V FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATA ANUNCIA PROGRAMAÇAO

schmidt site

Apresentado pela Prefeitura de Gravatá e com patrocínio do BNDES e Governo Federal através da Lei de Incentivo à Cultura, a cidade de Gravatá, no Agreste Pernambucano, recebe pelo quinto ano consecutivo uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o V Festival Virtuosi de Gravatá acontece entre os dias 12 e 21 de julho na Igreja Matriz de Sant’Ana com entrada gratuita.

Diversos recitais estão programados para o festival, que apresenta pela primeira vez no Brasil, espetáculos com o violinista americano Giora Schmidt, o pianista russo Ilya Ramlav e a soprano britânica Amanda Boyd. Ao lado deles, nomes conhecidos do público do Virtuosi como o filipino Victor Asuncion, o romeno Catalin Rotaru, o brasileiro Rafael Altino e o Ensemble São Paulo fazem novas apresentações no evento.

Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis. As atrações convidadas já conquistaram prêmios internacionais em diferentes categorias e instituições, garantindo um prestígio ainda maior ao evento. Com isso, assim como ocorre nos anos anteriores, a expectativa é de sessões lotadas, com a presença até de público de outras cidades vindo prestigiar o festival.

A quinta edição do festival recebe ainda cerca de 30 bolsistas, todos instrumentistas de cordas de Pernambuco, Paraíba, e outros estados que, além de integrar a orquestra do festival recebem aulas de professores como os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios; os violistas Rafael Altino e Marcelo Jaffé; a violoncelista dinamarquesa Katarina Bundgaard e o violoncelista americano Robert Suetholz, além do contrabaixista Catalin Rotaru. Vale salientar neste grupo de bolsistas a presença de jovens músicos integrantes da Orquestra Criança Cidadã do Coque.

Programação – A abertura do V Festival Virtuosi de Gravatá ocorre na sexta-feira (12) com um concerto em homenagem às obras eternas de Beethoven com a Orquestra do Festival, tendo como solista o pianista Victor Asuncion e sob a regência do maestro Rafael Garcia. O dia seguinte conta com duas sessões, sendo a primeira às 11h com uma homenagem a Benjamin Britten, com um encontro de mãe e filho, com a pianista Ana Lucia Altino e o violista Rafael Altino. Às 19h, acontece um recital com a participação especial da soprano Amanda Boyd. No domingo (14) às 11h, o Virtuosi prossegue com a apresentação do romeno Catalin Rotaru com o pianista filipino.

Da segunda (15) à sexta (19), as sessões na Igreja Matriz de Sant’Ana ocorrem apenas às 19h, tendo na programação em cada dia o grupo paulistano Ensemble São Paulo, o pianista Victor Asuncion, o saxofonista francês Clément Himbert e o pianista Ilya Ramlav. A Orquestra do Festival que se apresenta no dia 18 sob a direção do Maestro Rafael Garcia tem como solistas artistas convidados para o festival. Entre as obras que serão executadas estão o Concerto de Mozart nº 5 tendo como solista o contrabaixista Catalin Rotaru; a Ária de Concerto de Mozart para soprano, piano e orquestra; a Fantasia Carmen de Sarasate na execução de Giora Schmidt, entre outras peças. Será uma profusão de estrelas no palco da Igreja de Sant’Ana.

O Slavonic Duo formado por Andrej Baran (violin) e Adam Marec (violão), é a atração do sábado (20) em sessão às 11h. Com apoio do Consulado da Eslováquia, o Slavonic Duo tem obtido grande sucesso em suas apresentações. Em 2012 participaram do Festival de Música Vesna v Rosii em Moscou e neste programa vão executar obras de Paganini e Piazzolla, entre outras.

Nesse mesmo sábado às 19h, será a vez do duo Giora Schmidt (violino) e Victor Asuncion (pianos) subir ao palco da Igreja de Sant’Ana. Obras de Beethoven, Schumann e Fauré são destaques do programa.

O festival se despede no domingo (21/07) com um concerto de encerramento às 11h. Mais uma vez os artistas internacionais convidados se apresentarão em recital com um repertório bem variado que inclui peças de Bach, Britten, Bottesini, Moszkowski e Dvorak.
 
PROGRAMAÇÃO
V FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATÁ
 

SEXTA| 12
19h CONCERTO DE ABERTURA
ENCONTRO COM BEETHOVEN
ORQUESTRA DO FESTIVAL
VICTOR ASUNCION, piano
RAFAEL GARCIA, regente

SÁBADO| 13
11h RAFAEL ALTINO, viola
ANA LUCIA ALTINO, piano
Homenagem a Benjamin Britten

19h AMANDA BOYD, soprano
VICTOR ASUNCION, piano

DOMINGO| 14
11h CATALIN ROTARU, contrabaixo
VICTOR ASUNCION, piano

SEGUNDA| 15
19h ENSEMBLE SÃO PAULO

TERÇA| 16
19h VICTOR ASUNCION, piano

QUARTA| 17
19h CLÉMENT HIMBERT, saxofone
ENSEMBLE SÃO PAULO
Homenagem a Benjamin Britten
 
QUINTA| 18
19h ORQUESTRA DO FESTIVAL& VIRTUOSI
RAFAEL GARCIA, regente

SEXTA| 19
19h ILYA RAMLAV, piano
 
SÁBADO| 20
11h SLAVONIC DUO

19h GIORA SCHMIDT, violino
VICTOR ASUNCION, piano

DOMINGO| 21
11h RECITAL DE MÚSICA DE CÂMARA



Esse texto foi publicado segunda-feira, julho 1st, 2013 às 5:46 PM na seção Sem categoria. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

Um comentário to “V FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATA ANUNCIA PROGRAMAÇAO”

  1. Antonieta

    Festival Virtuosi. Maravilhosoooo! Lindo d+.

Comente!

Seu comentário