O Virtuosi – Festival Internacional de Música de Pernambuco -,  já está em sua 14ª edição, mas nem por isso se acomodou em seu formato. Pelo segundo ano consecutivo, sua programação se estende ao Teatro de Santa Isabel (Recife), Igreja da Sé (Olinda) e Igreja de São Francisco (João Pessoa) e, pela primeira vez, chegará em Belém do Pará. Todo esse circuito será feito entre os dias 6 e 18 de dezembro e contará com master classes e concertos. A programação do festival foi divulgada ontem e, este ano, homenageará os compositores Franz Liszt e Gustav Mahler.

O início dos concertos do 14º Virtuosi acontecerá na Igreja da Sé, em Olinda, no dia 10 de dezembro, quando o violoncelista Leonardo Altino apresentará, pela primeira vez no Nordeste, as “Seis Suítes de Johann Sebastian Bach” para cello solo. No Recife, a programação do Teatro de Santa Isabel se dividirá entre as séries Salão Nobre e Vicente Fittipaldi. A Salão Nobre, que acontece de 13 a 16 de dezembro, às 17h e 18h, abre seu programa com o lançamento do CD “Poema”, de Leonardo Altino, em homenagem à obra do compositor pernambucano Marlos Nobre. Nomes como Quinteto da Paraíba, os pianistas Victor Asuncion e Peter Laul e os violinistas Simon Gollo e Benjamin Sung também passarão pelo palco.

No dia 13 de dezembro, às 20h, o Virtuosi inicia a Série Vicente Fittipaldi, que abriga os principais concertos do festival. A abertura ficará a cargo da Orquestra Virtuosi sob a direção do Maestro Rafael Garcia. Estão presentes na programação, nomes aclamados mundialmente como o grupo alemão Trombone Unit Hannover e o famoso trombonista sueco Christian Lindberg. O violinista Benjamin Sung (EUA) fará concerto acompanhado pela pianista Jihye Chang (Coréia), enquanto o Duo Inviolata traz sua música direto da Dinamarca. Para encerrar a programação, no dia 18 de dezembro, o festival escalou o grupo francês Le Quatuor Caliente, especialista na música do compositor argentino Astor Piazzolla. A programação completa está no www.virtuosi.com.br.

EDUCAÇÃO
O Virtuosi inicia suas atividades com o programa Virtuosi Diá­logos, série de palestras com compositores nordestinos, como Antonio Madureira, Eli-Eri Moura, Liduino Pitombei­ro e Nelson Almeida, que acontecerá entre os dias 6 e 7 de dezem­bro, na Livraria Cultura. Tam­bém serão realizadas master classes com professores con­­vidados de cordas e de trom­­bone. Interessados poderão se inscrever no site do festival.