V Virtuosi Brasil

A quinta edição do VIRTUOSI BRASIL celebra o grande compositor pernambucano MARLOS NOBRE, um dos mais importantes compositores do país e da América Latina, comemorando 70 anos do seu nascimento e 50 de carreira artística. O festival se realizará nos dias 28, 29 e 30 de maio no Teatro de Santa Isabel, às 21 h.

Ao receber o Premio Tomás Luis de Victoria em Madri, Marlos Nobre foi saudado como o maior compositor vivo do Continente Ibero-americano da atualidade. Na entrega do prêmio a crítica espanhola classificou sua música de enorme riqueza imaginativa e potente, possuindo um magnetismo e uma força que a fazem irresistível. Detentor do Prêmio UNESCO da Música em 1974, foi saudado pela crítica como uma estrela de intensa luminosidade a quem Villa-Lobos parece ter entregue o cetro da criação musical no Brasil (Andrade Muricy, 1960). Foi Presidente do Conselho Internacional de Música da UNESCO, da Academia Brasileira de Música, oficial da Ordem das Artes e Letras da França, oficial da Ordem do Mérito de Brasília e da Ordem do Rio Branco.

Durante o V VIRTUOSI BRASIL serão realizados três concertos com a participação de artistas nacionais e internacionais no Teatro de Santa Isabel, cada concerto dedicado a um gênero de obra do compositor: piano, música vocal e de câmara e finalmente a obra para orquestra de cordas e solistas.

Para abrir o evento foi convidado o pianista carioca Bernardo Scarambone, um especialista na música do compositor para piano. Bernardo Scarambone é Doutor em Piano pela Universidade de Houston, professor da Alcorn University.

Na segunda noite o público pernambucano conhecerá a música vocal e a música de câmara. A cantora Ângela Barra acompanhada do pianista Ricardo Ballestero apresentará canções do compositor. Ângela Barra é Doutora em Música pela Indiana University e professora da Universidade Federal de Goiás. Ricardo Ballestero é professor do Departamento de Música da USP e doutor pela Universidade de Michigan. Ainda nesta noite serão apresentadas obras para instrumentos de cordas e piano com a participação dos irmãos Claudio e Marcelo Jaffé (violoncelista e violista respectivamente) e a violinista argentina Betina Stegmann.

Claudio Jaffé participa do VIRTUOSI pela primeira vez. Residindo nos Estados Unidos onde é regente em residência da Orquestra Jovem da Flórida, Claudio Jaffé tem se apresentado nas mais prestigiosas salas de concerto pelo mundo incluindo Weill Recital Hall, Town Hall, Merkin Concert Hall em Nova York; Kennedy Center, Teatro Colon, Sala Cecilia Meireles, Wigmore Hall, Suntory Hall, entre outras. Marcelo Jaffé e Betina Stegmann são membros do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

A terceira e última noite do evento traz a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a direção do Maestro Rafael Garcia tendo como solistas a cantora Ângela Barra, o violoncelista Claudio Jaffé e o pianista Marlos Nobre que executará o Concertino e o Concertante do Imaginário, ambas obras para piano e orquestra de cordas.

Durante a realização do festival uma exposição retrospectiva dos 50 anos de carreira do compositor estará à disposição do público no próprio Teatro de Santa Isabel.

Celebrar os 70 anos de vida do compositor pernambucano Marlos Nobre é certamente uma obrigação daqueles que fazem e amam a música brasileira. A obra de Marlos Nobre é uma das mais fortes e inventivas, inquietas e inquietantes da música contemporânea. Marcada por um vigor e até uma agressividade de impacto emocional às vezes à beira do insuportável, ela tem cheiro de agreste inóspito que fala com elementos bem brasileiros, ou especificamente nordestinos., de uma época conturbada.

O Projeto V VIRTUOSI BRASIL CELEBRA MARLOS NOBRE foi aprovado em seleção pública pelo Programa BNB de Cultura em 2009 e conta com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, da Prefeitura Municipal do Recife, da Rede Globo Nordeste, do Diario de Pernambuco e do Dorisol Recife Grand Hotel.



Tags: , , ,
Esse texto foi publicado terça-feira, maio 19th, 2009 às 7:04 AM na seção Notícias. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

4 comentários to “V Virtuosi Brasil”

  1. christian

    o festival devia trazer este pianista
    http://www.rodrigoandreiuk.com
    ele é muito bom!

  2. Leony Muniz

    O Virtuosi Brasil é uma das mais imortantes iniciativas sobre a música erudita no Recife. O seu idealizador, Maestro Rafael Garcia, juntamente com a sua bela família de instrumentistas, nos dá de presente todos os anos esse belo e imperdível espetáculo, ao qual faço presença desde o primeiro, com muito orgulho. Parabéns, maestro, mais uma vez!

  3. Lamar Furlone

    I simply want to say I’m newbie to blogging and seriously loved this web blog. Probably I’m planning to bookmark your website . You actually have incredible writings. Bless you for sharing with us your website.

  4. Get More Info

    We are a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your web site provided us with valuable info to work on. You have done a formidable job and our whole community will be thankful to you.

Comente!

Seu comentário