GALERIA DE FOTOS – VIII VIRTUOSI DE GRAVATÁ (Dia 4)


Fotos: Vanessa Bastos

ENCERRAMENTO DO VIRTUOSI DE GRAVATÁ TRAZ CORAL COM QUARENTA VOZES

VIRTUOSI-7222

Neste ano, o VIII Virtuosi de Gravatá recebeu a Semana Internacional de Coral em convênio com instituições musicais suíças trazendo assim cerca de 20 coralistas do exterior, além de tenores, barítonos e regentes. Ao longo da semana, o coral se uniu em uma só voz sob a regência do suíço Matthias Heep, que ficou responsável por orientar os alunos e profissionais para a execução de um programa especial que será apresentado na Igreja Matriz de Sant’Ana neste domingo (24) pela manhã.

Apesar da turma de inscritos nas Masterclasses do Virtuosi ser bastante heterogênea, Mathias ficou animado com a pluralidade de participantes do coral. “Desde o primeiro momento que cheguei, vi que os cantores brasileiros e os europeus se deram bem com um excelente relacionamento. Além disso, dois dos participantes suíços falam muito bem o Português, tornando tudo mais fácil”, explica.

O regente do coral viu que a barreira do idioma não é difícil de transpor se tem a música como unidade em comum. “Se você comunica claramente suas idéias de interpretação, os cantores seguem a sua linha e seu jeito pré-formatado de cantar. Paciência é sempre necessária além do conhecimento sobre diferentes tons com o mesmo objetivo”, responde. Para ele, o objetivo está perto de ser alcançado no domingo com a primeira apresentação pública deste grande coral: “Após os ensaios do primeiro dia eu fiquei realmente aliviado e otimista: o nosso trabalho será frutífero e vai gerar bons resultados”.

Pelo oitavo ano consecutivo, a charmosa cidade de Gravatá recebeu uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade. Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis. O VIII Virtuosi de Gravatá tem apoio do Hotel Villa Hípica, Cepe, Regionale Musikschule, Kanton Basel-Stadt e Avina Stiftung.

Programação – Antes do grande recital de canto no encerramento, o Virtuosi de Gravatá preparou um concerto especial com o Duo Altino nesta sexta (22) às 20h na Igreja Matriz de Sant’Ana. O casal Leonardo (cello) e Soh-Hyun Altino (violino) vai apresentar um programa com obras de Kodály, Desenne e Ravel.

Às 11h do sábado (23), o violonista eslovaco Adam Marec realiza seu recital com músicas de Edgberto Gismonti, Petr Eben e Paulo Bellinati, entre outros. Marec estudou no Conservatório de Žilina e na Universidade de Artes de Banská Bystrica. Apresenta-se regularmente como solista e toca com orquestra e vários conjuntos de câmara. É tutor no Conservatório e na Academia de Artes de Banská Bystrica e Ján Albrecht’s Academy, em Banská Stiavnica.

É no sábado (23) à noite, a partir das 20h que haverá a apresentação do Réquiem de Mozart reunindo coralistas, instrumentistas e professores que participaram do Virtuosi ao longo da semana. “O Réquiem é um desses grandes mistérios da música universal quando Mozart queria abrir uma nova porta para se tornar um Mestre da música de St. Stephen, em Viena”, conta Matthias, que terá a missão de reger o coral de 40 vozes nesta ocasião. A obra, no entanto, só foi concluída após a morte do compositor deixando para a humanidade este grande legado.

Apesar de ser uma obra de despedida e de dor que reflete o que Mozart sentia na ocasião, Matthias entende que “a música tem o poder de consolar e dar coragem para outras pessoas. Não poderia haver maior testamento de um artista do que este Réquiem”. Foi por tudo isso que esta foi a primeira partitura que o regente adquiriu assim que começou a estudar música.

Na opinião do regente, é ótima a oportunidade que um festival como o Virtuosi proporciona ao promover uma integração entre músicos de diversas partes do mundo. “A atmosfera do Virtuosi nos dá uma idéia sobre os outros e, talvez, melhores formas de cantar ou tocar. É sempre importante aprender sobre outros países e ver o nosso mundo com os olhos de outra nação”, conclui.

VIII FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATÁ
16 A 24 DE JULHO DE 2016
IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA


SEXTA 22|07

20h DUO ALTINO

ZOLTÁN KODÁLY [1882-1967]

Duo for Violin and Cello, Op. 7

Allegro serioso, non troppo

Adagio

Maestoso e largamente, ma non troppo lento – Presto

PAUL DESENNE [b. 1959]

“En Voyage” – Trois Mouvement pour Violon et Violoncelle (2012)

Delta Seis

Tañido (sobre una canción larense)

Pilón Collider

MAURICE RAVEL [1875-1937]

Sonate pour Violon et Violoncelle

Allegro -Trés vif

Lent – Vif, avec entrain

SOH-HYUN PARK ALTINO, violino

LEONARDO ALTINO, cello

SÁBADO 23|07

11h ADAM MAREC, violão

JIŘÍ JIRMAL [1925]

