapuru (Canção Amazônica)
Maracatu: Hei de Seguir teus passos (Canção Amazônica)

GABRIELLA PACE, soprano
ADRIANA CLIS, mezzo-soprano
NADIA BELNEEVA, piano

Mais informações: www.virtuosi.com.br



Tags: , , ,
Esse texto foi publicado quarta-feira, julho 20th, 2016 às 8:46 AM na seção Programação. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

Um comentário to “VIRTUOSI PROMOVE RECITAL DE CANTO COM VOZES FEMININAS”

  1. Alcione Bezerra da Silva

    Foram vozes ancestrais no Virtuosi de Gravatá 2016. Eu amei!!! Eu era louca para curtir
    OPERA ao vivo pois escutava em CD, mas realizei um sonho. SENSACIONAL!!!!

Comente!

Seu comentário