Programação do XIX Virtuosi deste final de semana acontece no Teatro de Santa Isabel

Seção: Notícias
Programação do XIX Virtuosi deste final de semana acontece no Teatro de Santa Isabel

No próximo final de semana, durante os dias 16, 17, ambos as 20h, e no dia 18, o Teatro de Santa Isabel recebe a série Vicente Fittipaldi do XIX Virtuosi. A programação se inicia com a apresentação da pianista russa/alemã Kristina Miller-Koeckert que executa um programa virtuosístico. No dia 17, será a vez de subir ao palco o pianista Victor Asuncion. Dia 18 às 18h o publico terá a oportunidade de apreciar o Trio con Brio Copenhagen. Entrada franca.

kristina-miller-2

Natural de Moscou, Kristina Miller-Koeckert aos seis anos foi convidada para estudar na escolar especial de música para crianças talentosas de São Petersburgo. Desde os 12 anos se apresenta pela Europa, Estados Unidos e Oceania. Foi solista com orquestra aos 8 anos. Hoje é mestre em música. No XIX Virtuosi apresentará algumas peças de Rachmaninov, um dos compositores mais amados no mundo e também, o favorite da pianista.

victor-asuncion-2_caroline-bittencourt

Victor Asuncion, grande artista já conhecido do público pernambucano tem se apresentado em grandes salas de concerto no Canadá, Japão, México e Filipinas. Fez sua estréia aos 18 anos com a Manila Chamber Orchestra e seu primeiro recital em New York em 1999. Um entusiasta da música de câmara tem colaborado com artistas como Lynn Harrell, Cho-Liang Lin, Andres Diaz, Emerson String Quartet entre outros.

Trio Con Brio

O festival se despede de Recife com o Trio con Brio Copenhagen que aporta pela primera vez na America Latina. Fundado em Viena, o trio está em grande demanda internacional, com uma agenda intensa de concertos em todo o mundo

A TOUR INTERNACIONAL que conta com o patrocínio do BNDES e incentivo do FUNCULTURA será realizada de 16 a 19 de dezembro em três países. Os concertos ocorrem dia 16 às 20h na Sala VERDI em Montevidéu; dia 18 às 18h no Centro Cultural Kirchner em Buenos Aires e dia 19 às 19h30 no Conjunto Andrónico Luksic na Universidad Católica de Santiago no Chile.

O programa da turnê é formada por obras de Vivaldi tendo como solista o flautista Horácio Massone (Argentina); obras de Paganini com o solista Rafael Altino; Saint-Saens e Sarasate com a solista Clara-Jumi Kang e peças de Marlos Nobre e Grieg com a Orquestra Virtuosi. No Chile será solista também o violoncelista Leonardo Altino.

TEATRO DE SANTA ISABEL

16 | SEXTA 20h
O PIANO ROMÂNTICO I
KRISTINA MILLER-KOECKERT, piano

17 | SÁBADO 20h
O PIANO ROMÂNTICO II
VICTOR ASUNCION, piano

18 | DOMINGO 18h
TRIO CON BRIO COPENHAGEN
SOO-JIN, violino
SOO-KYUNG HONG, cello
JENS ELVEKJAER, piano

Leia mais » Nenhum comentário

Orquestra Virtuosi se apresenta na Ordem Terceira de São Francisco nesta quarta

Seção: Notícias
Orquestra Virtuosi se apresenta na Ordem Terceira de São Francisco nesta quarta

img_0984

A Orquestra Virtuosi sob a regência do Maestro Rafael Garcia apresenta nesta quarta-feira (14) um concerto com a participação de importantes solistas. O recital é o mesmo que será levado na tour internacional do Festival XIX Virtuosi. O público terá a oportunidade de apreciar a peça musical de forma gratuita, às 19h, na Ordem Terceira de São Francisco, no Bairro de Santo Antônio, no Recife.

Formada por expressivos músicos nacionais e internacionais, a seleção de seus compositores e instrumentistas é feita de acordo com a programação que a Orquestra realiza. Na ocasião, se apresentam junto com o Maestro Rafael Garcia, músicos do calibre de Rafael Altino, Clara-Jumi Kang, que será solista da Orquestra nos concertos de Recife, Montevidéu e Buenos Aires, entre outros.

Criador, diretor artístico e regente do Festival Virtuosi, Rafael Garcia tem se destacado pelo seu infatigável empenho e esforço em difundir a música clássica em todos os segmentos e lugares em que se vislumbre a menor chance para isso. Casado com a pianista pernambucana Ana Lucia Altino, desempenhou inúmeras funções como violinista, professor, diretor artístico, regente, criador e coordenador de projetos culturais significativos para o desenvolvimento da música clássica na região.

Ao longo dos anos conquistou relevantes oportunidades como o cargo de Spalla da OSESP com o Maestro Eleazar de Carvalho; a implantação do movimento musical na Paraíba; a posição de professor do New England Conservatory e criação do Lexington Music Festival em Boston; a criação da OFN/NE; a criação e reativação da Orquestra Jovem de Pernambuco entre outras.

O programa da turnê é formado por obras de Vivaldi e conta com patrocínio do BNDES, CHESF, STN, Excelsior Seguros, incentivo do Funcultura e apoio da Prefeitura do Recife, Consulado Americano, Consulado Geral da França, CEPE, MAMAM, CCK, Sala VERDI, Universidad Católica de Chile, UFPB, UFBA, Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, Dragão do Mar e Dorisol Grand Hotel Recife.

Leia mais » Um comentário

XIX VIRTUOSI SE EXPANDE COM CONCERTOS NO BRASIL, URUGUAI, ARGENTINA e CHILE

Seção: Notícias
XIX VIRTUOSI SE EXPANDE COM CONCERTOS NO BRASIL, URUGUAI, ARGENTINA e CHILE

capa-virtuosi-2016-hor

O Ministério da Cultura e o BNDES apresentam o XIX VIRTUOSI – Festival Internacional de Música de Pernambuco que ocorre de 10 a 19 de dezembro. Nesta edição, o festival acontece não apenas no Nordeste brasileiro, mas ainda na Argentina, Uruguai e Chile com uma programação que se caracteriza pela excelência de seu repertório e de sua execução em peças clássicas e contemporâneas. Pelo sétimo ano consecutivo, o VIRTUOSI acontece em diferentes localidades além do Recife, com concertos e recitais nas cidades de Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Olinda, João Pessoa, Natal, Salvador e Fortaleza.