Baden Jazz Suite

Simplicitas – Berceuse

Rondo a la Samba

FERNANDO SOR [1778-1839]

Etude concertante Op. 6, No. 11

PETR EBEN [1929-2007]

Mare Nigrum

Danza –Canto -Toccata

AGUSTÍN BARRIOS MANGORÉ [1885-1944]

Cancíon de la Hilandera

KASPAR JOSEPH MERTZ [1806-1856]

Bardenklänge Op. 13

(choice of works)

EGBERTO GISMONTI [1947]

Água e Vinho

PAULO BELLINATI [1950]

Jongo

CARLO DOMENICONI [1947]

Koyunbaba suite, Op 19

20h REQUIEM DE MOZART

W.A. MOZART [1756-1791]

Requiem em ré menor KV 626

Requiem

Kyrie

Sequentia

Dies Irae

Tuba mirum

Rex tremendae

Confutatis

Lacrimosa

Offertorium

Domine Jesu Christe

Sanctus

Benedictus

Agnus Dei

Communio

Lux aeterna

ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO

GABRIELLA PACE, soprano

ADRIANA CLIS, mezzo-soprano

NIKLAUS RÜEGG, tenor

ROBERT KOLLER, barítono

CORAL DA SEMANA INTERNACIONAL DE CORAL

MATTHIAS HEEP, regente coral

RAFAEL GARCIA, regente

DOMINGO 24|07

11h RECITAL

Resultado do trabalho desenvolvido durante o festival

CORAL:

Sopranos: Ana Cláudia Lins, Angela Wiedmer, Elizete de Lira, Flavia Hodel, Giovanna Simões, Hannah Beutler, Mérlia Faustino, Milena Witzemann, Mylene Lafranchi, Olivia Alleman, Pascale Welsch, Regina Vogel, Raphaela Vogel, Sônia Santos, Suênya Mota, Thayze Tavares
Altos: Amanda Santos, Anja Michel, Harynne Liebig, Isabel Amsler, Johanna Vogel, Katarzyna Krasnopolska, Maria Rejane Silva, Nizely Costa, Noemie Bollinger, Sofia Heuri
Tenores: Adriano Sampaio, Daniel dos Santos, Donatelly Santos, Estevão de Moraes, Guilherme Gaião, Ivan de Lima Jr, Jeter Mauricio, José Adriano Junior, Marcos Célio, Marcos Gonzalez
Baixos: Alysson Cavalcanti, Andreas Lüchinger, Benjamin Widmer, Caio de Sá, Douglas Cavalcante, Elvis Guimarães, Jonathan Brugger, Lenard Fasnacht, Lukas Hayoz

ORQUESTRA:
Violinos: Valter Soares, Felipe dos Santos Vital, Misael Dinis, Yuri Tavares, Thialysson Moura, Jesse de Oliveira Neto, Samuel Oliveira, Silverson Henrique, Calini Brito, André Luiz Serapião, Cleydson de Lima, Jade Martins
Violas: Ryellen de Souza Joaquim, Reuel Gomes, Raul Victor, Letícia de Lima, Daniel Espinoza, Laercio Souza, Baruck Borean, Igor Borges, Moises Bomfim Honto, Paloma Izidio, Jontas Santos, Daniel Mendes, Camila Rodrigues, Raquel Paz
Cellos: Nilson Galvão, Daniel Tamietti, Daiane de Andrade, Diego Dias, Fernando Trigueiro, Davidson Costa, Italo Rafael, Leonardo Semensato, Valquiria Soares, Amanda Lopes
Baixos: Italo Ferreira, Fagner Zumba, Carlos Rosendo
Clarinetes: Isaías Rafael
Fagotes: Péricles Johnson, Josias Felipe
Trompetes: Josias Adolfo, Erico Verissimo
Trombones: Mizael França
Timpano: Antonio Barreto

Mais informações: www.virtuosi.com.br

INSTRUMENTISTAS DO VIII VIRTUOSI DE GRAVATÁ HOMENAGEIAM PAGANINI E CESAR FRANCK

Marec

Na noite desta quinta-feira (21), o VIII VIRTUOSI DE GRAVATÁ apresenta um recital em homenagem ao compositor italiano Paganini e ao belga Cesar Franck. Para a ocasião, o festival chamou Soh-Hyun Park Altino (violino), Alexandre Casado (violino), Rafael Altino (viola), Leonardo Altino (cello), Adam Marec (violão) e Ilya Ramlav (piano) em uma formação de Quinteto para Piano e Cordas. A apresentação acontece às 20h na Igreja Matriz de Sant’Ana com entrada gratuita.

Este é o oitavo ano consecutivo em que a charmosa cidade de Gravatá recebe uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade através do festival Virtuosi. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o Virtuosi de Gravatá acontece até o dia 24 de julho e depois segue para Garanhuns, onde acontece o Virtuosi na Serra, dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns.

