Penderecki String Quartet

A décima terceira edição do VIRTUOSI rompe as fronteiras de Pernambuco e expande sua programação para São Paulo, Porto Alegre e João Pessoa com um dos quartetos de cordas mais celebrados da atualidade, o canadense The Penderecki String Quartet.

A turnê começa na capital paraibana, no dia 15 de dezembro, na Igreja da Misericórdia. Em seguida o grupo embarca para São Paulo, onde se apresenta no dia 17 de dezembro, às 20h, no Sesc Vila Mariana. A turnê do Virtuosi encerra em Porto Alegre onde se apresenta no Santander Cultural no dia 19 de dezembro às 17h.

Em Pernambuco, o grupo se apresenta na programação do Virtuosi de Olinda no dia 14 de dezembro, no Convento de São Francisco, a partir das 20h, com entrada gratuita. No dia 18 de dezembro, às 17h, o quarteto se apresenta no programa Ouvindo Música do Santander Cultural Recife, às 17h, com ingressos à R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia-entrada). Clientes do Banco Real e Santander tem acesso gratuito.

O quarteto – Com quase três décadas de atividade, o Penderecki String Quartet se tornou um dos mais celebrados quartetos de cordas da sua geração. Atualmente formado pelos violinistas Jeremy Bell e Jerzy Kaplanek, pela violista Christine Vlajk e pelo violoncelista Jacob Braum, o quarteto é devotado para a música do nosso tempo com um repertório vasto que abriga de Bach a Brahms, Bartók a Ligeti, Frank Zappa a John Oswald, além de mais de 100 novas obras de compositores como Brian Chemey, Linda C. Smith, Harry Freedman, Glenn Burh, Alice Ho, entre vários outros.

Fundado na Polônia, em 1986, pelo compositor Krzysztof Penderecki, o quarteto sempre investiu na excelência musical de seus instrumentistas para criar performances marcantes e emotivas que lhe deram fama pelo mundo da música de concerto e os levaram em turnê para todos os continentes do globo. Formados por músicos de diferentes procedências (Canadá, Estados Unidos e Polônia), o quarteto aproveita as experiências diversas de seus membros para criar interpretações únicas.

Descrito pela Fanfare Magazine como “um conjunto de formidável poder e sensibilidade musical”, sua notável discografia inclui mais de 25 gravações e colabora regularmente com diversos artistas tais como Martin Beaver, Antonio Lysy, Jeremy Menuhin, James Campbell, saxofonista de jazz Jane Bunnett, entre outros.

VIRTUOSI EM TURNÊ

OLINDA – 14.12 | Convento de São Francisco | 20h
João Pessoa – 15.12 | Igreja da Misericórdia | 20h
São Paulo – 17.12 | Sesc Vila Mariana | 21h
Recife – 18.12 | Santander Cultural | 17h
Porto Alegre – 19.12 | Santander Cultural | 17h