VIRTUOSI DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE SUAS ETAPAS EM BELO JARDIM, GRAVATÁ E GARANHUNS EM JULHO

Orquestra Jovem de Pernambuco – Foto: Flora Pimentel

De 12 a 30 de julho, o VIRTUOSI percorre o interior de Pernambuco com uma série de concertos e recitais gratuitos em eventos já consagrados e aguardados ansiosamente pelo público do Agreste do estado. Belo Jardim, Gravatá e Garanhuns receberão mais uma vez a programação do Virtuosi com a chegada de instrumentistas nacionais e internacionais em apresentações inéditas, além da oferta de masterclasses para estudantes de música da região.

Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis. As atrações convidadas já conquistaram prêmios internacionais em diferentes categorias e instituições, garantindo um prestígio ainda maior ao evento. Com isso, a expectativa é de sessões lotadas, com a presença até de público de outras cidades além das que sediam o festival.

Horacio Massone

Belo Jardim – Apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Conceição Moura, a “terra dos músicos” recebe pela terceira vez uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o III Virtuosi de Belo Jardim acontece entre os dias 12 e 15 de julho na Igreja Matriz da cidade com entrada gratuita. A terceira edição do festival concentra-se principalmente na realização de masterclasses para instrumentistas de sopros. Mais de 80 jovens trompetistas, trombonistas, trompistas, tubistas, flautistas, clarinetistas e saxofonistas se inscreveram para estas atividades.

Quatro concertos estão programados para essa terceira edição do festival, que tem início no dia 12 às 20h na Igreja Matriz com a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a regência do Maestro Rafael Garcia. No programa haverá uma homenagem aos 25 anos da morte de Astor Piazzolla. Serão solistas na ocasião o violista brasileiro Rafael Altino e o flautista argentino Horacio Massone.

Grupo Unirio Metais

Na quinta (13), às 20h é a vez do grupo UniRio Metais, formado por professores da UNIRIO e UFRJ. Dia 14 às 20h será apresentado um programa especial para flauta, clarinete e saxofone com participação de Horacio Massone, Gueber Santos e José Veríssimo, todos professores que darão masterclasses no festival. No encerramento, sábado (15), às 20h, a banda formada por instrumentistas durante o evento executa um concerto inédito sob a direção do Maestro Rafael Garcia. Antes da banda, a noite terá abertura com a apresentação do Coral Moura, sob a regência da Maestrina Laciete Silva.

O III Virtuosi de Belo Jardim tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da lei federal de incentivo fiscal e do Instituto Conceição Moura com apoio do Grupo Moura, Prefeitura de Belo Jardim, Instituto Federal de Pernambuco Campus Belo Jardim e CEPE.

Yi-Jia Susanne Hou

Gravatá – Pelo nono ano consecutivo, a charmosa cidade de Gravatá recebe uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o IX Virtuosi de Gravatá acontece entre os dias 21 e 30 de julho na Igreja Matriz de Sant’Ana com entrada gratuita.

A programação tem início na sexta (21) às 20h na Igreja Matriz de Sant’Ana com a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a direção do Maestro Rafael Garcia tendo como solistas a violinista Yi-Jia Susanne Hou, o violista Rafael Altino e o violoncelista Leonardo Altino. No sábado (22) às 11h, sobem ao palco do Virtuosi o violista Rafael Altino acompanhado pela pianista Ana Lucia Altino. No mesmo dia, às 20h o pianista Victor Asuncion apresenta um recital All Chopin – Prelúdios, Noturnos e Sonata. Domingo (23) às 11h da manhã, a pianista russa Kristina Miller apresenta um programa com obras de compositores russos, incluindo os Quadros de uma Exposição de Moussorgsky.

O festival recebe na segunda (24) o recital Afluências com participação da violinista Paula Bujes e do violoncelista Pedro Huff. Na terça (25), é a vez do recital do violinista grego Yannos Margaziotis com acompanhamento de Kristina Miller. O festival não terá atividades no dia 26 pois este é o dia dedicado à festa de Sant’Ana. O IX Virtuosi de Gravatá segue trazendo no dia 27 com o recital de Leonardo Altino acompanhado pela pianista Kristina Miller.

Na sexta feira (28), a violinista Yi-Jia Susanne Hou apresenta um recital com obras virtuosísticas acompanhada pelo pianista Victor Asuncion. Susanne alcançou a fama na cena de concerto quando venceu três prestigiosos concursos internacionais de violino: Long-Thibaud, Lipizer e Sarasate. Desde então, tem se apresentado com grandes orquestras de 50 países diferentes colaborando com grandes diretores e artistas tais como Rostropovich, Zukerman e Spivakov, entre outros. Yi-Jia Susanne tem uma paixão pela culinária e começou uma exploração da “Gastronomia Musical” que levou a inspirar a primeira criação do vinho musical: “200%:Virtuoso Wine”, lançado no verão de 2015 pela Hillside Winery.

Yannos Margaziotis

Às 11h do sábado (29), uma homenagem a Brahms traz o Trio em Dó Maior para violino, cello e piano e o Trio Op114 para viola, cello e piano com participação de Yannos Margaziotis, Rafael Altino, Leonardo Altino e Victor Asuncion. No mesmo dia às 20h, enerrando o festival, haverá a apresentação da Orquestra Jovem de Pernambuco tendo como solista o contratenor Edson Cordeiro, considerado como um dos cantores mais versáteis da atualidade, com a sua impressionante amplitude vocal e a sua enorme variedade tímbrica.

O IX Virtuosi de Gravatá tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da lei federal de incentivo fiscal, apoio da Prefeitura de Gravatá, Hotel Villa Hípica e CEPE.

Edson Cordeiro

Garanhuns – Dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns, o Virtuosi também marca presença com o Virtuosi na Serra nos dias 24, 27 e 28 de julho com apresentações na Igreja de Santo Antônio. A programação se inicia segunda (24) às 16h com recital da pianista russa Kristina Miller e às 21h com o pianista Victor Asuncion. No dia 27 às 16h será a vez do Grupo Instrumental Brasil e às 21h o duo Paula Bujes & Pedro Huff com o CD Afluências. O Virtuosi na Serra se despede da Cidade das Flores no dia 28 às 16h com a apresentação da Orquestra Jovem de Pernambuco junto do contratenor Edson Cordeiro.

PROGRAMAÇÃO VIRTUOSI – JULHO / 2017
III Virtuosi de Belo Jardim – 12 a 15 de Julho – Igreja Matriz de Belo Jardim
IX Virtuosi de Gravatá – 21 a 30 de Julho – Igreja Matriz de Sant’Ana
XIII Virtuosi na Serra – Garanhuns – 24, 27 e 28 de Julho – Igreja de Santo Antônio
Aberto ao público
Mais informações: https://www.facebook.com/virtuosirecife



Tags: , , , ,
Esse texto foi publicado segunda-feira, junho 19th, 2017 às 3:00 PM na seção Notícias. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

Comente!

Seu comentário