VIRTUOSI GRAVATÁ HOMENAGEIA LUIZ GONZAGA COM OBRA INÉDITA

O IV Virtuosi Gravatá entra em clima de despedida neste final de semana com uma série de concertos especiais no sábado (21) e no domingo (22). O Ministério da Cultura e a Prefeitura de Gravatá apresentam a quarta edição do festival, que subiu a serra para levar grandes nomes da música para a Igreja Matriz de Sant’Ana, no centro da cidade. O festival teve início no dia 13 de julho e contou todos os dias com uma programação gratuita.

Neste sábado (21), o Virtuosi Gravatá possui duas sessões, com dois concertos, um às 11h e outro às 19h. Pela manhã, acontece o recital da violinista canadense Caroline Chéhadé acompanhada do pianista Vadim Serebryany. Reconhecida pela imprensa como “uma verdadeira violinista com uma técnica completa e sonoridade bem clara”, Caroline Chéhadé é vencedora de numerosos concursos, incluindo o Prix d’Europe. Formou-se com o Grand Prix do Conservatório de Música de Montreal e pela Manhattan School of Music e Mannes College. No programa estão obras de Mozart, Prokofiev, Dompierre e Sarasate.

No programa noturno, a Orquestra do Festival toma a Igreja Matriz de Sant’Ana, sob a batuta do Maestro Rafael Garcia. Para homenagear Luiz Gonzaga, o IV VIRTUOSI GRAVATÁ encomendou a obra “A Coragem e a Cara – Memorial Musical de Luiz Gonzaga” ao compositor paraibano Eli-Eri Moura. A obra, que tem texto de Tarcísio Pereira e está escrita para acordeom, viola, narrador, coro e orquestra, terá estréia mundial nesta ocasião. Participam da homenagem o ator Flávio Melo, o violista Rafael Altino, a acordeonista Lucyane Alves, o Coro Sonantis da UFPB e a orquestra do festival. Em seguida e encerrando a noite o violoncelista Leonardo Altino sobe ao palco como solista da Orquestra do Festival apresentando obras de Tchaikowsky.

O festival se encerra no domingo (22) com um concerto bem família às 11h. O violoncelista Leonardo Altino apresenta seu CD “Poema” com obras do compositor pernambucano Marlos Nobre acompanhado de sua mãe, a pianista Ana Lúcia Altino. Obras de Debussy e Shostakovich completam a programação de encerramento do Virtuosi Gravatá.

SÁBADO 21|07
11h CAROLINE CHÉHADÉ, violin

Wolfgang Amadeus MOZART [1756-1791]
Sonata nº 32 em si bemol maior K.454

Sergei PROKOVIEF [1891-1953]
Sonata no.2 em ré maior

François DOMPIERRE [1943]
Diableries

Pablo de SARASATE [1844-1908]
Zapateado

19h Homenagem a LUIZ GONZAGA

A Coragem e a Cara – Memorial Musical de Luiz Gonzaga
para ator, viola e acordeon solistas, octeto vocal,
orquestra de cordas e sons eletrônicos

Música: Eli-Eri MOURA e Marcílio ONOFRE
Texto e direção cênica: Tarcísio PEREIRA

RAFAEL ALTINO, viola
LUCYANE ALVES, acordeon
CORO SONANTIS

Peter Ilyich TCHAIKOVSKY [1840-1893]
Pezzo Capriccioso em si menor, Op.62

Variações sobre um tema Rococó, Op. 33
LEONARDO ALTINO, cello

ORQUESTRA DO FESTIVAL
RAFAEL GARCIA, regente

DOMINGO 22|07
11h RECITAL POEMA
LEONARDO ALTINO, cello
ANA LUCIA ALTINO, piano

Marlos NOBRE [1939]
– Desafio
– Três Cantilenas
– Três Cantos de Iemanjá

Claude DEBUSSY [1862-1918]
Sonata para cello e piano

Dmitri SHOSTAKOVICH [1906-1975]
Sonata para cello e piano em ré menor, Op.40



Esse texto foi publicado sexta-feira, julho 20th, 2012 às 11:14 AM na seção Notícias. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

2 comentários to “VIRTUOSI GRAVATÁ HOMENAGEIA LUIZ GONZAGA COM OBRA INÉDITA”

  1. Felipe Luiz Gomes e Silva

    Infelizmente não estive presente. Parabéns todos e todas que fazem esta maravilha.
    Saudações,
    Felipe Silva.

  2. Felipe Luiz Gomes e Silva

    Infelizmente não estive presente.

    Congratulações para todos e todas que fazem esta maravilha.

Comente!

Seu comentário