A 21ª edição do VIRTUOSI – Festival Internacional de Música de Pernambuco que ocorre de 02 a 09 de dezembro será marcada pela harmonia e inclusão. O evento, que tem uma programação caracterizada pela excelência de seu repertório e de sua execução em peças clássicas e contemporâneas, neste ano, planta uma semente pela inclusão social e dedica alguns de seus eventos para discutir o tema.

No segundo dia de evento, o dia 03 de dezembro marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Nesta data, a programação do VIRTUOSI será dedicada para discutir inclusão, pertencimento social e cidadania.

O evento começa neste dia com uma animada roda de diálogos no auditório do Instituto JCPM, ao lado do Shopping RioMar, com o tema “A música como elemento de inclusão social” e reunirá como debatedores: maestros, músicos, educadores, mães de crianças com deficiência e líderes de ONGs de atenção à pessoa com deficiência, além de duas participações bem importantes: a gerência de educação inclusiva da Secretaria de Educação de Pernambuco e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado para discutir importância de despertar talentos através da música. A mesa redonda acontecerá das 14h às 17h.

Em seguida, a programação continuará no piso L3 no Rio Mar Shopping onde acontecerá um evento em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com um concerto sensorial em um ambiente preparado para receber crianças com deficiência. Uma área especial foi reservada em frente ao palco para que elas possam sentar, deitar no chão para brincar se quiserem, sendo acomodadas num tatame. A área também foi especialmente estruturada para receber bem as pessoas em cadeiras de rodas com a presença de mediadores treinados para auxiliar pessoas que necessitem de apoio. O evento também oferecerá acessibilidade comunicacional com intérprete de libras à disposição do público surdo e guias para acompanhar pessoas cegas.

No palco, a Orquestra Criança Cidadã será a prova viva de quantos mundos se iluminam através da música. “Como as crianças com deficiência são bastante sensoriais, optamos por fazer um concerto com iluminação e altura de som adequadas. Será uma apresentação mais acústica e sensorial em um grande encontro em família para celebrarmos as diferenças”, explica Ana Lúcia Altino, organizadora do evento.

Aberto ao público, o evento convidou ainda ONGs de atendimento às pessoas com deficiência. Este será um dia com uma vivência musical inclusiva, para marcar os corações e renovar a esperança por mais inclusão e acesso a arte e cultura.
Serviço:

Data: 03 de dezembro
Mesa Redonda “A música como elemento de inclusão social”
Local: Instituto JCPM – Ao lado do Shopping RioMar
Horário: 14h às 17h

Concerto “Músicas e Sentidos para celebrar as diferenças”
Local: Piso L3 – Shopping Rio Mar
Horário: 18h

Programação aberta ao público .
www.virtuosi.com.br