Um dos grandes destaques na programação é o primeiro concerto do Virtuosi na Bomba do Hemetério no dia 10 de dezembro. Um dos bairros do Recife com maior movimentação cultural vai ter a honra de receber um concerto ao ar livre com a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a Regência do Maestro Rafael Garcia e a presença do Maestro Forró como solista.

O VIRTUOSI 2016 conta com patrocínio do BNDES, CHESF, STN, Excelsior Seguros, incentivo do Funcultura e apoio da Prefeitura do Recife, Consulado Americano, Consulado Geral da França, CEPE, MAMAM, CCK, Sala VERDI, Universidad Católica de Chile, UFPB, UFBA, Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, Dragão do Mar e Dorisol Grand Hotel Recife.

O XVIX Virtuosi realiza o VI VIRTUOSI DIÁLOGOS promovendo palestras com o jornalista Irineu Franco Perpétuo com o tema “Aprendendo a ouvir Música Clássica” no MAMAM, dias 13, 14 e 15 às 10h. Os interessados poderão se inscrever aqui. Toda a programação do XIX VIRTUOSI será totalmente gratuita.
maestro-forro
Concertos – A abertura do XIX VIRTUOSI acontece no dia 10 de dezembro às 19h no bairro da BOMBA DO HEMETÉRIO no Recife. Com a participação do trompetista Maestro Forró, a Orquestra Jovem de Pernambuco apresentará um programa de música clássica sob a direção do Maestro Rafael Garcia. O programa se encerra com músicas de natal arranjadas pelo Maestro Forró para orquestra e coro. O bairro teve seu nome originado de uma bomba de água colocada sobre um poço por um morador da localidade chamado Hemetério.

clara-jumi-kang

No dia 11, às 18h, inicia-se a TOUR NORDESTE do Virtuosi que leva o festival para Olinda, João Pessoa, Natal, Fortaleza e Salvador. O concerto em Olinda será realizado no Convento de São Francisco e apresentará a violinista coreana/alemã Clara-Jumi Kang, uma das vencedoras do último Concurso Tchaikowsky realizado em 2015. Clara-Jumi Kang foi aluna do maior professor de violino da atualidade: Zakhar Bron. A violinista foi uma criança prodígio apresentando-se desde os cinco anos de idade como solista de orquestra sinfônica. Vencedora de vários prêmios internacionais, destacou-se com o Internacional de Indianápolis recebendo além do primeiro prêmio, cinco outros especiais. Toca com um violino Stradivarius de 1708, “Ex-Strauss” cedido pela Fundação Samsung da Coréia.

A TOUR NORDESTE apresenta o Trio con Brio Copenhagen nos dias 14 em João Pessoa e 15 em Salvador, com ambos os concertos às 20h. O primeiro acontece na Sala Radegundis Feitosa da UFPB e o segundo no Museu de Arte Sacra da UFBA. Fundado em Viena, o trio está em grande demanda internacional com uma agenda intensa de concertos em todo o mundo. Nos últimos anos, o Trio con Brio Copenhagen tem aparecido nas principais salas de concerto da Europa, EUA e Ásia. Venceu a maioria das competições internacionais incluindo a ARD (Munique), Vittorio Gui (Florença) e Trondheim (Noruega). O violinista Soo-Jin toca em um instrumento de Andrea Guarneri do século 17, Soo-Kyung toca um violoncelo Grancino, e o pianista Jens é o primeiro Steinway Artist da Dinamarca.

Já o duo Rodrigo Ferreira & Ronan Khalil, contratenor e cravista, estarão se apresentando dia 14 em Natal (Teatro de Cultura Popular Chico Daniel ) e dia 16 em Fortaleza (Auditorio Dragão do Mar). O brasileiro Rodrigo Ferreira tem uma vida muito ativa participando de várias óperas com papéis principais e junto com o cravista Ronan Khalil realizam numerosos concertos e recitais na França e recentemente em Cuba. O duo participa do Virtuosi com apoio do Consulado Geral da França.

EnsembleSP

De volta ao Recife, a programação do VIRTUOSI prossegue nos dias 12, 13, 14 e 15 com concertos de câmara na Ordem Terceira de São Francisco do Recife, sempre às 19h. No dia 12, o Ensemble São Paulo & Luiz Afonso apresentam o CD “Quinteto para Clarinete & Cordas” com obras de Brahms, Reale e Escobar. No dia 13, o programa “A voz e o violino” apresenta a soprano Manuela Freua (SP) e o violinista americano Benjamin Sung com obras de Clarke, Williams, Kurtag e Villa-Lobos. A Orquestra Virtuosi de Pernambuco sob a regência do Maestro Rafael Garcia apresenta no dia 14 um concerto que será levado na tour internacional tendo como solistas o violista Rafael Altino e a violinista Clara-Jumi Kang. Finalmente, no dia 15, o duo Rodrigo Ferreira & Ronan Khalil se apresenta em Recife com o programa “Música por um Tempo”.

O Teatro de Santa Isabel abriga a Série Vicente Fittipaldi com apresentações nos dias 16, 17 e 18 sempre às 20h. A programação no teatro se inicia com o recital da pianista russa/alemã Kristina Miller-Koeckert que executa um programa virtuosístico. Natural de Moscou, aos seis anos foi convidada para estudar na escolar especial de música para crianças talentosas de São Petersburgo. Desde os 12 anos se apresenta pela Europa, Estados Unidos e Oceania. No dia 17, será a vez de subir ao palco o pianista Victor Asuncion, grande artista já conhecido do público pernambucano. O festival se despede de Recife no dia 18 às 18h com a apresentação do Trio con Brio Copenhagen.

