ENCERRAMENTO DO VIRTUOSI TRAZ EXECUÇÕES PRIMOROSAS DE PIANO E VIOLINO

Os pianistas Walter Cosand e Bernard Giraud e o violinista Ilya Gringolts serão os responsáveis por encerrar com chave de ouro a 15ª edição do VIRTUOSI, Festival Internacional de Música de Pernambuco. Os recitais ocorrem no Teatro de Santa Isabel a partir das 17h com entrada gratuita.

O festival, que homenageou Luiz Gonzaga neste ano, termina com obras de compositores europeus consagrados, como Mozart, Schubert e Paganini, interpretrados com uma precisão rara de se ouvir ao vivo em Pernambuco. Às 17h acontece o recital de piano a 4 mãos com os pianistas Walter Cosand & Bernard Giraud. Entre as peças do programa está uma versão do famoso Bolero, de Ravel, transcrita para dois pianistas tocando juntos.

O segundo espetáculo será às 19h com o grande violinista russo Ilya Gringolts. Vencedor do Concurso Paganini, Gringolts apresenta um recital histórico. Nesta ocasião, o violinista executará os “24 Caprichos de Paganini para Violino Solo”, escrita entre 1802 e 1817. Esta obra única tornou-se a base da técnica do violino virtuoso sendo uma das mais complexas já compostas para o instrumento. Cada parte da obra tem acordes e velocidades diferentes com uma multiplicidade de detalhes e melodias de difícil execução que exigem o máximo do instrumentista.

O VIRTUOSI 2012 conta com patrocínio do BNDES, CAIXA, Toyota e Excelsior Seguros, incentivo do Governo do Estado de Pernambuco através do FUNCULTURA e apoio da Prefeitura de Olinda, Prefeitura do Recife, Prefeitura de João Pessoa, CEPE, Revista Continente, Livraria Cultura, Rede Globo Nordeste, UFPB, Fundação Amazônica de Música e Dorisol Grand Hotel Recife.

Ministério da Cultura & BNDES apresentam
XV VIRTUOSI
Rafael Garcia, diretor artístico

PROGRAMAÇÃO
Entrada Gratuita

16| DOMINGO | Teatro de Santa Isabel

17h Walter Cosand & Bertrand Giraud
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Sonata em dó maior, KV521
Franz Schubert (1797-1828)
Fantasia em fá menor, D.940
Francis Poulenc (1899-1963)
Sonata para piano a 4 mãos
Maurice Ravel (1875-1937)
Ma mère l’oye
Maurice Ravel (1875-1937)
Bolero (transcrição para piano a 4 mãos pelo autor)

19h Os 24 Caprichos de Paganni
Ilya Gringolts, violino

Mais informações: http://www.virtuosi.com.br

Virtuosi anuncia inscrições para palestras e mudança na programação

Interessados em participar da série de palestras “Aprendendo a ouvir Música Clássica”, já podem se inscrever no site do Virtuosi – www.virtuosi.com.br. A palestra faz parte do projeto VIRTUOSI DIÁLOGOS, que conta com a presença do jornalista Irineu Franco Perpétuo, colaborador da Folha de São Paulo e da revista Concerto. As palestras acontecerão na Livraria Cultura – Paço Alfândega, nos dias 11, 12 e 13 às 10h e a inscrição é totalmente gratuita.

Impossibilitado de vir nesta edição do VIRTUOSI, o pianista Victor Assuncion será substituído na programação de concertos do festival pelo pianista norte-americano Walter Cosand. Coordenador do Departamento de Teclado e Professor da Universidade do Arizona, Cosand é vencedor de inúmeros prêmios importantes incluindo o Eastman Piano Competition, com apresentações já realizadas na China, Canadá, Rússia e Europa. Walter Cosand fará receitais na programação do festival no Teatro Eva Hertz (11 e 13/12), João Pessoa (15/12) e no Teatro de Santa Isabel (16/12), no encerramento do VIRTUOSI.

Virtuosi divulga programação do 15º festival (Folha de Pernambuco)

A 15ª edição do Virtuosi divulgou, na manhã desta terça-feira (13), a programação completa do Festival Internacional de Música de Pernambuco. O festival, que dedica esta edição ao centenário de Luiz Gonzaga, acontece de 9 a 16 de dezembro. Pelo terceiro ano consecutivo, o evento acontece em diferentes localidades além do Recife. Este ano, se divide entre o Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Shopping Rio Mar, no Pina, o Teatro de Santa Isabel, na área central do Recife, o Convento de São Francisco, em Olinda, e ainda no Teatro Radegundis Feitosa, em João Pessoa, e na Sala Augusto Meira Filho, em Belém. A programação será gratuita.