Ilya Ramlav, pianista russo que acompanhará o quinteto de cordas nesta apresentação, conta sobre a experiência que tem ao estar em Gravatá para estes dias de programação do Virtuosi. “Para mim, pessoalmente, toda vez que vou tocar no Virtuosi, o tempo é especial. São momentos que guardo no meu coração por causa das pessoas que eu estou cercado por lá. As pessoas no Brasil amam a música com todo o seu coração. E é por isso que eu acho que é a melhor audiência para tocar”, revela.


VIII FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATÁ
16 A 24 DE JULHO DE 2016

IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA

QUINTA 21|07
20h PAGANINI & CESAR FRANCK

NICCOLÒ PAGANINI [1782=1840]
Quarteto nº 15 para viola, violin, cello & guitarra
Maestoso – Menuetto a canone.Andantino
Recitativo. Andante sostenuto con sentiment
Adagio cantabile – Rondo.Allegretto

CESAR FRANCK [1822-1890]
Quinteto para piano e cordas em fa menor
Molto moderato quasi lento – Allegro
Lento con mnolto sentiment
Allegro non troppo ma con fuoco

SOH-HYUN PARK ALTINO, violino
ALEXANDRE CASADO, violino
RAFAEL ALTINO, viola
LEONARDO ALTINO, cello
ADAM MAREC, guitarra
ILYA RAMLAV, piano

Mais informações: www.virtuosi.com.br

GALERIA DE FOTOS – VIII VIRTUOSI DE GRAVATÁ (Dia 3)

Fotos: Vanessa Bastos

VIRTUOSI PROMOVE RECITAL DE CANTO COM VOZES FEMININAS

Gabriella Pace 1

Um dos destaques do VIII VIRTUOSI DE GRAVATÁ é a Semana Internacional de Coral em convênio com instituições musicais suíças trazendo coralistas do país, além de sopranos, tenores, barítonos e regentes. Nesta quarta-feira (20), as cantoras soprano brasileiras Gabriella Pace e Adriana Clis se apresentam na programação do festival acompanhadas da pianista búlgara Nadia Belneeva.

O recital de canto acontece na Igreja Matriz de Sant’Ana a partir das 20h apresentando obras de Schumann, Mahler, Schubert e Edmundo Villani-Côrtes. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o VIII Virtuosi de Gravatá segue até o dia 24 de julho com entrada gratuita.

Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis. As atrações convidadas já conquistaram prêmios internacionais em diferentes categorias e instituições, garantindo um prestígio ainda maior ao evento. Com isso, a expectativa é de sessões lotadas, com a presença até de público de outras cidades além das que sediam o festival.

Nadia Belneeva nasceu em Sofia na Bulgária, estudando piano na Academia Nacional de Música. Em 1993, ela ganhou uma bolsa, permitindo-lhe continuar a estudar na Hochschule für Musik e Teatro em Hamburgo. De 2003 a 2007, trabalhou na Ópera de Hamburgo e atualmente é integrante de vários grupos de música de câmara e já participou de festivais e concertos internacionais como o Lucerne Festival, Schleswig-Holstein Musik Festival e Tokyo Music Festival.

A soprano Gabriella Pace iniciou seus estudos musicais com o pai, o tenor e violista Héctor Pace. Como bolsista da Vitae, estudou com Leilah Farah e Pier Miranda Ferraro, na Itália. Participou da primeira montagem brasileira do Anel do Nibelungo de Wagner. Gravou o Requiem Hebraico e a Nona Sinfonia de Beethoven com a OSESP. Em 2008 apresentou-se em Bogotá e recebeu o Prémio Carlos Gomes 2010 como Melhor Cantora Solista.

Já aos 10 anos, Adriana Clis participava como solista da ópera Artemis, de Nepomuceno, apresentada, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky. A convite do maestro Samuel Kerr, participou do Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo e em julho de 1998, participou de curso no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, com Klara Kadinskaia, preparadora vocal de ópera do Teatro Bolshoy. Adriana Clis venceu o Concurso Jovens Solistas Eleazar de Carvalho em 2002 e o Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão.


VIII FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATÁ
16 A 24 DE JULHO DE 2016
IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA

QUARTA 20|07
20h RECITAL DE CANTO II

ROBERT SCHUMANN [1810-1856]
Wenn ich ein Vögelein wär (poeta desconhecido)
Bedeckt mich mit Blumen (Emanuel Geibel)
Schön Blümelein (Robert Reinick)
Liebesgram (traduzido do espanhol por Emanuel Geibel)

GUSTAV MAHLER [1860-1911]
Ich bin der Welt abhanden gekommen (Rückert)
Das irdische Leben (Des Knaben Wunderhorn)

FRANZ SCHUBERT [1797-1828]
Ganymed (Goethe)
Gretchen am Spinnrade (Goethe)

ERNEST CHAUSSON [1855-1899]
La Nuit (Th. De Banville)
Réveil (H. de Balzac)

FRANCIS POULENC [1899-1963]
C (Louis aragon)
Les Chemins de l’amour (Jean Anouilh)
C’est ainsi que tu es (Louise de Vilmorin)
Voyage à Paris (Apollinaire)

