Virtuosi Gravatá celebra Luiz Gonzaga e Claude Debussy (Jornal do Commercio)

Luiz Gonzaga e Claude Debussy serão os homenageados da quarta edição do festival Virtuosi Gravatá, que acontece entre os dias 13 e 22 de julho, na cidade localizada a 80 km do Recife e conhecida por seu clima aconchegante.

Para celebrar o centenário do nascimento do Rei do Baião, o festival encomendou a composição de uma peça especialmente dedicada ao mestre nordestino.

Memorial Musical de Luiz Gonzaga foi criada pelo compositor paraibano Eli-Eli Moura e será apresentada, pela primeira vez,  no dia 21 de julho.

Como forma de homenagear os 150 anos de nascimento do compositor francês Debussy, o Virtuosi apresentará recitais executados pelos pianistas Victor Asuncion (Filipinas), Kasparas Uinskas (Lituânia) e Tian Lu (China). O violinista russo Nikita Borisoglebsky e o violoncelista brasileiro Leonardo Altino tocam sonatas escritas para seus respectivos instrumentos.

O pianista e maestro paulista João Carlos Martins, um dos grandes intérpretes da obra de Bach, também estará presente.
A pianista Ana Lúcia Altino – que, juntamente com o marido e maestro Rafael Garcia, idealizou e organiza do Virtuosi – destaca a participação do violinista argelino, mas criado na França Gilles Apap. O músico vem acompanhado do seu inovador grupo Transylvania Mountain Boys.

Além de ser muito solicitado para tocar como solista em orquestras de vários países, Apap se destaca por suas performances inusitadas, repletas de improviso e interpretações nas quais une música clássica a elementos da música popular americana, irlandesa e cigana.

Todos os concertos do Virtuosi Gravatá acontecem na Igreja Matriz de Sant´ ana.

Veja a programação completa abaixo. Para mais informações, visite o site www.virtuosi.com.br



Esse texto foi publicado quarta-feira, julho 4th, 2012 às 8:14 AM na seção Clipping. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

Um comentário to “Virtuosi Gravatá celebra Luiz Gonzaga e Claude Debussy (Jornal do Commercio)”

  1. Valéria de Fátima

    Gravatá tem a honra de receber e apresentar o Festival Virtuosi pelo 4º ano
    postdateiconSex, 06 de Julho de 2012 10:35 | PDF | Imprimir | E-mail

    O IV Festival Virtuosi de Gravatá que acontece na Igreja Matriz de Sant’Ana, no centro da cidade de 13 a 22 de julho, com programação gratuita. Faz homenagem especial aos 100 anos de Luiz Gonzaga e a Claude Debussy.

    O festival realizado pelo maestro Rafael Garcia e pela pianista Ana Lúcia Altino, apresenta o brilhante João Carlos Martins, o famoso maestro e pianista, considerado um dos maiores intérpretes de Bach e um exemplo de vida. Destacam-se também o violinista russo Nikita Borisoglebsky, medalha de prata do Concurso Tchaikovsky de violino de 2007, o pianista lituano Kasparas Uinskas, o violinista francês Gilles Apap, considerado o “violinista do século XXI”, o violoncelista pernambucano Leonardo Altino, o contrabaixista russo Rinat Ibragimov, principal da Orquestra Sinfônica de Londres, entre outros artistas convidados.

    A abertura do IV FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATÁ, na sexta 13/07, será às 19h com o concerto MOZART PARA SEMPRE que conta com a participação do pianista Victor Asuncion, da violinista canadense Caroline Chéhadé, do violista Rafael Altino e da Orquestra do Festival sob a direção do Maestro Rafael Garcia.

    Valéria de Fátima

Comente!

Seu comentário