O Virtuosi Festival Internacional de Música de Pernambuco vai homenagear os compositores Franz Liszt e Gustav Mahler em sua 14ª edição. O evento mantém a tradição de trazer nomes internacionais e inicia sua programação, anunciada ontem, com o Virtuosi Debates, a ser realizado na Livraria Cultura, dias 6 e 7 de dezembro. Os concertos terão início no dia 10 e seguem até 18 do mês que vem. Toda a programação é gratuita e as inscrições para o ciclo de discussões serão realizadas pelo site http://www.virtuosi.com.br/.

Para abrir a programação de concertos do festival, na Igreja da Sé, foi convidado o violoncelista Leonardo Altino, que apresenta pela primeira vez no Nordeste as seis suítes de Johann Sebastian Bach para violoncelo solo. Ele também abre a programação do Teatro Santa Isabel, que acontece de 13 a 16 de dezembro, realizando o lançamento do álbum Poema, que traz a obra completa para violoncelo do compositor pernambucano Marlos Nobre.

Também no dia 13, abrindo a Série Vicente Fittipaldi, a Orquestra Virtuosi, regida pelo maestro Rafael Garcia, se apresenta ao lado do solista francês Anton Martynov. No repertório, dois concertos do compositor italiano Antonio Vivaldi encontrados pelo violinista, que até hoje só foram apresentados na Rússia e o músico afirma não ter dúvidas quanto à autenticidade.