EDMUNDO VILLANI-CÔRTES [1930]
Canção de Carolina (Júlio Bellodi)
Casulo (Júlio Bellodi)

WALDEMAR HENRIQUE [1905-1995]
Uirapuru (Canção Amazônica)
Maracatu: Hei de Seguir teus passos (Canção Amazônica)

GABRIELLA PACE, soprano
ADRIANA CLIS, mezzo-soprano
NADIA BELNEEVA, piano

Mais informações: www.virtuosi.com.br

RAFAEL ALTINO E ILYA RAMLAV REALIZAM RECITAM EM HOMENAGEM A BRAHMS E RACHMANINOFF EM GRAVATÁ

Rafael Altino 2

Em continuação à programação de recitais e concertos que teve início no sábado (16), o VIII VIRTUOSI DE GRAVATÁ prossegue nesta terça-feira (19) com uma apresentação especial do violista brasileiro Rafael Altino e do pianista russo Ilya Ramlav. O dueto realiza um repertório com obras de Brahms e Rachmaninoff às 20h na Igreja Matriz de Sant’Ana.

Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o VIII Virtuosi de Gravatá acontece até o dia 24 de julho com entrada gratuita. O VIII Virtuosi de Gravatá tem apoio da Empetur, Secretaria de Turismo, Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura de Gravatá, Hotel Villa Hípica, Cepe, Regionale Musikschule, Kanton Basel-Stadt, Avina Stiftung.

Músicos – Ilya Ramlav estudou no Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Foi vencedor de várias competições internacionais, como Isidor Bajic (Serbia), Saratov, “Flame” e Jean Françaix (Paris) e tem se apresentado como solista das orquestras de St. Petersburgo, Saratov, Volgograd e Yaroslavl. Em 2011 foi agraciado com o prêmio Richter, concedido pela Fundação Rostropovich.

Violista principal da Sinfônica de Odense na Dinamarca, Rafael Altino começou seus estudos musicais com seu pai Rafael Garcia aos nove anos. Aos 17, mudou-se para os Estados Unidos onde recebeu os diplomas de Bacharel pelo NEC, Boston e Mestre pela Juilliard School. No ano passado lançou seu primeiro disco solo “Viola a Rafael”, resultado de um projeto que tem como objetivo projetar a cena contemporânea nordestina, escrita especialmente para este registro sonoro.

VIII FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATÁ
16 A 24 DE JULHO DE 2016
IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA

TERÇA 19|07
20h BRAHMS & RACHMANINOFF

RAFAEL ALTINO, viola
ILYA RAMLAV, piano

JOHANNES BRAHMS [1833-1897]
Sonata nº2 em fá maior Op.99 (cello e piano)
Allegro vivace – Adagio affettuoso
Allegro passionate – Allegro molto

SERGEI RACHMANINOFF [1873-1943]
Sonata em sol menor, Op.19 (cello e piano)
Lento.Allegro moderato
Allegro scherzando – Andante
Allegro mosso

Mais informações: www.virtuosi.com.br

GALERIA DE FOTOS – VIII VIRTUOSI DE GRAVATÁ (Dia 1)


Fotos: Vanessa Bastos

ILYA RAMLAV APRESENTA RECITAL BARROCO NO VIRTUOSI DE GRAVATÁ

Ilya Ramlav

Nesta segunda-feira (18/07), o pianista russo Ilya Ramlav se apresenta em meio à programação do VIII VIRTUOSI DE GRAVATÁ na Igreja Matriz de Sant’Ana com um recital gratuito. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o Virtuosi vai até o dia 24 de julho com uma série de concertos e recitais com instrumentistas de grande técnica musical.

No recital que ocorre a partir das 20h, Ramlav irá apresentar o programa Barroco & Romantismo com obras de Domenico Scarlatti, Antonio Soler, Schumann e Rachmaninoff. Ilya Ramlav estudou no Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Foi vencedor de várias competições internacionais, como Isidor Bajic (Serbia), Saratov, “Flame” e Jean Françaix (Paris) e tem se apresentado como solista das orquestras de St. Petersburgo, Saratov, Volgograd e Yaroslavl. Em 2011 foi agraciado com o prêmio Richter, concedido pela Fundação Rostropovich.

Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis. O VIII Virtuosi de Gravatá tem apoio do Hotel Villa Hípica, Cepe, Regionale Musikschule, Kanton Basel-Stadt e Avina Stiftung.


