Virtuosi 2009 homenageia Heitor Villa-Lobos

PETROBRÁS APRESENTA VIRTUOSI – Festival Internacional de Música de Pernambuco que, em sua décima segunda edição, mantém seu compromisso de brindar Recife com o melhor da música de concerto internacional através de uma programação diferenciada reunindo o que há de novidade na produção erudita contemporânea, além de oferecer uma execução virtuosa de grandes peças como as obras de Chopin, Brahms, Mozart, Tchaikovsky, entre outras. Mantendo a tradição de homenagear figuras célebres da cultura brasileira, o VIRTUOSI 2009 homenageia Heitor Villa-Lobos, na ocasião dos 50 anos da morte do maior compositor brasileiro. O XII VIRTUOSI acontece de 13 a 20 de dezembro em Olinda e no Teatro de Santa Isabel.

Mais uma vez, o VIRTUOSI escalou um time de estrelas da música de concerto como o pianista filipino Victor Asuncion, o trombonista sueco Christian Lindberg (considerado o melhor no instrumento), o pernambucano e mestre do violoncelo Antonio Meneses, etc. Entre as novidades desta edição, encontra-se o I VIRTUOSI DE OLINDA com concertos nos dias 13 e 14 de dezembro na histórica Igreja da Sé.

HOMENAGEM – Para homenagear Villa-Lobos, o VIRTUOSI apresenta, no hall do Teatro de Santa Isabel, uma exposição de fotos da trajetória do compositor gentilmente cedida pelo Museu Villa-Lobos. Seu diretor, o grande violonista Turíbio Santos se apresenta na sexta 18, às 18h, no Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel. A homenagem acontece, ainda, em várias ocasiões com apresentações de obras representativas do compositor tais como as Bachianas Brasileiras nº 5 para voz e oito cellos, o Trio nº 2 para piano, violino e cello, o Quarteto de cordas nº 1, um recital de canto e piano com a mezzo-soprano Adriana Clis e o barítono Saulo Javan. A exposição estará disponível a visitação durante todo o VIRTUOSI, de 14 a 20 de dezembro.

PROGRAMAÇÃO – No Teatro de Santa Isabel concentra a maior parte da programação do VIRTUOSI 2009, dividida em duas séries de concertos intituladas Salão Nobre e Vicente Fittipaldi, às 17h e 21h. Logo no primeiro dia, o festival conta com a maestria do pernambucano Antônio Meneses, um dos violoncelistas mais aplaudidos do mundo, que se apresenta como solista da Orquestra Sinfônica VIRTUOSI com o Concerto duplo de Brahms tendo ao seu lado o violinista italiano Mauro Loguercio. Nesta noite a Orquestra Sinfônica Virtuosi, sob a regência do maestro Rafael Garcia, apresentará, ainda, o Capricho Espanhol de Rimsky-Korsakov e a Sinfonia nº 9 de Dvorak.

FRANÇA NO BRASIL – Comemorando o Ano da França no Brasil, o segundo concerto sinfônico lembra a grande colaboração deste país para a música clássica e monta uma programação com obras de Milhaud, Ravel, Saint-Saens e Berlioz. Monique Duphil, pianista francesa e professora do Conservatório de Oberlin, Estados Unidos, será solista do Concerto para piano e orquestra em sol maior de Ravel. O premiado violoncelista pernambucano Leonardo Altino, professor da Universidade de Menphis, apresentará o concerto de Saint-Saens para violoncelo e orquestra e o também pernambucano Rafael Altino será solista da obra Haroldo na Itália de Berlioz. A noite francesa do Virtuosi será na quinta-feira, 17 de dezembro, às 21h.