Enquanto se realiza a TOUR NORDESTE e os concertos no Recife, o VI VIRTUOSI DIÁLOGOS acontece no Auditório do MAMAM nos dias 13, 14 e 15 das 10h às 12h. Serão talks com o jornalista Irineu Perpétuo com o tema “Apresendendo a ouvir música clássica” em mais uma edição de sucesso. As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis nesta página.

A TOUR INTERNACIONAL que conta com o patrocínio do BNDES e incentivo do FUNCULTURA será realizada de 16 a 19 de dezembro em três países. Os concertos ocorrem dia 16 às 20h na Sala VERDI em Montevidéu; dia 18 às 18h no Centro Cultural Kirchner em Buenos Aires e dia 19 às 19h30 no Conjunto Andrónico Luksic na Universidad Católica de Santiago no Chile.

O programa da turnê é formada por obras de Vivaldi tendo como solista o flautista Horácio Massone (Argentina); obras de Paganini com o solista Rafael Altino; Saint-Saens e Sarasate com a solista Clara-Jumi Kang e peças de Marlos Nobre e Grieg com a Orquestra Virtuosi. No Chile será solista também o violoncelista Leonardo Altino.


XIX VIRTUOSI

De 10 a 19 de dezembro de 2016
Todos os concertos são gratuitos

FICHA TÉCNICA
Direção Artística: RAFAEL GARCIA
Coordenação: ANA LUCIA ALTINO
Tour Manager: RICARDO GARCIA
Realização: VIRTUOSI SOCIEDADE ARTÍSTICA LTDA
Produção: CODA
Assessoria de imprensa: ANA GARCIA E LUMA ARAUJO – www.coquetelmolotov.com.br
Criação gráfica: PEDRO INOUE / BÚFFALO
Mais informações: (81) 3363-0138

Leia mais » Um comentário

VIRTUOSI REALIZA FESTIVAL DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA PELA QUINTA VEZ

Seção: Notícias
VIRTUOSI REALIZA FESTIVAL DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA  PELA QUINTA VEZ

ensemble-u

O Ministério da Cultura e o BNDES apresentam o V VIRTUOSI SÉCULO XXI que ocorre de 26 a 29 de outubro no Recife com uma programação que se caracteriza pela excelência de seu repertório e de sua execução em peças contemporâneas. O V VIRTUOSI SÉCULO XXI conta com patrocínio do BNDES e Governo Federal através da Lei Rouanet, Prefeitura do Recife e apoio da CEPE e Eesti Kultuurkapital (Estônia).

O V VIRTUOSI SÉCULO XXI mantém a tradição de trazer grandes nomes internacionais na música contemporânea para conversar com os instrumentistas locais apresentando novas peças ao vivo. Nesta edição o festival traz a compositora alemã Karola Obermüller e os compositors brasileiros Fernando Cerqueira (BA), Oiliam Lanna (MG), Rodrigo Lima (SP) e Marcus Varela (RN).

As palestras serão realizadas no Auditório do MAMAM começando às 09h30 no dia 27 de outubro. As inscrições gratuitas serão realizadas através do site www.virtuosi.com.br. O festival também abre seis vagas para jovens compositores participarem da MasterClass com a compositora alemã Karola Obermüller. Os interessados deverão seguir as instruções aqui.

Camilla Hoitenga
Concertos – O VIRTUOSI abre a programação gratuita de concertos no dia 26 de outubro às 19h na Ordem Terceira de São Francisco do Recife com a flautista Americana residente na Alemanha CAMILLA HOITENGA que apresenta um recital solo com diferentes flautas desde o piccolo até a flauta baixo. O repertório foi formado especialmente por obras que foram escritas para a flautista, incluindo a estreia mundial da obra dos compositores Pèter Koeszeghy e Rodrigo Lima. Camilla apresenta ainda peças de Mark Chamber, Kaija Saariaho, Anne Lebaron e Fernando Cerqueira, entre outros.

abstrai

Dia 27 será a vez do ABSTRAI ENSEMBLE do Rio de Janeiro no mesmo horário. O ABSTRAI ensemble dedica-se à música de câmara contemporânea, sendo integrado por instrumentistas e compositores de renomada carreira e residentes no Rio de Janeiro. O grupo colabora principalmente com compositores brasileiros e estrangeiros vivos, desenvolvendo seu repertório nas mais diversas formações musicais. Além de estrear obras instrumentais e vocais, o grupo também emprega as últimas tecnologias digitais (música mista e eletroacústica) nos seus concertos. Contribui pela diversidade musical e pode ser visto como um instrumento não só de difusão da cultura, mas também da sua produção.

A programação de concertos se encerra no dia 28 com o ENSEMBLE U: da Estônia que se apresenta com um programa inédito. Formado por seis músicos, o grupo apresenta uma obra chamada “Ensemble U: & Orquestra da Audiência”. É uma experiência interativa desenvolvida pelo grupo. Os ouvintes do evento ganham um poder incomum – eles podem controlar a forma como o concerto se desenvolve, o que é a música tocada e dar feedback instantâneo de suas opiniões.

Em algumas partes eles podem tocar junto com os artistas e são transformados em uma espécie de orquestra. Mas ao contrário de uma orquestra normal que se baseia em hierarquias e regras rígidas, a Orquestra da Audiência atua sobre as bases da democracia – todo mundo tem um voto e as decisões são tomadas por maioria. O principal problema desta experiência singular é investigar e jogar em torno da idéia de “democracia ao fazer música”.

O público poderá participar utilizando um smart-phone, tablet ou laptop. A única coisa que precisa fazer é efetuar login na rede Wi-Fi local (criado pelo grupo U:), abrir uma página web e seguir instruções. Dois computadores com software criado especialmente para esta experiência executam os serviços necessários, reúnem os dados dos participantes e os transformam em música ou informações de outra forma útil.