VIII FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATÁ
16 A 24 DE JULHO DE 2016
IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA

SEGUNDA 18|07
20h BARROCO & ROMANTISMO
ILYA RAMLAV, piano

DOMENICO SCARLATTI [1685-1757]
Sonata in D minor K213

ANTONIO SOLER [1729-1783]
Sonata in D major R84

ROBERT SCHUMANN [1810-1856]
Grand Sonata in F-sharp minor op.11
Introduzione. Un poco Adagio – Allegro vivace
Aria
Scherzo e Intermezzo. Allegrissimo
Finale. Allegro un poco maestoso

SERGEI RACHMANINOFF [1873-1943]
Moments Musicaux
2. Allegretto em mi bemol menor
3. Andante cantabile em si menor
4. Presto em mi menor

Mais informações: www.virtuosi.com.br

GRAVATÁ RECEBE PROGRAMAÇÃO DO VIRTUOSI COM RECITAIS, CONCERTOS E CORAIS

nadia_belneeva-13.print
Nadia Belneeva

Pelo oitavo ano consecutivo, a charmosa cidade de Gravatá recebe uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o VIII Virtuosi de Gravatá acontece entre os dias 16 e 24 de julho na Igreja Matriz de Sant’Ana com entrada gratuita.

Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis. As atrações convidadas já conquistaram prêmios internacionais em diferentes categorias e instituições, garantindo um prestígio ainda maior ao evento. Com isso, a expectativa é de sessões lotadas, com a presença até de público de outras cidades além das que sediam o festival.

Neste ano, o Virtuosi em Gravatá recebe a Semana Internacional de Coral em convênio com instituições musicais suíças trazendo assim cerca de 20 coralistas do país, além de tenores, barítonos e regentes. Além disso, coralistas nordestinos se unem ao programa para formarem um coral com mais de 40 vozes, encerrando o festival com a apresentação do Requiem de Mozart.

Rafael Garcia by Caroline Bittencourt
Maestro Rafael Garcia

Concertos – A programação tem início no sábado (16) às 20h na Igreja Matriz de Sant’Ana com a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a direção do Maestro Rafael Garcia tendo como solistas a violinista Soh-Hyun Park, o violista Rafael Altino e o violoncelista Leonardo Altino. No domingo (17) às 11h, o Virtuosi reservou um recital de canto com a participação de Niklaus Rüegg, Robert Koller e Nadia Belneeva.

Adriana Clis por Tiago Lima
Adriana Clis

O festival recebe na segunda (18) o recital Barroco & Romantismo com o pianista Ilya Ramlav. Na terça (19), é a vez do recital Brahms & Rachmaninoff com a participação do violista Rafael Altino e do pianista Ilya Ramlav. As cantoras soprano brasileiras Gabriella Pace e Adriana Clis se apresentam no dia 20 de julho tendo ao piano Nadia Belneeva. O festival segue trazendo no dia 21 o programa Paganini & Cesar Franck apresentando o Quarteto para viola, violino, cello e violao e o Quinteto para piano e cordas.

Na sexta feira (22), é a vez do Duo Altino apresentar um programa com obras de Kodály, Desenne e Ravel. Às 11h do sábado (23), o violonista Adam Marec realiza seu recital. No mesmo dia à noite, às 20h haverá a apresentação do Requiem de Mozart reunindo coralistas, instrumentistas e professores. O Virtuosi Gravatá se encerra no domingo (24) às 11h com um recital dos jovens cantores e instrumentistas, apresentando o trabalho realizado durante a semana.

Marec
Adam Marec

O VIII Virtuosi de Gravatá tem apoio da Empetur, Secretaria de Turismo, Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura de Gravatá, Hotel Villa Hípica, Cepe, Regionale Musikschule, Kanton Basel-Stadt, Avina Stiftung.

VIII FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATÁ
16 A 23 DE JULHO DE 2016

IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA

SÁBADO 16|07
20h CONCERTO DE ABERTURA

ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
RAFAEL GARCIA, regent

JOHANN SEBASTIAN BACH [1685-1750]
Concerto para violino em lá menor, BWV 1041
Allegro – Andante – Allegro assai
SOH-HYUN PARK ALTINO, violino

ANTONIN DVORAK [1841-1904]
Serenata para cuerdas en mi mayor, Op.22
Moderato – Tempo di Valse
Finale: Allegro vivace

NICCOLÒ PAGANINI [1782-1840]
Sonata per la Gran Viola, Op.35, MS 70
Introduzione: Larghetto – Recitativo a piacere
Cantabile: Andante sostenuto
Tema con Variazioni
RAFAEL ALTINO, viola

PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY [1840-1893]
Variações sobre um tema Rococó para cello e orquestra
LEONARDO ALTINO, cello

DOMINGO 17|07
11h RECITAL DE CANTO I

FRANZ SCHUBERT [1797-1828]
Der Lindenbaum
Mein!
Ständchen (Leise flehn…)

GUSTAV MAHLER [1860-1911]
Um schlimme Kinder artig zu machen
Nicht wiedersehen

ROBERT SCHUMANN [1810-1856]
Im wunderschönen Monat Mai
Wenn ich in deine Augen seh’
Ich grolle nicht

MAURICE RAVEL [1875-1937]
Chanson Épique
Chanson Romanesque

GAETANO DONIZETTI [1797-1848]
Una furtiva lagrima (L’elisir d’amore)

WOLFGANG AMADEUS MOZART [1756-1791]
Non più andrai, farfallone amoroso (Le nozze di Figaro)
Bildnisarie (Flauta Mágica)
Madamina, il catalogo è questo (Don Giovanni)
Vivat Bacchus (O Serralho)

