VII VIRTUOSI NA SERRA

Grandes instrumentistas da música de concerto internacional sobem a serra de 19 a 22 de julho para aquecer o Festival de Inverno de Garanhuns – FIG, com uma série de apresentações no VII VIRTUOSI NA SERRA. Patrocinado pelo Governo do Estado, o festival ocupa novamente a Igreja de Santo Antonio, no centro da cidade, com duas séries de concertos por dia, às 16h30 e às 21h.

Aproveitando a ocasião dos 200 anos de nascimento do compositor alemão Franz Liszt, um dos maiores representantes da escola romântica, o Maestro Rafael Garcia e a pianista Ana Lúcia Altino, produtores e idealizadores do festival, preparam um programa especial com obras significativas do seu repertório para homenageá-lo durando o VII VIRTUOSI NA SERRA.

Considerado como o melhor do arcodeon da atualidade, Alexander Hrustevich abre o festival, às 16h30, com um repertório focado em transcrições da música clássica, como o concerto para violino de Tchaikovsky, Bach, Balakirev (“Islamey”), Rachmaninov (“Vocalise”), Wieniawski, Vivaldi, Korsakov (“O Vôo do Besouro”) e outras peças de piano clássico e de repertório orquestral. O concerto das 19h do primeiro dia do festival apresenta o duo Natalia Khoma (violoncelo) e Volodymyr Vynnytsky (piano) com obras de Bartok, Cassado, Lysenko, Brahms, Paganini, Popper e do próprio Vynnytsky.

Às 16h30 da quarta-feira, (20/07), o pianista ucraniano Volodymyr Vynnytsky volta à Igreja de Santo Antônio para um recital com obras de Chopin, Skoryk, Revytsky, do homenageado desta edição Franz Liszt, entre outras. No concerto noturno, às 21h, o Maestro Rafael Garcia assume o comando da Orquestra do Festival contando com a soprano Adriane Queiroz como solista. O repertório conta com Árias de Ópera de Mozart, Verdi, Strauss, entre outros compositores clássicos.

O festival continua na tarde de quinta-feira, às 16h30, com a Orquestra do Festival, novamente sob a batuta do Maestro Rafael Garcia, acompanhada de solistas internacionais: o violinista americano Benjamin Sung, a contrabaixista Valeria Thierry, o viola brasileiro Rafael Altino e a pianista coreana Jiyhe Chang. Obras de Chopin, Weber e Bottesini integram o programa desta apresentação. À noite, às 21h, a Igreja de Santo Antônio recebe um recital de piano executado pela pianista e produtora do festival, Ana Lúcia Altino, e seu filho Rafael Altino, da Orquestra de Odense.

A despedida da serra, no dia 22/07, começa com o alemão Alexander Sanchez (violão0, vencedor do primeiro prêmio no Concurso Internacional “Kammermusik Wettbewerb des Mozartvereins 1829”, em Nürenberg, em 2010, além de assinar diversas obras para guitarra e uma obra para guitarra e orquestra. O repertório traz peças de Pujol, Albéniz De Falla, entre outros compositores. Para o último concerto da sétima edição do VIRTUOSI NA SERRA, às 21h, a produção preparou mais uma homenagem a Liszt, apresentada pela pianista Jihye Chang, e um recital com obras de Paganini interpretada pelo violinista Benjamin Sung.

VIRTUOSI NA SERRA
19 A 22 DE JULHO
IGREJA DE SANTO ANTONIO
CONCERTOS ÀS 16H30 E 21H
MAIS INFORMAÇÕES: www.virtuosi.com.br | @virtuosirecife



Esse texto foi publicado segunda-feira, julho 18th, 2011 às 2:07 PM na seção Sem categoria. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

Comente!

Seu comentário