PROGRAMAÇÃO

* PALESTRAS – MAMAM – Rua da Aurora

Dia 27|10
09:30 – 10:50 Palestra 1: Karola Obermüller (Alemanha/EUA)
11:00 – 12:20 Palestra 2: Karola Obermüller (Alemanha/EUA)
13:30 – 14:50 Palestra 3: Fernando Cerqueira (BA)
15:00 –16:20 Palestra 4: Oiliam Lanna (MG)

Dia 28|10
09:30 – 10:50 Palestra 5: Ensemble U: (Estônia)
11:00 – 12:20 Palestra 6: Camilla Hoitenga (EUA)
13:30 – 14:50 Palestra 7: Rodrigo Lima (SP)
15:00 – 16:20 Palestra 8: Marcus Varela (RN)

Dia 29|10
09:30 – 12:20 Master Class: Karola Obermüller (Alemanha/EUA)
13:30 – 16:20 Master Class: Karola Obermüller (Alemanha/EUA)


* CONCERTOS – ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DO RECIFE

Dia 26|10 19h

CAMILLA HOITENGA, flautas (EUA/ALEMANHA)

Kaija Saariaho [1952]
Laconisme De L’aile (1982) Para Flauta

Karola Obermueller [1977]
…silbern (2) (2015/2016)* Para Flauta Baixo

Pèter Koeszeghy [1971]
Utopie Xiii—Eisblüten (2007)* Para Piccolo

Pèter Koeszeghy [1971]
New Work (2016)* Para Flauta Ou Flauta Alto

Mark Chambers [1969]
3 Miniatures (2015)* Para Flauta Baixo E Eletrônico

Kaija Saariaho [1952]
Dolce Tormento (2004)* Para Piccolo

Fernando Cerqueira [1941]
Variantes Do Pássaro Preto

Rodrigo Lima [1976]
Entrelinhas Para Flauta Solo

Anne Lebaron [1953]
Sachamama (1995) Para Flauta Alto & Mídia Fixa

*escritas para Camilla Hoitenga

27| QUINTA 19h

ABSTRAI ENSEMBLE (RJ)
 
Christian Lauba (Tunisia, 1952)
Massaï (2010)
Sax Alto E Clarone

Rodrigo Lima (Brasil, 1976)
Sopro De Câmara (2009) 
Flauta, Clarone, Sax Alto
 
Fabio Adour (Brasil, 1973)
Improviso (1997)
Flauta E Violão
 
Paulo Rios Filho (Brasil, 1985)
A Vinte Dias Do Fim (2014)
Flauta E Clarineta
 
João Pedro Oliveira (Portugal, 1959)
Litania (2008)
Sax Tenor, Violão E Eletrônica
 
Liduíno Pitombeira (Brasil, 1962)
Eco Morfológico (2015)
Flauta, Clarinete, Sax E Violão
– Sombra Alongada
– Sino
– Formação Rochosa                                                                       
 
ABSTRAI ENSEMBLE
ANDREA ERNEST DIAS, flautas
BATISTA JR, clarinetes
PEDRO BITTENCOURT, saxes e direção
FABIO ADOUR, violao
JOSÉ SCHILLER, produção e eletrônica
             


28| SEXTA 19h

ENSEMBLE U:
U: e Orquestra da Audiência

Criado por: Ensemble U:
Software: Tarmo Johannes, Tammo Sumera

Ensemble U:
TARMO JOHANNS, flauta,
HELENA TUULING, clarinete,
VAMBOLA KRIGUL, percussão,
TAAVI KERIKMÄE, piano,
MERJE ROOMERE, violino,
LEVI-DANEL MAGILA, violoncelo
TAMMO SUMERA, computador e visuais

Leia mais » Nenhum comentário

GRAVATÁ RECEBE PROGRAMAÇÃO DO VIRTUOSI COM RECITAIS, CONCERTOS E CORAIS

Seção: Notícias
GRAVATÁ RECEBE PROGRAMAÇÃO DO VIRTUOSI COM RECITAIS, CONCERTOS E  CORAIS

nadia_belneeva-13.print
Nadia Belneeva

Pelo oitavo ano consecutivo, a charmosa cidade de Gravatá recebe uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o VIII Virtuosi de Gravatá acontece entre os dias 16 e 24 de julho na Igreja Matriz de Sant’Ana com entrada gratuita.

Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis. As atrações convidadas já conquistaram prêmios internacionais em diferentes categorias e instituições, garantindo um prestígio ainda maior ao evento. Com isso, a expectativa é de sessões lotadas, com a presença até de público de outras cidades além das que sediam o festival.

Neste ano, o Virtuosi em Gravatá recebe a Semana Internacional de Coral em convênio com instituições musicais suíças trazendo assim cerca de 20 coralistas do país, além de tenores, barítonos e regentes. Além disso, coralistas nordestinos se unem ao programa para formarem um coral com mais de 40 vozes, encerrando o festival com a apresentação do Requiem de Mozart.

Rafael Garcia by Caroline Bittencourt
Maestro Rafael Garcia

Concertos – A programação tem início no sábado (16) às 20h na Igreja Matriz de Sant’Ana com a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a direção do Maestro Rafael Garcia tendo como solistas a violinista Soh-Hyun Park, o violista Rafael Altino e o violoncelista Leonardo Altino. No domingo (17) às 11h, o Virtuosi reservou um recital de canto com a participação de Niklaus Rüegg, Robert Koller e Nadia Belneeva.

Adriana Clis por Tiago Lima
Adriana Clis

O festival recebe na segunda (18) o recital Barroco & Romantismo com o pianista Ilya Ramlav. Na terça (19), é a vez do recital Brahms & Rachmaninoff com a participação do violista Rafael Altino e do pianista Ilya Ramlav. As cantoras soprano brasileiras Gabriella Pace e Adriana Clis se apresentam no dia 20 de julho tendo ao piano Nadia Belneeva. O festival segue trazendo no dia 21 o programa Paganini & Cesar Franck apresentando o Quarteto para viola, violino, cello e violao e o Quinteto para piano e cordas.