NIKLAUS RÜEGG, tenor
ROBERT KOLLER, barítono
NADIA BELNEEVA, piano

SEGUNDA 18|07
20h BARROCO & ROMANTISMO

DOMENICO SCARLATTI [1685-1757]
Sonata in D minor K213

ANTONIO SOLER [1729-1783]
Sonata in D major R84

ROBERT SCHUMANN [1810-1856]
Grand Sonata in F-sharp minor op.11
Introduzione. Un poco Adagio – Allegro vivace
Aria
Scherzo e Intermezzo. Allegrissimo
Finale. Allegro un poco maestoso

SERGEI RACHMANINOFF [1873-1943]
Moments Musicaux
2. Allegretto em mi bemol menor
3. Andante cantabile em si menor
4. Presto em mi menor

ILYA RAMLAV, piano

TERÇA 19|07
20h BRAHMS & RACHMANINOFF

JOHANNES BRAHMS [1833-1897]
Sonata nº2 em fá maior Op.99 (cello e piano)
Allegro vivace – Adagio affettuoso
Allegro passionate – Allegro molto

SERGEI RACHMANINOFF [1873-1943]
Sonata em sol menor, Op.19 (cello e piano)
Lento.Allegro moderato
Allegro scherzando – Andante
Allegro mosso

RAFAEL ALTINO, viola
ILYA RAMLAV, piano

QUARTA 20|07
20h RECITAL DE CANTO II

ROBERT SCHUMANN [1810-1856]
Wenn ich ein Vögelein wär (poeta desconhecido)
Bedeckt mich mit Blumen (Emanuel Geibel)
Schön Blümelein (Robert Reinick)
Liebesgram (traduzido do espanhol por Emanuel Geibel)

GUSTAV MAHLER [1860-1911]
Ich bin der Welt abhanden gekommen (Rückert)
Das irdische Leben (Des Knaben Wunderhorn)

FRANZ SCHUBERT [1797-1828]
Ganymed (Goethe)
Gretchen am Spinnrade (Goethe)

ERNEST CHAUSSON [1855-1899]
La Nuit (Th. De Banville)
Réveil (H. de Balzac)

FRANCIS POULENC [1899-1963]
C (Louis aragon)
Les Chemins de l’amour (Jean Anouilh)
C’est ainsi que tu es (Louise de Vilmorin)
Voyage à Paris (Apollinaire)

EDMUNDO VILLANI-CÔRTES [1930]
Canção de Carolina (Júlio Bellodi)
Casulo (Júlio Bellodi)

WALDEMAR HENRIQUE [1905-1995]
Uirapuru (Canção Amazônica)
Maracatu: Hei de Seguir teus passos (Canção Amazônica)

GABRIELLA PACE, soprano
ADRIANA CLIS, mezzo-soprano
NADIA BELNEEVA, piano

QUINTA 21|07
20h PAGANINI & CESAR FRANCK

NICCOLÒ PAGANINI [1782=1840]
Quarteto nº 15 para viola, violin, cello & guitarra
Maestoso – Menuetto a canone.Andantino
Recitativo. Andante sostenuto con sentiment
Adagio cantabile – Rondo.Allegretto

CESAR FRANCK [1822-1890]
Quinteto para piano e cordas em fa menor
Molto moderato quasi lento – Allegro
Lento con mnolto sentiment
Allegro non troppo ma con fuoco

SOH-HYUN PARK ALTINO, violino
ALEXANDRE CASADO, violino
RAFAEL ALTINO, viola
LEONARDO ALTINO, cello
ADAM MAREC, guitarra
ILYA RAMLAV, piano

SEXTA 22|07
20h DUO ALTINO

ZOLTÁN KODÁLY [1882-1967]
Duo for Violin and Cello, Op. 7
Allegro serioso, non troppo
Adagio
Maestoso e largamente, ma non troppo lento – Presto
 
PAUL DESENNE [b. 1959]
“En Voyage” – Trois Mouvement pour Violon et Violoncelle (2012)
Delta Seis
Tañido (sobre una canción larense)
Pilón Collider
  
MAURICE RAVEL [1875-1937]
Sonate pour Violon et Violoncelle
Allegro -Trés vif
Lent – Vif, avec entrain

SOH-HYUN PARK ALTINO, violino
LEONARDO ALTINO, cello

SÁBADO 23|07
11h ADAM MAREC, violão

JIŘÍ JIRMAL [1925]
Baden Jazz Suite
Simplicitas – Berceuse
Rondo a la Samba

FERNANDO SOR [1778-1839]
Etude concertante Op. 6, No. 11

PETR EBEN [1929-2007]
Mare Nigrum
Danza –Canto -Toccata

AGUSTÍN BARRIOS MANGORÉ [1885-1944]
Cancíon de la Hilandera

KASPAR JOSEPH MERTZ [1806-1856]
Bardenklänge Op. 13
(choice of works)

