Virtuosi: Bach é como conversar com Deus, diz Leonardo Altino (Jornal do Commercio)

O 14º Virtuosi será aberto este ano com um desafio. A execução das Seis Suítes para Violoncelo Solo, de Johaann Sebastian Bach (1685-1750), pelo violoncelista Leonardo Altino, 39 anos, que reside há mais de 25 nos Estados Unidos onde leciona na Universidade de Memphis, no Tennessee.

A abertura será sábado, 10, às 18h, na Igreja da Sé, em Olinda, em recital com intervalo com coquetel por causa da extensão e complexidade da obra. Entrada franca.

“Bach compôs pensando em várias vozes, mesmo quando escreveu para um único instrumento, mas ainda assim há algo nas suítes tão simples”, comentou Leonardo Altino em entrevista, via e-mail, de Memphis. E explicou: “Não sei, é como se ele, através de sua música, estivesse conversando com Deus, expressando sentimentos do coração que as palavras não conseguem traduzir”.

As Suítes para Celo, de Bach, tiveram muitas gravações, como as versões de Pablo Casals, Mstislav Rostropovitch, Janos Starker, Pierre Fournier, Yo-Yo Ma, Antonio Meneses, Anner Bylsma, Jaap Ter Linden, Jacqueline Du Pré e Maurice Gendron, e outras celistas menos famosos, como as interprtações de Bruno Cocset e Truls Mørk. As Suítes, porém, são consideradas obras máximas, obrigatórias a qualquer celista de primeira linha. Um desafio tão grande que não existem duas interpretações iguais.

A Cello Fest, no 14º Virtuosi, prossegue, domingo, na Igreja da Sé, a partir das 16h, com a apresentação do grupo UFRN Cellos & Percumpá, que executará obras de Bach, Heitor Villa-Lobos, M. Stuba, Liduino Pitombeira, Ernst Widmer, Astor Piazzola e Daniel Johnston.

Às 18h, no mesmo local, o Arild Kvartetten apresentará peças de Hugo Wolf, Amadeus Mozart e Johannes Brahms. E, a partir das 20h, o grupo Trombone Unit Hannover executará composições de Georg Friedrich Handel, Enrique Crespo, Derek Bourgeois, Saskia Apon e Daniel Schnyder.

Leia a seguir a entrevista exclusiva de Leonardo Altino ao Jornal do Commercio:

Jornal do Commercio – Existe algo de especial no som do violoncelo?
Leonardo Altino – O que me atraiu ao violoncelo foi o seu som. Acho que tem uma proximidade maior com a voz humana. Ele é capaz de cantar como barítono e até como um soprano.
JC – É verdade que existe algo de sexual na combinação de músico e instrumento (violoncelo)?
Leonardo – Olha, eu realmente nunca pensei nesses termos. Já ouvi comentários sobre a maneira que a pessoa toca o violoncelo, podendo ser sensual … mas não deixa de ser apenas um objeto.
JC – Por que escolheu tocar as Seis Suítes para Violoncelo, de Johann Sebastian Bach?
Leonardo – As suítes de Bach são o que há de mais puro e bonito escrito para o violoncelo. Apesar de compostas séculos atrás, sua beleza transcende o tempo. Acho que há nelas algo muito íntimo, também. Bach compôs pensando em várias vozes, mesmo quando escreve para um único instrumento, mas ainda assim há algo nas suítes tão simples. Não sei, é como se ele, através de sua música, estivesse conversando com Deus, expressando sentimentos do coração que as palavras não conseguem traduzir.
JC – O senhor costuma impor suas concepções quando participa de um concerto ou aceita as indicações do maestro?
Leonardo – Acho que o bonito na vida é quando a gente aprende um com o outro, e o palco é um lugar onde a gente compartilha vidas, conceitos, ideias, sentimentos, emoções. Enfim, é um diálogo e não um monólogo.
JC – Como é interpretar essa peça de tão difícil execução?
Leonardo – Não é fácil. Existem dificuldades técnicas que são realmente grandes em cada um delas e existem as dificuldades mais espirituais, digamos assim. No final, o importante é o intérprete tratar de superar as dificuldades técnicas e viver aquele momento, mesmo em frente a várias pessoas, de uma maneira transparente. No fundo, acho que é isso o que acontece a cada momento de nossas vidas, mesmo em um concerto: intérprete e público, ambos têm a oportunidade de abrir o coração e dar algo (ou receber algo). E acho que é essa habilidade que o ser humano tem que nos traz a maior satisfação. E, ao mesmo tempo, é uma das coisas mais difíceis de se fazer porque há sempre um risco quando a gente abre o coração.
JC – Existem mais de 40 grandes gravações das Seis Suítes para Violoncelo. Alguma que o senhor goste mais ou na qual se inspirou ou tomou como modelo?
Leonardo – Não sei. Existem tantas gravações e eu não conheço metade delas. Pablo Casals foi uma pessoa que nos trouxe de volta essas obras. Ele fala quando toca essas peças. Dos intérpretes atuais, eu gosto bastante da gravação do celista suíço Thomas Demenga.
JC – Quais são os graus de dificuldade da obra de Bach? Poderia apontar alguns?
Leonardo – Acho que a dificuldade maior está em fazer essa conexão com a música em um nível mais profundo, além da parte técnica (que é mais superficial). Dois exemplos interessantes são encontrados nas últimas duas suítes: a quinta, em dó menor, e a sexta, em ré maior. A quinta foi escrita para o celo com a corda “lá” (a mais aguda) um tom mais baixo (“sol”). Isso complica muito a música para a gente e muitos celistas optam por tocar um arranjo para o violoncelo com a corda “lá” afinada normalmente (Seria como se você fosse tocar um “dó” no piano, mas o que sai é um “si bemol”. Isso é complicado porque o que você lê na música é um “dó”, mas o que você ouve é algo diferente). A sexta suíte também tem uma estória interessante porque foi composta para um instrumento como o violoncelo com cinco cordas (uma corda “mi” acima do lá, a mais aguda atualmente). Isso também complica a parte técnica porque não temos mais essa corda extra, então temos que tocar muita coisa na parte superior do celo, o que não é nada fácil.
JC – O senhor toca a Suíte desde quando? Já existe uma gravação sua?
Leonardo – Comecei a estudar a primeira suíte ainda quando bem pequeno. Talvez com sete anos de idade. Muitos professores utilizam alguns movimentos daquela suíte como uma espécie de “estudo” para crianças. Não lembro muito daquela época. Quanto à gravação, ainda não fiz. Espero um dia fazer.



