VIII Virtuosi Brasil faz homenagem aos 80 anos do compositor Clóvis Pereira

Ministério da Cultura e Correios apresentam VIII Virtuosi Brasil

O Centro Cultural Correios Recife recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o VIRTUOSI BRASIL, que chega a sua oitava edição investindo em intérpretes e compositores da música nacional de concerto. Entre os destaques do festival a se realizar entre os dias 17 e 20 de maio, encontram-se o grupo SOLISTAS DA CAMERATA ABERTA, a cravista ROSANA LANZELOTTE, o violinista DANIEL GUEDES, o violonista MARIO ULLOA e a ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO sob a regência do Maestro RAFAEL GARCIA, diretor artístico do VIRTUOSI. Os concertos são gratuitos e começam a partir das 19h, com exceção do domingo quando a apresentação tem início às 17h.

Os idealizadores e produtores do evento, o Maestro Rafael Garcia e a pianista Ana Lúcia Altino, prestam homenagem ao compositor pernambucano CLÓVIS PEREIRA, que este ano celebra seu 80º aniversário, escalando a Orquestra Jovem de Pernambuco para interpretar peças do autor.

A abertura do festival, no dia 17 de maio, fica sob responsabilidade da cravista ROSANA LANZELOTTE que apresenta o programa “O Cravo Brasileiro e suas raízes portuguesas”. Pioneira na gravação de obras de compositores brasileiros ao cravo, Rosana Lanzelotte apresenta um programa que mostra a influência da música européia do séc. XVIII sobre os ritmos de nossa música. O programa passa pelas obras de Avondano e Scarlatti, onde se percebe as ricas influências do folclore ibérico. Desde o lundu do séc. XIX – coletado por Spix e Martius – faz-se presente a síncope, característica dos tangos de Nazareth e das peças de Korenchendler, registradas por Rosana no CD “O Cravo Brasileiro”.

O segundo dia, 18/05, do VIII VIRTUOSI BRASIL apresenta o grupo SOLISTAS DA CAMERATA ABERTA. A Camerata Aberta é um grupo estável da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, do Governo de São Paulo, dedicado ao repertório musical dos séculos XX e XXI. O grupo tem entre seus integrantes alguns dos principais músicos atuantes na cena erudite brasileira e exerce intense atividade pedagógica na EMESP Tom Jobim, voltada para a formação de público e de jovens músicos. Já se apresentou em diversos locais em São Paulo, no Festival de Campos do Jordão, no Concertgebouw de Amsterdã (Holanda), Americas Society de Nova Iorque (EUA), em Bruxelas (Bélgica) e na Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro. Obteve o prêmio APCA de música contemporânea pelo pioneirismo e excelência do trabalho realizado ao longo de seu primeiro ano de existência. Seu primeiro CD sera lançado em 2012 pelo Selo SESC. Formam os SOLISTAS DA CAMERATA ABERTA a flautista Cassia Carrascoza, o clarinetista Luís Afonso Montanha, o fagotista Fábio Cury, o percussionista Herivelto Brandino e o violinista Martin Tuksa. A direção artística do grupo é de Sergio Kafejian e produção de Dulce Maltez.

Com a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência  do Maestro Rafael Garcia, o violinista DANIEL GUEDES se apresenta no dia 19 de maio. No programa, obras de Clóvis Pereira, Radamés Gnatalli e Tchaikowsky. Considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração, DANIEL GUEDES vem se destacando como um músico versátil, atuando como violinista, violista, camerista, professor e regente. Carioca, Daniel iniciou seus estudos de violino aos sete anos com seu pai e logo ingressou no Conservatório Brasileiro de Música. Em 1991 ganhou bolsa de estudos da Capes para estudar em Londres. Posteriormente cursou bacharelado e mestrado na Manhattan School of Music de Nova York, com bolsas da Vitae e da Capes. Foi vencedor dos concursos Jovens Concertistas Brasileiros(1991), Bergen Philharmonic Competition(1998) e Waldo Mayo Memorial Award(2000), prêmio este que lhe valeu um concerto no Carnegie Hall de Nova York tocando o Concerto n°1 de Max Bruch. Atua como recitalista e solista das principais orquestras brasileiras e também nos EUA, Canadá, Inglaterra, Noruega, Itália e América do Sul. Daniel gravou seu primeiro disco em 2000 pelo selo Niterói Discos e em 2004 lançou o CD Impressões Brasileiras, com Flávio Augusto ao piano. Em 2005 gravou o CD Ya Mariamu com Fábio Presgrave e Rami Khalife, contendo obras de Astor Piazzolla. Lançou em 2008 o CD Suíte das Origens e recentemente o CD “Beethoven in Brazil”. Gravou o CD “Violão e Violino”, com Mario Ulloa, tocando compositores populares brasileiros, pelo selo Rob Digital. É professor da UFRJ, além de lecionar em importantes festivais como Campos do Jordão, Santa Catarina, Mendoza, Argentina e Juiz de Fora, entre outros.