EGBERTO GISMONTI [1947]
Água e Vinho

PAULO BELLINATI [1950]
Jongo

CARLO DOMENICONI [1947]
Koyunbaba suite, Op 19

20h REQUIEM DE MOZART

W.A. MOZART [1756-1791]
Requiem em ré menor KV 626
Requiem
Kyrie
Sequentia
Dies Irae
Tuba mirum
Rex tremendae
Confutatis
Lacrimosa
Offertorium
Domine Jesu Christe
Sanctus
Benedictus
Agnus Dei
Communio
Lux aeterna

ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
GABRIELLA PACE, soprano
ADRIANA CLIS, mezzo-soprano
NIKLAUS RÜEGG, tenor
ROBERT KOLLER, barítono
CORAL DA SEMANA INTERNACIONAL DE CORAL
MATTHIAS HEEP, regente coral
RAFAEL GARCIA, regente

DOMINGO 24|07
11h RECITAL

Programa a ser anunciado.
Resultado do trabalho desenvolvido durante o festival



CORAL:
Sopranos: Ana Cláudia Lins, Angela Wiedmer, Elizete de Lira, Flavia Hodel, Giovanna Simões, Hannah Beutler, Mérlia Faustino, Milena Witzemann, Mylene Lafranchi, Olivia Alleman, Pascale Welsch, Regina Vogel, Raphaela Vogel, Sônia Santos, Suênya Mota, Thayze Tavares
Altos: Amanda Santos, Anja Michel, Harynne Liebig, Isabel Amsler, Johanna Vogel, Katarzyna Krasnopolska, Maria Rejane Silva, Nizely Costa, Noemie Bollinger, Sofia Heuri
Tenores: Adriano Sampaio, Daniel dos Santos, Donatelly Santos, Estevão de Moraes, Guilherme Gaião, Ivan de Lima Jr, Jeter Mauricio, José Adriano Junior, Marcos Célio, Marcos Gonzalez
Baixos: Alysson Cavalcanti, Andreas Lüchinger, Benjamin Widmer, Caio de Sá, Douglas Cavalcante, Elvis Guimarães, Jonathan Brugger, Lenard Fasnacht, Lukas Hayoz

ORQUESTRA:
Violinos: Valter Soares, Felipe dos Santos Vital, Misael Dinis, Yuri Tavares, Thialysson Moura, Jesse de Oliveira Neto, Samuel Oliveira, Silverson Henrique, Calini Brito, André Luiz Serapião, Cleydson de Lima, Jade Martins
Violas: Ryellen de Souza Joaquim, Reuel Gomes, Raul Victor, Letícia de Lima, Daniel Espinoza, Laercio Souza, Baruck Borean, Igor Borges, Moises Bomfim Honto, Paloma Izidio, Jontas Santos, Daniel Mendes, Camila Rodrigues, Raquel Paz
Cellos: Nilson Galvão, Daniel Tamietti, Daiane de Andrade, Diego Dias, Fernando Trigueiro, Davidson Costa, Italo Rafael, Leonardo Semensato, Valquiria Soares, Amanda Lopes
Baixos: Italo Ferreira, Fagner Zumba, Carlos Rosendo
Clarinetes: Isaías Rafael
Fagotes: Péricles Johnson, Josias Felipe
Trompetes: Josias Adolfo, Erico Verissimo
Trombones: Mizael França
Timpano: Antonio Barreto


AGRADECIMENTOS (CROWDFUNDING):

DOADORES VOLUNTÁRIOS
Anônimos
Aline Piol Sá
Luis Fernandes Oliveira
Sergio Almeida
Márcio Bezerra
Luciana Tavares
Andre Rosemberg
Paulo Almeida Filho

ANJOS DO VIRTUOSI
José Paulo Cavalcante
Anônimo

VIRTUOSI DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE ETAPAS EM BELO JARDIM, GRAVATÁ E GARANHUNS EM JULHO

Virtuosi_FLORAPIMENTEL_259

De 07 a 26 de julho, o VIRTUOSI percorre o interior de Pernambuco com uma série de concertos e recitais gratuitos em eventos já consagrados e aguardados ansiosamente pelo público do Agreste do estado. Belo Jardim, Gravatá e Garanhuns receberão mais uma vez a programação do Virtuosi com a chegada de instrumentistas nacionais e internacionais em apresentações inéditas, além da oferta de masterclasses para estudantes de música da região.

Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis. As atrações convidadas já conquistaram prêmios internacionais em diferentes categorias e instituições, garantindo um prestígio ainda maior ao evento. Com isso, a expectativa é de sessões lotadas, com a presença até de público de outras cidades além das que sediam o festival.

UniRio Metais
UniRio Metais

Belo Jardim – Apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Conceição Moura, a “cidade de músicos” recebe pela segunda vez uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o II Virtuosi de Belo Jardim acontece entre os dias 07 e 10 de julho na Igreja Matriz com entrada gratuita. A segunda edição do festival concentra-se principalmente na realização de master classes para instrumentistas de sopros. Mais de 50 jovens trompetistas, trombonistas, tubistas, flautistas, clarinetistas e saxofonistas se inscreveram para estas atividades.