Esse texto foi publicado sábado, dezembro 10th, 2011 às 8:09 AM na seção Clipping. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

13 comentários to “Virtuosi: Bach é como conversar com Deus, diz Leonardo Altino (Jornal do Commercio)”

  1. Gabriel Conolly

    Perfeito !

  2. Rafaela Fonsêca

    Foi, sem a menor sombra de dúvidas, o recital mais lindo que assisti na minha vida! Leonardo Altino é um dos maiores artistas que Pernambuco tem e o seu amor pela música pode ser notado enquanto toca. Foi um sábado inesquecível!

  3. Leonardo Wanderley

    Realmente, muito bom. Parabéns pela apresentação e pelo belíssimo trabalho. Pena que o som não estava lá essas coisas…

  4. Matteo

    Ana Claudia disse:Assisti a palestra do prsfooser Altino e fiquei muito satisfeita com seus estudos, acredito que muito ire1 contribuir em nossa vida profissional, de tudo que participei no saber ouvir sobre as relae7f5es adultos e criane7as foi algo muito sensacional e importante. Parabe9ns ao evento e gostaria de receber mais informae7f5es sobre a produe7e3o do autor, tenho procurando tudo sobre o que ele escreve e cada vez me apaixonado mais Espero estar no prf3ximo ano no saber. O congresso foi demais .Abrae7os

  5. oznuhc

    6a5oVz dkaotlgjtrcc

  6. cydlnhwm

    xhWzVu , [url=http://mqtlhfvgkely.com/]mqtlhfvgkely[/url], [link=http://zpjalqnvaasp.com/]zpjalqnvaasp[/link], http://sangtperftbm.com/

  7. arrwhon

    5OGqK9 zqziwkdgawbw

  8. xexxzeiofpa

    WWylDH , [url=http://foahrviufqes.com/]foahrviufqes[/url], [link=http://bmncxzzndeft.com/]bmncxzzndeft[/link], http://pedhpzprtwid.com/

  9. Trenton Stephanski

    I just want to mention I am all new to blogging and site-building and truly liked you’re web page. Probably I’m want to bookmark your blog . You absolutely come with terrific articles and reviews. Kudos for sharing your web page.

  10. neopoints cheat

    Do you want?That PS2 connected towards the 6th era connected with creation, and turned fastest sport centers connected with selling while in the story, with more than 100 million units embarked for November 2005.Functions consist of immediate recording intended for saving digitally, TV ON PC into the future changing and even more.

  11. hot penny stocks

    Thanks for all on the effort on this web page. My mum enjoys doing investigations and it’s obvious why. We all hear all concerning the lively mode you deliver practical thoughts through this web site and encourage contribution from visitors on that location and our preferred princess is without question discovering so much. Have fun together with the rest in the new year. You are always carrying out a pretty cool job.

  12. wikipedia reference

    Hello There. I found your blog using msn. This is a very well written article. I will make sure to bookmark it and return to read more of your useful information. Thanks for the post. I will certainly return.

  13. דלתות

    היי רציתי להמליץ לכם על אתר אשרמציג מגוון דלתות לוהטת אשר מביאה למעצבי פנים מגוון מן דלתות פנים בעיצוב מדהים ומרהיבות ביופיין.

Comente!

Seu comentário