VIRTUOSI LEVA CONCERTOS E RECITAIS AO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS

virtuosinaserra3 - eduardo queiroga

Consagrado pela imprensa e pelo público como um dos momentos mais emocionantes e significativos do Festival de Inverno de Garanhuns, o VIRTUOSI NA SERRA leva anualmente para a Cidade das Flores belíssimas apresentações e performances apaixonadas, com toda a beleza que a música clássica pode oferecer. Esta é a 11ª edição do VIRTUOSI NA SERRA, que traz uma programação diversificada, ainda com a presenças de artistas internacionais consagrados, ao agreste pernambucano.

Em três noites, do dia 21 a 23 de julho, a Igreja de Santo Antônio vai se transformar em palco para as apresentações do acordeonista ucraniano Alexander Hrustevich, da pianista russa Daria Kiseleva e da Orquestra Jovem de Pernambuco. O evento conta com entrada gratuita ao público e possui apoio da Fundarpe e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado.

Programação – Na terça (21/07), às 21h, o VIRTUOSI NA SERRA traz para a Igreja de Santo Antônio o ucraniano Alexander Hrustevich, considerado pela crítica um dos melhores acordeonistas no mundo. Ele é vencedor de vários concursos internacionais, incluindo o Golden Acordeon, Od Baroka do Jazza e Accoholiday, entre outros. Hrustevich toca muitas transcrições da música clássica, tais quais o concerto para violino de Tchaikovsky, Bach, Rachmaninov, Vivaldi e outras peças de piano clássico e de repertório orquestral. Esta é a segunda passagem do músico por Pernambuco, que veio pela primeira vez em 2011 tambem a convite do Virtuosi.

No dia seguinte (22/07), o público do Festival de Inverno de Garanhuns terá a oportunidade de conferir ao vivo o recital de piano de Daria Kiseleva, vencedora do Concurso Internacional BNDES de Piano 2014. Daria Kiseleva nasceu em Kursk (Rússia), em 1989, iniciando seus estudos em piano aos quatro anos de idade. Desde 2010, é aluna de Andrey Diev no Conservatório de Moscou. Participou de inúmeras competições e festivais internacionais, como o Concurso Internacional Palma de Mallorca de Piano (2012), no qual recebeu o primeiro prêmio e o Grande Prêmio do Festival Shabyt Festival, em Astana (Cazaquistão).

O encerramento do XI VIRTUOSI NA SERRA, na quinta (23/07) vai contar com um concerto especial da Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência do Maestro Rafael Garcia. Criada com o objetivo de dar oportunidade de aperfeiçoamento e preparação para jovens instrumentistas de cordas e alunos das mais diversas escolas de música de Pernambuco, a Orquestra Jovem de Pernambuco já se apresentou ao lado de solistas de renome internacional e em 2014 tocou junto com o pianista Arthur Moreira Lima no Palco Mestre Dominguinhos, dentro do FIG. Serão solistas do concerto o violinista chileno Freddy Varela, o violista argentino Adrián Felizia e o violoncelista búlgaro Stanimir Todorov.

Radicado no Brasil desde os anos 70, Rafael Garcia desempenhou inúmeras funções como violinista, professor, diretor artístico, regente, criador e coordenador de projetos culturais significativos para o desenvolvimento da música. Ao longo dos anos conquistou relevantes oportunidades como o cargo de Spalla da OSESP com o Maestro Eleazar de Carvalho; a implantação do movimento musical na Paraíba; a posição de professor do New England Conservatory e a criação do Lexington Music Festival em Boston. Rafael Garcia não se tem destacado, no nosso meio, somente pelo exímio domínio de sua arte; mas também pelo infatigável empenho no esforço de difundir a eterna música clássica.

25º FIG APRESENTA
XI VIRTUOSI NA SERRA
RAFAEL GARCIA, diretor artístico

IGREJA DE SANTO ANTONIO – GARANHUNS
21 a 23 de Julho de 2014

Dia 21 – 21h ALEXANDER HRUSTEVICH, acordeon

Dia 22 – 21h RECITAL DARIA KISELEVA, piano
Vencedora do Concurso Internacional BNDES de Piano 2014

Dia 23 – 21h ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
RAFAEL GARCIA, regente

Entrada gratuita
Mais informações
: www.virtuosi.com.br



Esse texto foi publicado quarta-feira, julho 8th, 2015 às 8:16 AM na seção Programação. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

Comente!

Seu comentário