Seis concertos estão programados para essa segunda edição do festival, que tem início no dia 07 às 20h na Igreja Matriz com a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a regência do Maestro Rafael Garcia, apresentando um programa com obras de Vivaldi, Albinoni, Glazunov, Baermann e Maestro Duda. Na sexta (08), às 17h acontece a apresentação da Banda de Música do IFPE e às 20h o evento destaca um programa de música de câmara com a participação do Trio de Palhetas da OSB. No sábado (09), às 20h é a vez do grupo UniRio Metais, formado por professores da UNIRIO e UFRJ. No encerramento no domingo (10), às 11h, a banda formada por instrumentistas durante o festival executa um concerto inédito sob a direção do Maestro Rafael Garcia e às 17h a Big Band do IFPE fecha as atividades do festival.

O II Virtuosi de Belo Jardim tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da lei federal de incentivo fiscal e do Instituto Conceição Moura com apoio do Grupo Moura, Prefeitura de Belo Jardim, Instituto Federal de Pernambuco Campus Belo Jardim e CEPE.

Niklaus Rüegg
Niklaus Ruegg

Gravatá – Pelo oitavo ano consecutivo, a charmosa cidade de Gravatá recebe uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o VIII Virtuosi de Gravatá acontece entre os dias 16 e 24 de julho na Igreja Matriz de Sant’Ana com entrada gratuita.

Neste ano, o Virtuosi em Gravatá recebe ainda a Semana Internacional de Coral em convênio com instituições musicais suíças trazendo assim cerca de 20 coralistas do país, além de tenores, barítonos e regentes. Além disso, coralistas nordestinos se unem ao programa para formarem um coral com mais de 40 vozes, encerrando o festival com a apresentação do Requiem de Mozart.

A programação tem início no sábado (16) às 19h na Igreja Matriz de Sant’Ana com a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a direção do Maestro Rafael Garcia tendo como solistas a violinista Soh-Hyun Park, o violista Rafael Altino e o violoncelista Leonardo Altino. No domingo (17) às 11h, o Virtuosi reservou um recital de canto com a participação de Niklaus Rüegg, Robert Koller e Nadia Belneeva.

Ilya Ramlav
Ilya Ramlav

O festival recebe na segunda (18) o recital Barroco & Romantismo com o pianista Ilya Ramlav. Na terça (19), é a vez do recital Brahms & Rachmaninoff com a participação do violista Rafael Altino e do pianista Ilya Ramlav. As cantoras soprano brasileiras Gabriella Pace e Adriana Clis se apresentam no dia 20 de julho tendo ao piano Nadia Belneeva. O festival segue trazendo no dia 21 o programa Paganini & Cesar Franck apresentando o Quarteto para viola, violino, cello e violao e o Quinteto para piano e cordas.

Na sexta feira (22), é a vez do Duo Altino apresentar um programa com obras de Kodály, Desenne e Ravel. Às 11h do sábado (23), o violonista Adam Marec realiza seu recital. No mesmo dia à noite, às 19h haverá a apresentação do Requiem de Mozart reunindo coralistas, instrumentistas e professores. O Virtuosi Gravatá se encerra no domingo (24) às 11h com um recital dos jovens cantores e instrumentistas, apresentando o trabalho realizado durante a semana.

O VIII Virtuosi de Gravatá tem apoio da Empetur, Secretaria de Turismo, Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura de Gravatá, Hotel Villa Hípica, Cepe, Regionale Musikschule, Kanton Basel-Stadt, Avina Stiftung.

Duo Altino (Leonardo e Soh-Hyun)
Duo Altino (Leonardo e Soh-Hyun)

Garanhuns – Dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns, o Virtuosi também marca presença com o Virtuosi na Serra de 24 a 26 de julho com apresentações na Igreja de Santo Antônio. A programação se inicia no domingo (24) às 16h30 com a execução do Requiem de Mozart, com coralistas suiços e nordestinos em um trabalho desenvolvido durante o festival em Gravatá na semana anterior.

Na segunda-feira (25), às 16h30, o festival apresenta o recital do violista Rafael Altino, e às 21h o recital com o pianista Ilya Ramlav executando o programa “Barroco & Romantismo”. No dia 26, às 16h30, o DUO ALTINO se apresenta pela primeira vez em Garanhuns e às 21h, os tenores suíços Niklaus Rüegg e Robert Koller apresentarão canções e árias de ópera e opereta encerrando assim a programação do Virtuosi em Garanhuns.


PROGRAMAÇÃO VIRTUOSI – JULHO / 2016

II Virtuosi de Belo Jardim – 07 a 10 de Julho – Igreja Matriz de Belo Jardim
VIII Virtuosi de Gravatá – 16 a 24 de Julho – Igreja Matriz de Sant’Ana
Virtuosi na Serra – Garanhuns – 24 a 26 de Julho – Igreja de Santo Antônio
Aberto ao público
Mais informações: www.virtuosi.com.br