No dia 20 de maio, às 17h, o duo Daniel Guedes e Mario Ulloa encerram o festival apresentando um programa “O Violino e o Violão na música popular brasileira”. MARIO ULLOA, natural da Costa Rica, estudou na Escuela de Artes Musicales de la Universidad de Costa Rica, em San José, formando-se em 1985, sob a tutoria do professor Luis Zumbado. Com bolsas de estudos do DAAD e do KAAD, continuou seus estudos musicais na Musikhochschule Köln, Alemanha, obtendo em 1990, o mais alto diploma dessa instituição: Diploma de Concertista. Nessa mesma Escola realizou estudos de música barroca com o Professor Konrad Junghännel. Ainda com Fisk, realizou também estudos no Mozarteum, Salzburgo, Áustria. É Doutor em Música pela Universidade da Bahia. Obteve o Prêmio de Melhor Intérprete de Agustín Barrios, no Paraguai (1994), e o 5º Prêmio (Prêmio Printemps de la Guitare), na Bélgica (1997). Tem se apresentado em países como Inglaterra, Alemanha, Áustria, Holanda, Noruega, França, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, México, Panamá, Costa Rica, Equador, Argentina, Paraguai, e nas principais capitais brasileiras. Gravou os Cds “Mario Ulloa no Brasil” (1998); “Mario Ulloa interpreta J.S.Bach” (2001) – premiado no Troféu Caymmi, em Salvador-Bahia; e recentemente “Mario Ulloa interpreta Caymmi” (2006), este último com arranjos próprios. É professor de violão UFBA e, freqüentemente, oferece Master Classes em outras instituições musicais nacionais e internacionais.

A amizade construída entre o violinista Daniel Guedes e o violonista Mário Ulloa no Festival de Música de Santa Catarina, onde ambos são professores, resultou na gravação de um CD com repertório integralmente brasileiro. O que começou com saraus improvisados em bares e restaurantes após os concertos no Festival se transformou hoje em um CD com obras de Chico Buarque, Edu Lobo, João Bosco, Dorival Caymmi, Cartola, Ary Barroso, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Dudu Falcão, entre outros compositores.

Conta Daniel Guedes que os arranjos são inéditos e destacam as riquezas melódicas, harmônicas, rítmicas, e de timbre do repertório; visam também a exploração de recursos idiomáticos dessa combinação instrumental. “Existem poucos registros de peças – compostas, transcritas ou arranjadas – para violão e violino, e esse é também um dos motivos para a realização deste álbum”.

Com ampla trajetória nacional e internacional, os músicos atuam como professores da Universidade Federal da Bahia (Mário Ulloa) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Daniel Guedes), além de desenvolverem intensa atividade como recitalistas, solistas e cameristas. Da afinidade e do interesse comum pela música instrumental brasileira, nasceu o duo que agora lança seu primeiro compacto, gravado sob os cuidados de Sérgio Lima Neto, no Estúdio Araras (Rio de Janeiro), e apresentado pela gravadora RobDigital.

Nos dias 17 e 18 haverá concertos-aula gratuitos abertos para jovens estudantes da rede pública de ensino, organizações sociais, entre outros interessados. Para participar, os interessados devem entrar em contato com o Centro Cultural Correios Recife para maiores informações.

SERVIÇO:

ONDE: CENTRO CULTURAL CORREIOS RECIFE (Av. Marques de Olinda, 262, Recife Antigo)

QUANDO: 17 a 20 de maio

ENTRADA FRANCA

PATROCINIO: Correios e BNDES

APOIO: Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo do Estado de Pernambuco, CEPE, FolhaPE

Realização: Centro Cultural Correios Recife, Virtuosi, Governo Federal



Esse texto foi publicado quarta-feira, maio 2nd, 2012 às 5:38 PM na seção Sem categoria. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

9 comentários to “VIII Virtuosi Brasil faz homenagem aos 80 anos do compositor Clóvis Pereira”

  1. Delpha Fridley

    I simply want to mention I am all new to blogging and definitely enjoyed your web-site. Probably I’m likely to bookmark your site . You actually have impressive posts. Thanks a bunch for revealing your web-site.

  2. Blackhat SEO Tools

    hi there, your site is discount. Me thank you for do the job

  3. Get More Info

    Its like you read my mind! You appear to know a lot about this, like you wrote the book in it or something. I think that you can do with a few pics to drive the message home a bit, but other than that, this is wonderful blog. A fantastic read. I’ll certainly be back.

  4. Read Full Report

    Many thanks for being my coach on this niche. My spouse and i enjoyed your article very much and most of all enjoyed reading the way you handled the issues I widely known as controversial. You’re always quite kind to readers really like me and assist me in my existence. Thank you.

  5. Discover More Here

    My spouse and i still can’t quite believe I could possibly be one of those reading the important tips found on your web site. My family and I are sincerely thankful on your generosity and for giving me the chance to pursue the chosen profession path. Thank you for the important information I got from your blog.

  6. fitness after fifty

    fit at 50 fitness after fifty weight gain after 35fit at 50 http://achiyalabopa5967.bcz.com lose weight after 50

  7. films news

    I like the valuable information you provide in your articles. I will bookmark your blog and check again here regularly. I am quite sure I’ll learn many new stuff right here! Good luck for the next!

  8. Satronic

    Excellent post. I was checking constantly this blog and I’m impressed! Extremely helpful information particularly the last part 🙂 I care for such information a lot. I was looking for this particular info for a long time. Thank you and best of luck.

  9. home based profits

    You made a number of fine points there. I did a search on the subject matter and found mainly people will agree with your blog.

Comente!

Seu comentário