Na sexta feira (22), é a vez do Duo Altino apresentar um programa com obras de Kodály, Desenne e Ravel. Às 11h do sábado (23), o violonista Adam Marec realiza seu recital. No mesmo dia à noite, às 20h haverá a apresentação do Requiem de Mozart reunindo coralistas, instrumentistas e professores. O Virtuosi Gravatá se encerra no domingo (24) às 11h com um recital dos jovens cantores e instrumentistas, apresentando o trabalho realizado durante a semana.

Marec
Adam Marec

O VIII Virtuosi de Gravatá tem apoio da Empetur, Secretaria de Turismo, Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura de Gravatá, Hotel Villa Hípica, Cepe, Regionale Musikschule, Kanton Basel-Stadt, Avina Stiftung.

VIII FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATÁ
16 A 23 DE JULHO DE 2016

IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA

SÁBADO 16|07
20h CONCERTO DE ABERTURA

ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
RAFAEL GARCIA, regent

JOHANN SEBASTIAN BACH [1685-1750]
Concerto para violino em lá menor, BWV 1041
Allegro – Andante – Allegro assai
SOH-HYUN PARK ALTINO, violino

ANTONIN DVORAK [1841-1904]
Serenata para cuerdas en mi mayor, Op.22
Moderato – Tempo di Valse
Finale: Allegro vivace

NICCOLÒ PAGANINI [1782-1840]
Sonata per la Gran Viola, Op.35, MS 70
Introduzione: Larghetto – Recitativo a piacere
Cantabile: Andante sostenuto
Tema con Variazioni
RAFAEL ALTINO, viola

PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY [1840-1893]
Variações sobre um tema Rococó para cello e orquestra
LEONARDO ALTINO, cello

DOMINGO 17|07
11h RECITAL DE CANTO I

FRANZ SCHUBERT [1797-1828]
Der Lindenbaum
Mein!
Ständchen (Leise flehn…)

GUSTAV MAHLER [1860-1911]
Um schlimme Kinder artig zu machen
Nicht wiedersehen

ROBERT SCHUMANN [1810-1856]
Im wunderschönen Monat Mai
Wenn ich in deine Augen seh’
Ich grolle nicht

MAURICE RAVEL [1875-1937]
Chanson Épique
Chanson Romanesque

GAETANO DONIZETTI [1797-1848]
Una furtiva lagrima (L’elisir d’amore)

WOLFGANG AMADEUS MOZART [1756-1791]
Non più andrai, farfallone amoroso (Le nozze di Figaro)
Bildnisarie (Flauta Mágica)
Madamina, il catalogo è questo (Don Giovanni)
Vivat Bacchus (O Serralho)

NIKLAUS RÜEGG, tenor
ROBERT KOLLER, barítono
NADIA BELNEEVA, piano

SEGUNDA 18|07
20h BARROCO & ROMANTISMO

DOMENICO SCARLATTI [1685-1757]
Sonata in D minor K213

ANTONIO SOLER [1729-1783]
Sonata in D major R84

ROBERT SCHUMANN [1810-1856]
Grand Sonata in F-sharp minor op.11
Introduzione. Un poco Adagio – Allegro vivace
Aria
Scherzo e Intermezzo. Allegrissimo
Finale. Allegro un poco maestoso

SERGEI RACHMANINOFF [1873-1943]
Moments Musicaux
2. Allegretto em mi bemol menor
3. Andante cantabile em si menor
4. Presto em mi menor

ILYA RAMLAV, piano

TERÇA 19|07
20h BRAHMS & RACHMANINOFF

JOHANNES BRAHMS [1833-1897]
Sonata nº2 em fá maior Op.99 (cello e piano)
Allegro vivace – Adagio affettuoso
Allegro passionate – Allegro molto

SERGEI RACHMANINOFF [1873-1943]
Sonata em sol menor, Op.19 (cello e piano)
Lento.Allegro moderato
Allegro scherzando – Andante
Allegro mosso

RAFAEL ALTINO, viola
ILYA RAMLAV, piano

QUARTA 20|07
20h RECITAL DE CANTO II

ROBERT SCHUMANN [1810-1856]
Wenn ich ein Vögelein wär (poeta desconhecido)
Bedeckt mich mit Blumen (Emanuel Geibel)
Schön Blümelein (Robert Reinick)
Liebesgram (traduzido do espanhol por Emanuel Geibel)

GUSTAV MAHLER [1860-1911]
Ich bin der Welt abhanden gekommen (Rückert)
Das irdische Leben (Des Knaben Wunderhorn)

FRANZ SCHUBERT [1797-1828]
Ganymed (Goethe)
Gretchen am Spinnrade (Goethe)

ERNEST CHAUSSON [1855-1899]
La Nuit (Th. De Banville)
Réveil (H. de Balzac)

FRANCIS POULENC [1899-1963]
C (Louis aragon)
Les Chemins de l’amour (Jean Anouilh)
C’est ainsi que tu es (Louise de Vilmorin)
Voyage à Paris (Apollinaire)

EDMUNDO VILLANI-CÔRTES [1930]
Canção de Carolina (Júlio Bellodi)
Casulo (Júlio Bellodi)

WALDEMAR HENRIQUE [1905-1995]
Uirapuru (Canção Amazônica)
Maracatu: Hei de Seguir teus passos (Canção Amazônica)

GABRIELLA PACE, soprano
ADRIANA CLIS, mezzo-soprano
NADIA BELNEEVA, piano

QUINTA 21|07
20h PAGANINI & CESAR FRANCK

NICCOLÒ PAGANINI [1782=1840]
Quarteto nº 15 para viola, violin, cello & guitarra
Maestoso – Menuetto a canone.Andantino
Recitativo. Andante sostenuto con sentiment
Adagio cantabile – Rondo.Allegretto

CESAR FRANCK [1822-1890]
Quinteto para piano e cordas em fa menor
Molto moderato quasi lento – Allegro
Lento con mnolto sentiment
Allegro non troppo ma con fuoco

