Virtuosi faz tributo a Radegundis

Publicado em 15.12.2010

Primeiro Doutor em Trombone do país, Radegundis Feitoza (1962-2010) será homenageado hoje pelo 13º Virtuosi – Festival Internacional de Música de Pernambuco, em concerto no Teatro Santa Isabel, com a estreia do Réquiem para um trombone, composta pelo paraibano Eli-Eli Moura.

Líder e inspirador há mais de 20 anos do Quinteto Brassil, ex-integrante da Orquestra Sinfônica da Paraíba e um dos líderes do movimento de criação da Orquestra Filarmônica Norte/Nordeste, Radegundis morreu um julho deste ano e foi colaborador do Virtuosi desde o início do festival.

O tributo a Radegundis dá início à Série Vicente Fittipaldi, que abrigam os principais concertos do festival. O réquiem para um trombone será interpretada pela Orquestra Virtuosi, sob a regência do maestro Rafael Garcia, com a participação do Madrigal da UFPB, Gabriella Pace e o trombonista alemão Fredric Belli.

Ainda em homenagem a Radegundis, o festival escolheu uma peça do maior trombonista do mundo, o sueco Christian Lindberg, que será interpretada pelo jovem alemão Frederic Belli, vencedor do Concurso Lindberg, realizado na Espanha.

MAESTRO DUDA

O programa ainda inclui Fantasia carnavalesca para trombones e Toada para trompete, trombone e orquestra de cordas, do Maestro Duda, com uma orquestra formada por 64 trombonistas (de Pernambuco, da Paraíba, da Bahia e do Rio Grande do Norte), tendo como solista Frederic Belli, além de Noite transfigurada, Op.4, de Schoenberg (baseada num poema de Richard Dehmel do livro Mulher e mundo), Arabenne para trombone e orquestra, de C. Lindberg, e Aboio para violoncelo e cordas, de Cussy de Almeida, tendo como solista o violoncelista Kim Bak Dinitzen.

» Virtuosi – Teatro de Santa Isabel. hoje, 20h. Praça da República, s/nº, Santo Antônio. Entrada franca. www.virtuosi.com.br.



Esse texto foi publicado quarta-feira, dezembro 15th, 2010 às 12:42 AM na seção Sem categoria. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

Comente!

Seu comentário