A ÓPERA – O Virtuosi estréia a obra A ÓPERA DULCINÉIA E TRANCOSO, primeira ópera nordestina armorial de autoria do compositor paraibano Eli-Eri Moura e texto do também paraibano W.J. Solha. Projeto aprovado pelo FUNCULTURA conta com a participação de grandes cantores como Gabriella Pace (soprano), Adriana Clis (mezzo), André Vidal e Flávio Leite (tenores), Felipe Oliveira e Saulo Javan (barítonos) e Sávio Sperandio (baixo). Para acompanhá-los, será montada uma orquestra de 25 músicos, o Coral Virtuosi com 20 vozes e, ainda, foi escalado um time de bailarinos com coreografia de Maria Paula Costa Rêgo. A ópera tem regência do Maestro Rafael Garcia e tem como diretor Luiz Carlos Vasconcelos.

O Sábado dia 19 traz as belíssimas Estações de Vivaldi e Piazzolla, tendo como solista o violinista Dmitri Berlinsky, vencedor dos concursos Paganini, Tchaikowsky e Rainha Elizabeth da Bélgica.

XII VIRTUOSI se despede dando início às comemorações do Ano Schumann & Chopin – 2010, quando o mundo celebrará os 200 anos de nascimento dos dois grandes compositores românticos. Das obras de Schumann será apresentado, pela primeira vez no Recife, o Concertpiece para 4 trompas e orquestra sinfônica que conta com a participação dos trompistas brasileiros Luiz Garcia, José Costa e Luciana Amaral além de Bostjan Lipovsek da Eslovenia. Para celebrar a arte de Chopin, o VIRTUOSI traz o exímio pianista filipino Victor Asuncion para apresentar o Concerto nº2 em fá menor. Nesta noite ainda teremos a participação de grandes solistas como Catalin Rotaru (Concerto de Koussevitzky para contrabaixo) e Dmitri Berlinsky (Concerto de Tchaikowsky para violino).

O VIRTUOSI 2009 foi aprovado no edital de festivais da Petrobrás e graças a aposta da empresa, que enxerga neste evento um importante catalisador da música de qualidade no Brasil, pode ampliar sua programação para diferentes pontos de Olinda e Recife. O VIRTUOSI tem patrocínio, também, da Chesf, Copergás, Excelsior, Prefeitura do Recife através do Sistema de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Olinda, Governo de Pernambuco através do Funcultura e Consulado Geral da França. Apóiam, ainda, o evento a Rede Globo Nordeste, Diário de Pernambuco e Grand Hotel Dorisol Recife. O VIRTUOSI foi aprovado na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.



Tags:
Esse texto foi publicado quinta-feira, novembro 26th, 2009 às 12:08 PM na seção Programação. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

6 comentários to “Virtuosi 2009 homenageia Heitor Villa-Lobos”

  1. Alessandra Bacelar

    Parabenizo toda a equipe responsável pelo evento. FANTASTICO! Os pernambucanos precisam de outros eventos como a Virtuosi.

  2. Felipe Luiz Gomes e Silva

    Eu, Felipe Luiz Gomes e Silva, residente em São Carlos, Professor da UNESP, campus de Araraquara felicito Virtuosi. Parabéns!

    Felipe Silva

  3. Rob Summar

    I simply want to mention I am new to blogging and site-building and really loved your web-site. Likely I’m want to bookmark your website . You surely have really good well written articles. Regards for revealing your webpage.

  4. click for source

    Pretty section of content. I just stumbled upon your site and in accession capital to assert that I acquire in fact enjoyed account your blog posts. Any way I’ll be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently quickly.

  5. mer om ämnet på

    mer om ämnet på…

    […]4 I like this post, enjoyed this one thanks for posting. \”He removes the gre l4[…]…

  6. Viji

    legal, sou do Projeto apostando no Futuro, me aaoxipnei por uma garota, ne3o sei o nome dela, foi numa Sexta, dia 19 deste meas, Ela andava com uma Amiga, axo que o nome dela era Dayanne. e no Finalda apresentae7e3o ela sorriu e falou Xau para Min…..

Comente!

Seu comentário