SOH-HYUN PARK ALTINO, violino
ALEXANDRE CASADO, violino
RAFAEL ALTINO, viola
LEONARDO ALTINO, cello
ADAM MAREC, guitarra
ILYA RAMLAV, piano

SEXTA 22|07
20h DUO ALTINO

ZOLTÁN KODÁLY [1882-1967]
Duo for Violin and Cello, Op. 7
Allegro serioso, non troppo
Adagio
Maestoso e largamente, ma non troppo lento – Presto
 
PAUL DESENNE [b. 1959]
“En Voyage” – Trois Mouvement pour Violon et Violoncelle (2012)
Delta Seis
Tañido (sobre una canción larense)
Pilón Collider
  
MAURICE RAVEL [1875-1937]
Sonate pour Violon et Violoncelle
Allegro -Trés vif
Lent – Vif, avec entrain

SOH-HYUN PARK ALTINO, violino
LEONARDO ALTINO, cello

SÁBADO 23|07
11h ADAM MAREC, violão

JIŘÍ JIRMAL [1925]
Baden Jazz Suite
Simplicitas – Berceuse
Rondo a la Samba

FERNANDO SOR [1778-1839]
Etude concertante Op. 6, No. 11

PETR EBEN [1929-2007]
Mare Nigrum
Danza –Canto -Toccata

AGUSTÍN BARRIOS MANGORÉ [1885-1944]
Cancíon de la Hilandera

KASPAR JOSEPH MERTZ [1806-1856]
Bardenklänge Op. 13
(choice of works)

EGBERTO GISMONTI [1947]
Água e Vinho

PAULO BELLINATI [1950]
Jongo

CARLO DOMENICONI [1947]
Koyunbaba suite, Op 19

20h REQUIEM DE MOZART

W.A. MOZART [1756-1791]
Requiem em ré menor KV 626
Requiem
Kyrie
Sequentia
Dies Irae
Tuba mirum
Rex tremendae
Confutatis
Lacrimosa
Offertorium
Domine Jesu Christe
Sanctus
Benedictus
Agnus Dei
Communio
Lux aeterna

ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
GABRIELLA PACE, soprano
ADRIANA CLIS, mezzo-soprano
NIKLAUS RÜEGG, tenor
ROBERT KOLLER, barítono
CORAL DA SEMANA INTERNACIONAL DE CORAL
MATTHIAS HEEP, regente coral
RAFAEL GARCIA, regente

DOMINGO 24|07
11h RECITAL

Programa a ser anunciado.
Resultado do trabalho desenvolvido durante o festival



CORAL:
Sopranos: Ana Cláudia Lins, Angela Wiedmer, Elizete de Lira, Flavia Hodel, Giovanna Simões, Hannah Beutler, Mérlia Faustino, Milena Witzemann, Mylene Lafranchi, Olivia Alleman, Pascale Welsch, Regina Vogel, Raphaela Vogel, Sônia Santos, Suênya Mota, Thayze Tavares
Altos: Amanda Santos, Anja Michel, Harynne Liebig, Isabel Amsler, Johanna Vogel, Katarzyna Krasnopolska, Maria Rejane Silva, Nizely Costa, Noemie Bollinger, Sofia Heuri
Tenores: Adriano Sampaio, Daniel dos Santos, Donatelly Santos, Estevão de Moraes, Guilherme Gaião, Ivan de Lima Jr, Jeter Mauricio, José Adriano Junior, Marcos Célio, Marcos Gonzalez
Baixos: Alysson Cavalcanti, Andreas Lüchinger, Benjamin Widmer, Caio de Sá, Douglas Cavalcante, Elvis Guimarães, Jonathan Brugger, Lenard Fasnacht, Lukas Hayoz

ORQUESTRA:
Violinos: Valter Soares, Felipe dos Santos Vital, Misael Dinis, Yuri Tavares, Thialysson Moura, Jesse de Oliveira Neto, Samuel Oliveira, Silverson Henrique, Calini Brito, André Luiz Serapião, Cleydson de Lima, Jade Martins
Violas: Ryellen de Souza Joaquim, Reuel Gomes, Raul Victor, Letícia de Lima, Daniel Espinoza, Laercio Souza, Baruck Borean, Igor Borges, Moises Bomfim Honto, Paloma Izidio, Jontas Santos, Daniel Mendes, Camila Rodrigues, Raquel Paz
Cellos: Nilson Galvão, Daniel Tamietti, Daiane de Andrade, Diego Dias, Fernando Trigueiro, Davidson Costa, Italo Rafael, Leonardo Semensato, Valquiria Soares, Amanda Lopes
Baixos: Italo Ferreira, Fagner Zumba, Carlos Rosendo
Clarinetes: Isaías Rafael
Fagotes: Péricles Johnson, Josias Felipe
Trompetes: Josias Adolfo, Erico Verissimo
Trombones: Mizael França
Timpano: Antonio Barreto


AGRADECIMENTOS (CROWDFUNDING):

DOADORES VOLUNTÁRIOS
Anônimos
Aline Piol Sá
Luis Fernandes Oliveira
Sergio Almeida
Márcio Bezerra
Luciana Tavares
Andre Rosemberg
Paulo Almeida Filho

ANJOS DO VIRTUOSI
José Paulo Cavalcante
Anônimo

Leia mais » 3 comentários

VIRTUOSI RETORNA A BELO JARDIM COM QUATRO DIAS DE PROGRAMAÇÃO

Seção: Notícias
VIRTUOSI RETORNA A BELO JARDIM COM QUATRO DIAS DE  PROGRAMAÇÃO

Durante o mês de julho, o VIRTUOSI percorre o interior de Pernambuco com uma série de concertos e recitais gratuitos. Belo Jardim recebe pelo segundo ano consecutivo a programação do evento com a presença de instrumentistas nacionais e internacionais em apresentações inéditas, além da oferta de masterclasses para estudantes de música da região.

Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis. As atrações convidadas já conquistaram prêmios internacionais em diferentes categorias e instituições, garantindo um prestígio ainda maior ao evento. Com isso, a expectativa é de sessões lotadas, com a presença até de público de outras cidades além das que sediam o festival.

Programação – Apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Conceição Moura, com direção musical do maestro Rafael Garcia, o II Virtuosi de Belo Jardim acontece entre os dias 07 e 10 de julho na Igreja Matriz da cidade com entrada gratuita. A segunda edição do festival concentra-se principalmente na realização de master classes para instrumentistas de sopros. Mais de 50 jovens trompetistas, trombonistas, tubistas, flautistas, clarinetistas e saxofonistas se inscreveram para estas atividades.

Seis concertos estão programados para essa segunda edição do festival, que tem início no dia 07 às 20h na Igreja Matriz com a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a regência do Maestro Rafael Garcia, apresentando um programa com obras de Vivaldi, Albinoni, Glazunov, Baermann e Maestro Duda. Na sexta (08), às 17h acontece a apresentação da Banda de Música do IFPE e às 20h o evento destaca um programa de música de câmara com a participação do Trio de Palhetas da OSB.

UNIRIO METAIS

No sábado (09), às 20h é a vez do grupo UniRio Metais, formado por professores da UNIRIO e UFRJ. No encerramento no domingo (10), às 11h, a banda formada por instrumentistas durante o festival executa um concerto inédito sob a direção do Maestro Rafael Garcia e às 17h a Big Band do IFPE fecha as atividades do festival.

O II Virtuosi de Belo Jardim tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da lei federal de incentivo fiscal e do Instituto Conceição Moura com apoio do Grupo Moura, Prefeitura de Belo Jardim, Instituto Federal de Pernambuco Campus Belo Jardim e CEPE.

MINISTERIO DA CULTURA E INSTITUTO CONCEIÇÃO MOURA apresentam

II VIRTUOSI DE BELO JARDIM

RAFAEL GARCIA, director artístico

IGREJA MATRIZ DA CONCEIÇÃO
7 a 10 de julho de 2016

DIA 07 | 07
20h30 ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO

RAFAEL GARCIA, regente
ANTONIO VIVALDI [1678-1741]

Concerto em dó maior para flautim e orquestra de cordas
Allegro – Largo – Allegro molto

HORACIO MASSONE, flautim

TOMASO ALBINONI [1671-1751]

Concerto para tuba e orquestra de cordas Op.IX, nº 2
(original para oboé e orquestra de cordas)
Allegro e non presto – Adagio – Allegro

ALBERT KHATTAR, tuba

ANTONIO VIVALDI [1678-1741]

Concerto para oboe, fagote e cordas em Sol Maior, RV 545
Andante molto – Largo – Allegro molto

JORGE POSTEL, oboé

FELIPE DESTEFANO, fagote

HEINRICH JOSEPH BAERMANN [1784-1847]

Adagio para clarinete e cordas em ré b maior

MÁRCIO COSTA, clarinete

ALEKSANDR GLAZUNOV [1865-1936]

Concerto para saxophone alto e cordas, Op.109

JOSÉ DE ARIMATÉIA, saxophone

JOSÉ U. DA SILVA (Maestro Duda) [1935]

Toada

NAILSON SIMÕES, trompete

JOÃO LUIZ AREIAS, trombone

Orquestra Jovem de Pernambuco

Violinos: Valter Soares, Yuri Tavares, Thialyson Moura, Samuel Oliveira, Silverson Henrique,

Eduardo Junior, André Serapião

Violas: Alexandro Castro, Raul Victor, Gabriel Silva, Raquel Paz

Cellos: Nilson Galvão, Fernando Trigueiro, Diego Dias

Baixos: Carlos Rosendo, Italo Ferreira

DIA 08 | 07

17h BANDA DO IFPE

Programa a ser anunciado

20h30 TRIO DE SOPROS DA OSB

JACQUES IBERT [1890-1962]

Cinco Peças em Trio
Allegro vivo – Andantino
Allegro assai – Andante
Allegro quasi marziale

PIERRE MAX DUBOIS [1930-1995]

Trio D'anches (Trio de Palhetas)
Vigoroso – Andante molto
Allegretto leggero – Andante
Poco Adagio – Subito Allegro

ANGE FLEGIER [1846-1927]

Suite de concerto
Allegro agitato – Andante
Intermezzo- Finale

L.V. BEETHOVEN [1770-1827]

Trio Op 87
Allegro – Adagio
Menuetto – Allegro molto scherzo
Finale- Presto

JORGE POSTEL, oboé

MÁRCIO COSTA, clarinete

FELIPE DESTEFANO, fagote

DIA 09 | 07

20h30 GRUPO UNIRIO METAIS

J.S.BACH [1685-1750]

Tocata e Fuga

VICTOR EWALD [1860-1935]

Sinfonia para Metais nª 1
Allegro
Andante, allegro, andante
Marcha

MALCOM ARNOLD [1921-2006]

Concert for Brass
Allegro – Andante – Vivace

ANTONIO M. DO ESPÍRITO SANTO [1884-1913]

Cisne Branco

DIMAS SEDÍCIAS [1930-2001]

Suite
300 Leguas
Berceuse
Garatuja

JOSÉ U. DA SILVA (Maestro Duda)[1935]

Música para Metais nº 1
Tuba Choro

L.GONZAGA/H.TEIXEIRA (Arr. Duda)

Gonzagueando

NAILSON SIMÕES, trompete

MAICO LOPES, trompete

ADALTO SOARES, trompa

JOÃO LUIZ AREIAS, trombone

ALBERT KHATTAR, tuba

DIA 10 | 07

11h BANDA DO FESTIVAL

Programa a ser anunciado

17h BIG BAND DO IFPE

Programa a ser anunciado

Leia mais » Nenhum comentário

VIRTUOSI DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE ETAPAS EM BELO JARDIM, GRAVATÁ E GARANHUNS EM JULHO

Seção: Notícias, Programação
VIRTUOSI DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE ETAPAS EM BELO JARDIM, GRAVATÁ E GARANHUNS EM JULHO

Virtuosi_FLORAPIMENTEL_259

De 07 a 26 de julho, o VIRTUOSI percorre o interior de Pernambuco com uma série de concertos e recitais gratuitos em eventos já consagrados e aguardados ansiosamente pelo público do Agreste do estado. Belo Jardim, Gravatá e Garanhuns receberão mais uma vez a programação do Virtuosi com a chegada de instrumentistas nacionais e internacionais em apresentações inéditas, além da oferta de masterclasses para estudantes de música da região.

Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis. As atrações convidadas já conquistaram prêmios internacionais em diferentes categorias e instituições, garantindo um prestígio ainda maior ao evento. Com isso, a expectativa é de sessões lotadas, com a presença até de público de outras cidades além das que sediam o festival.

UniRio Metais
UniRio Metais

Belo Jardim – Apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Conceição Moura, a “cidade de músicos” recebe pela segunda vez uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o II Virtuosi de Belo Jardim acontece entre os dias 07 e 10 de julho na Igreja Matriz com entrada gratuita. A segunda edição do festival concentra-se principalmente na realização de master classes para instrumentistas de sopros. Mais de 50 jovens trompetistas, trombonistas, tubistas, flautistas, clarinetistas e saxofonistas se inscreveram para estas atividades.

Seis concertos estão programados para essa segunda edição do festival, que tem início no dia 07 às 20h na Igreja Matriz com a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a regência do Maestro Rafael Garcia, apresentando um programa com obras de Vivaldi, Albinoni, Glazunov, Baermann e Maestro Duda. Na sexta (08), às 17h acontece a apresentação da Banda de Música do IFPE e às 20h o evento destaca um programa de música de câmara com a participação do Trio de Palhetas da OSB. No sábado (09), às 20h é a vez do grupo UniRio Metais, formado por professores da UNIRIO e UFRJ. No encerramento no domingo (10), às 11h, a banda formada por instrumentistas durante o festival executa um concerto inédito sob a direção do Maestro Rafael Garcia e às 17h a Big Band do IFPE fecha as atividades do festival.

O II Virtuosi de Belo Jardim tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da lei federal de incentivo fiscal e do Instituto Conceição Moura com apoio do Grupo Moura, Prefeitura de Belo Jardim, Instituto Federal de Pernambuco Campus Belo Jardim e CEPE.

Niklaus Rüegg
Niklaus Ruegg

Gravatá – Pelo oitavo ano consecutivo, a charmosa cidade de Gravatá recebe uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o VIII Virtuosi de Gravatá acontece entre os dias 16 e 24 de julho na Igreja Matriz de Sant’Ana com entrada gratuita.

Neste ano, o Virtuosi em Gravatá recebe ainda a Semana Internacional de Coral em convênio com instituições musicais suíças trazendo assim cerca de 20 coralistas do país, além de tenores, barítonos e regentes. Além disso, coralistas nordestinos se unem ao programa para formarem um coral com mais de 40 vozes, encerrando o festival com a apresentação do Requiem de Mozart.

A programação tem início no sábado (16) às 19h na Igreja Matriz de Sant’Ana com a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a direção do Maestro Rafael Garcia tendo como solistas a violinista Soh-Hyun Park, o violista Rafael Altino e o violoncelista Leonardo Altino. No domingo (17) às 11h, o Virtuosi reservou um recital de canto com a participação de Niklaus Rüegg, Robert Koller e Nadia Belneeva.

Ilya Ramlav
Ilya Ramlav

O festival recebe na segunda (18) o recital Barroco & Romantismo com o pianista Ilya Ramlav. Na terça (19), é a vez do recital Brahms & Rachmaninoff com a participação do violista Rafael Altino e do pianista Ilya Ramlav. As cantoras soprano brasileiras Gabriella Pace e Adriana Clis se apresentam no dia 20 de julho tendo ao piano Nadia Belneeva. O festival segue trazendo no dia 21 o programa Paganini & Cesar Franck apresentando o Quarteto para viola, violino, cello e violao e o Quinteto para piano e cordas.

Na sexta feira (22), é a vez do Duo Altino apresentar um programa com obras de Kodály, Desenne e Ravel. Às 11h do sábado (23), o violonista Adam Marec realiza seu recital. No mesmo dia à noite, às 19h haverá a apresentação do Requiem de Mozart reunindo coralistas, instrumentistas e professores. O Virtuosi Gravatá se encerra no domingo (24) às 11h com um recital dos jovens cantores e instrumentistas, apresentando o trabalho realizado durante a semana.

O VIII Virtuosi de Gravatá tem apoio da Empetur, Secretaria de Turismo, Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura de Gravatá, Hotel Villa Hípica, Cepe, Regionale Musikschule, Kanton Basel-Stadt, Avina Stiftung.

Duo Altino (Leonardo e Soh-Hyun)
Duo Altino (Leonardo e Soh-Hyun)

Garanhuns – Dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns, o Virtuosi também marca presença com o Virtuosi na Serra de 24 a 26 de julho com apresentações na Igreja de Santo Antônio. A programação se inicia no domingo (24) às 16h30 com a execução do Requiem de Mozart, com coralistas suiços e nordestinos em um trabalho desenvolvido durante o festival em Gravatá na semana anterior.

Na segunda-feira (25), às 16h30, o festival apresenta o recital do violista Rafael Altino, e às 21h o recital com o pianista Ilya Ramlav executando o programa “Barroco & Romantismo”. No dia 26, às 16h30, o DUO ALTINO se apresenta pela primeira vez em Garanhuns e às 21h, os tenores suíços Niklaus Rüegg e Robert Koller apresentarão canções e árias de ópera e opereta encerrando assim a programação do Virtuosi em Garanhuns.


PROGRAMAÇÃO VIRTUOSI – JULHO / 2016

II Virtuosi de Belo Jardim – 07 a 10 de Julho – