Escrito por Carlos Eduardo Amaral

A oitava edição do Virtuosi Brasil, que acontece entre os dias 17 e 20 de maio no Centro Cultural Correios, presta tributo ao maestro Clóvis Pereira pelo seu aniversário de 80 anos. O músico caruaruense – que já foi contrabaixista da Orquestra Sinfônica do Recife, arranjador de frevo e compositor ligado ao Movimento Armorial – detém o privilégio de ser um dos poucos compositores de música contemporânea a possuir a maior parte de seu catálogo de obras gravada em CD.

Para o concerto de abertura do evento, na quinta 17, foi convidada a cravista Rosana Lanzelotte, uma das principais pesquisadoras de repertório para cravo na América Latina. No recital intitulado O cravo brasileiro e suas raízes portuguesas, a intérprete executará obras de compositores dos dois países lusófonos desde o séc. XVIII, como Pedro Avondano, Ernesto Nazareth e David Korenchendler, registradas no álbum O cravo brasileiro.

No segundo dia, 18, sob regência de Sergio Kafejian, será a vez dos Solistas da Camerata Aberta. Formado pro professores ligados à Emesp Tom Jobim, de São Paulo, o grupo formado por violino (Martin Tuksa), flauta (Cássia Carrascoza), clarineta/clarone (Luís Afonso Montanha), fagote (Fábio Cury) e percussão (Herivelto Brandino) apresentará um concerto somente com peças de compositores modernos e contemporâneos – entre eles, Villa-Lobos e Claudio Santoro, escritas para diversas combinações desses cinco instrumentos.

A terceira noite ficará a cargo da Orquestra Jovem de Pernambuco, com regência de Rafael Garcia e participação especial do violinista Daniel Guedes. O solista tocará um concerto para violino e cordas do gaúcho Radamés Gnatalli (1906-1987) intercalando a suíte Três peças nordestinas, de Clóvis Pereira, e a Serenata para cordas de Tchaikovski, interpretadas somente pela orquestra.

No encerramento do festival, o violonista costarriquenho radicado na Bahia Mario Ulloa e o violinista Daniel Guedes interpretarão arranjos de famosas canções da MPB para violão e violino, lançados recentemente em CD. O programa – que inclui Chico Buarque, Edu Lobo, João Bosco, Dorival Caymmi, Cartola, Ary Barroso, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e outros – somente será divulgado no dia do recital.