A abertura do festival será em Olinda, às 17h, no dia 9 de dezembro. Para abrir a programação, o Quarteto Radamés Gnatalli fará dois concertos em sequência, o de Heitor Villa-Lobos e Astor Piazzolla. Em seguida, o Teatro Eva Herz recebe, no dia 11 de dezembro, a partir das 16h às 18h, os pianistas Victor Asuncion (Filipinas) e Bertrand Giraud (França), os violinistas Soh-Hyun Park (Coréia do Sul), Benjamin Sung (Estados Unidos) e Yannos Margaziotis (Grécia), a cantora Gabriella Pace, os violoncelistas Leonardo Altino (Brasil) e Kim Bak Dinitzen (Dinamarca), o fagotista Tolga Alpay (Turquia) e Ensemble São Paulo, entre outros. Destaca-se a apresentação da obra “Enoch Arden” de Richard Strauss para narração e piano, obra inédita aqui na região e que será executada pelo ator Germano Haiut e a pianista Ana Lúcia Altino.

A Série Vicente Fittipaldi, que acontece no Teatro de Santa Isabel a partir do dia 11 de dezembro, às 20h, abriga os principais concertos do festival. O concerto de abertura traz o pianista russo Igor Lovchinsky com obras de Chopin, Prokovief e Gershwin. No dia 12 de dezembro, às 20h, o Virtuosi apresenta duas obras centenárias que marcaram a história da música ocidental. A obra “Três vezes sete poemas do Pierrot Lunaire de Albert Giraud” ou simplesmente Pierrot Lunaire Op.21 é um ciclo de canções composto por Arnold Schönberg com base num conjunto selecionado de 21 poemas da tradução em alemão realizada por Erich Hartleben do ciclo de poemas homônimo de Giraud.

No dia 13 de dezembro, às 20h, o Concerto BNDES oferece um programa dedicado ao homenageado Luiz Gonzaga. Toninho Ferragutti, “um dos maiores acordeonistas do mundo” segundo Hermeto Pascal, apresenta músicas de seu CD “Nem Sol nem Lua”. Na segunda parte do programa será apresentada a obra “A coragem e a cara – Memorial Musical de Luiz Gonzaga”, encomendada pelo Virtuosi aos compositores Eli-Eri Moura e Marcílio Onofre e que teve sua estreia durante o Virtuosi de Gravatá 2012. A obra composta para ator, viola, acordeom, coral e orquestra de cordas tem texto de Tarcísio Pereira.

No dia 14 de dezembro, às 20h, com o tema “Mozart para sempre”, a Orquestra Virtuosi se apresenta sob a regência do Maestro Rafael Garcia tendo como solistas o oboísta Joel Gisiger, a cantora Gabriella Pace e o pianista Victor Asuncion. No dia 15 de dezembro, às 20h, a Orquestra Virtuosi sob regência do Maestro Rafael Garcia tem como solista o violoncelista pernambucano Leonardo Altino na execucão de duas grandes obras para cello e orquestra: as Variações sobre um tema Rococó e o famoso concerto para violoncelo e orquestra de Dvorak.

O festival se despede no dia 16 de dezembro com dois espetáculos. O primeiro, às 17h, traz o recital de piano a quatro mãos com os pianistas Victor Asuncion & Bernard Giraud. O Segundo espetáculo, às 19h, apresenta o grande violinista russo Ilya Gringolts.

Confira a programação:

Livraria Cultura – Paço Alfândega
11, 12 e 13 de dezembro

II Virtuosi Diálogos
Aprendendo a ouvir a música clássica
Talks com Irineu Franco Perpétuo
Inscrição: www.virtuosi.com.br

Convento de São Francisco – Olinda
9 de dezembro

17h e 18h – Quarteto Radamés Gnatalli

Série de Música de Câmara

Teatro Eva Herz – Livraria Cultura do Shopping Rio Mar
11 de dezembro

16h Benjamin Sung, violino
17h Sonatas de Brahms

12 de dezembro

16h Victor de Almeida, viola
17h Enoch Arden

13 de dezembro

16h Duos & Trios
17h Gabriella Pace, soprano, Kim Bak Dinitzen, cello e Victor Asuncion, piano

14 de dezembro

16h Ensemble São Paulo & Bertrand Giraud
17h Leonardo Altino, cello

Série Vicente Fittipaldi
11 de dezembro

10h Rhapsody in Blue e Igor Lovchinsky, piano

12 de dezembro

20h Schonberg & Debussy

13 de dezembro

20h Concerto BNDES e Homenagem a Luiz Gonzaga

14 de dezembro

20h – Mozart para Sempre

15 de dezembro

20h 15 anos de Virtuosi, Orquestra Virtuosi, Leonardo Altino, cello, Rafael Garcia, regente

16 de dezembro

17h Victor Asuncion & Bertrand Giraud
19h Os 24 Caprichos de Paganini e Ilya Gringolts, violino

Igreja de São Francisco – João Pessoa

14 de dezembro

20h Rhapsody in Blue e Igor Lovchinsky

15 de dezembro

20h Victor Asuncion & Bertrand Giraud

Sala Augusto Meira Filho – Belém

17 de dezembro

20h Rhapsody in Blue e Igor Lovchinsky, piano

18 de dezembro

20h Victor de Almeida, viola