Sob um cenário de belas igrejas, ladeiras e arquitetura do estilo colonial, e depois de receber a Mostra Internacional de Música (Mimo) e a Festa Literária de Pernambuco (Fliporto) neste ano, Olinda será sede, pela segunda vez, do 14º Virtuosi, o festival Internacional de Música de Pernambuco. O evento, com concertos neste sábado e domingo, tem patrocínio do Ministério da Cultura e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). É gratuito e traz, além de diversas atrações internacionais e nacionais, o grupo alemão Trombone Unit Hannover, formado por oito músicos da Escola Superior de Música e Teatro de Hannover e que conquistou prêmios como ARD Internacional Music Competition e o internacional Instrumental Competition Markneukirchen.

A abertura, no sábado, às 18h, na Igreja da Sé, conta com apresentação do violoncelista Leonardo Altino, famoso por exibições solistas nas principais orquestras brasileiras e sinfônicas do Chile e Bogotá. Na ocasião, o músico tocará, pela primeira vez na região, as Seis Suítes do multiinstrumentista Johann Sebastian Bach para cello solo, consideradas obras máximas da escrita violoncelista do período barroco.

No domingo, a partir das 16h, o público poderá contemplar o mix de percussão com música erudita dos grupos Cellos UFRN & Percumpá e, em seguida, às 18h, a apresentação do quarteto dinamarquês Arild Kvartten, formado por violista e cellistas,e às 20h, a Trombone Unit Hannover. A Programação do 14º Virtuosi, que pode ser conferida através do site www.virtuosi.com.br, continua nos de 13 a 18 de dezembro, no Teatro de Santa Isabel, no Recife.