VIII Virtuosi Brasil abre espaço para a música popular brasileira (NE 10)

A oitava edição do Virtuosi Brasil, que começa nesta quinta-feira (17) e segue até o próximo domingo (20), no Centro Cultural dos Correios, mantém forte o propósito do festival de prestigiar intérpretes e compositores da música nacional de concerto e, ainda, inova ao dar espaço em sua programação para a música popular brasileira.

“Reservamos o último dia para a apresentação do duo entre os violonistas Daniel Guedes e Mario Ulloa, que vão mostrar ao público o programa “O violino e o violão na música popular brasileira”, explica Ana Lúcia Altino, idealizadora do festival juntamente com o maestro Rafael Garcia, que assina a direção artística.

Ana Lúcia contou ainda que este ano o festival prestará uma homenagem aos 80 anos do compositor pernambucano Clóvis Pereira, cujas peças serão apresentadas pela Orquestra Jovem de Pernambuco. “Esta é uma homenagem mais do que justa. A apresentação será no sábado e estamos preparando algumas surpresas”, disse.

O erudito também estará bem representado nos três primeiros dias de evento. A cravista Rosana Lanzelotte, que apresenta nesta quinta (17) o programa “O cravo brasileiro e suas raízes portuguesas”, é um dos destaques. “Ela é pioneira na gravação de obras de compositores brasileiros ao cravo, inclusive vem influenciando novos músicos a compor para o instrumento”, contou Ana Lúcia Altino. A cravista apresenta um programa que mostra a influência da música europeia do séc. XVIII sobre os ritmos de nossa música.

Na sexta (18), o público irá conferir a apresentação do grupo Solistas da Camerata Aberta. Os músicos são integrantes da Escola de Música do Estado de São Paulo,  e se dedicam ao repertório musical dos séculos XX e XXI. Formam a Camerata Aberta a flautista Cassia Carrascoza, o clarinetista Luís Afonso Montanha, o fagotista Fábio Cury, o percussionista Herivelto Brandino e o violinista Martin Tuksa.

O violinista carioca Daniel Guedes inicia sua participação no VIII Vistuosi Brasil no sábado (19), com a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência do maestro Rafael Garcia. No programa, obras de Clóvis Pereira (homenageado deste ano), Radamés Gnatalli e Tchaikowsky. Daniel Guedes é considerado um dos mais importantes e versáteis músicos brasileiros de sua geração, atuando como violinista, violista, camerista, professor e regente.

No último dia do festival, no domingo (20), Daniel Gudes sobe novamente ao palco para o duo com Mario Ulloa. A amizade construída entre os dois no Festival de Música de Santa Catarina, onde ambos são professores, resultou na gravação de um CD com repertório integralmente brasileiro. O que começou com saraus improvisados em bares e restaurantes após os concertos no Festival se transformou hoje em um CD com obras de Chico Buarque, Edu Lobo, João Bosco, Dorival Caymmi, Cartola, Ary Barroso, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Dudu Falcão, entre outros compositores.

O VIII Virtuosi Brasil é aberto ao público e terá início às 19h, com exceção do domingo, cuja abertura está marcada para às 17h.

AULAS – Dentro da programação do festival, serão promovidos, nestas quinta (17) e sexta 18), concertos-aula gratuitos abertos para jovens estudantes da rede pública de ensino, organizações sociais, entre outros interessados. Para participar, os interessados devem entrar em contato com o Centro Cultural Correios Recife por meio do telefone 81  – 3363.0138

Programação do VIII Virtuosi:

» Quinta (17)- Cravista Rosana Lanzelotte – programa “O cravo brasileiro e suas raízes portuguesas”.

» Sexta (18) – Grupo solistas da Camerata Aberta – repertório contempla músicas dos séculos XX e XXI.

» Sábado (19) – Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência do maestro Rafael Garcia, com o violinista carioca Daniel Guedes.

» Domingo (20) – Duo entre Daniel Guedes e o Mario Ulloa – programa “O violino e o violão na música popular brasileira”.



Esse texto foi publicado quinta-feira, maio 17th, 2012 às 10:33 AM na seção Clipping. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

Um comentário to “VIII Virtuosi Brasil abre espaço para a música popular brasileira (NE 10)”

  1. Anita

    One more issue is that video gaming became one of the all-time largest forms of excitement for people of any age. Kids have fun with video games, plus adults do, too. The particular XBox 360 is one of the favorite video games systems for folks who love to have a huge variety of games available to them, plus who like to experiment with live with others all over the world. Many thanks for sharing your notions.

Comente!

Seu comentário