Virtuosi Brasil promove quatro dias de música erudita (Folha de Pernambuco)

Ana Lucia - Site

A música erudita vai ressoar na Cidade dentro da 10ª edição do Virtuosi Brasil, festival que acontece de 22 a 25 de maio no Centro Cultural Correios (CCC), no Bairro do Recife. No evento, estão programados concertos, concertos-aulas e uma exposição fotográfica que relembra a trajetória de uma década da mostra musical.

Os destaques deste ano são os grupos Trio Corrente – que foi vencedor do Grammy 2014 na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino – e Sujeito a Guincho, além do violoncelista Leonardo Altino, a pianista Ana Lucia Altino e a Orquestra Virtuosi. Os concertos são gratuitos e começam às 19h, com exceção do domingo (25/05), às 17h.

O paulista Trio Corrente – composto por Fabio Torres, Paulo Paulelli e Edu Ribeiro – apresenta na abertura do evento o trabalho que consiste na reinterpretação jazzística de clássicos do choro e da MPB. No dia 23, o célebre violoncelista pernambucano Leonardo Altino se apresenta com a mãe, a pianista Ana Lucia Altino, enquanto no dia 24 será a vez do quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho. No encerramento do festival, haverá a Orquestra Virtuosi, sob a regência do Maestro Rafael Garcia, diretor artístico do evento.

O Virtuosi Brasil é um dos desdobramentos do projeto de música erudita Virtuosi, iniciado em 1998 pelo casal de musicistas Ana Lucia Altino e Rafael Garcia. De acordo com Ana, que assina a produção do evento, essa vertente musical estava estagnada no Estado à época, o que os levou a conceber o pioneiro Virtuosi Internacional, no Recife.

“Voltamos dos Estados Unidos em 1995 e, em 1997, fundamos por aqui a Orquestra Filarmônica. Deu muito certo por cerca de um ano, mas não pudemos continuar por falta de patrocínio. No ano seguinte, decidimos criar o festival. Além de nós, dois de nossos seis filhos são músicos, que moram em outros países, então seria uma boa oportunidade de reunir a família para o Natal. A partir de então, o festival só cresceu”, lembrou Ana.

Além do Virtuosi Brasil, ainda estão programadas para este ano outras versões do evento, como a Internacional (de 7 a 16 de dezembro, no Recife, em João Pessoa, Olinda, Campina Grande, Fortaleza e Belém), Gravatá (de 18 a 27 de julho), Garanhuns (também de 18 a 27 de julho, dentro do Festival de Inverno) e Século 21, com música contemporânea (de 26 a 28 de setembro, no Recife). O Virtuosi Sem Fronteiras ainda não tem data de realização.

AULAS – O Virtuosi Brasil oferece concertos-aulas com o Trio Corrente (22/05) e com Leonardo Altino (23/05), às 16h, no CCC.

PATROCÍNIO – O Virtuosi é realizado a partir do edital de cultura dos Correios e conta com ajuda da Lei Rouanet, do MinC.

EXPOSIÇÃO – No dia 22, às 18h, estreia a mostra de fotos que relembra os 10 anos do festival, com curadoria de Flora Pimentel.



Esse texto foi publicado quinta-feira, maio 15th, 2014 às 7:53 AM na seção Clipping. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

Comente!

Seu comentário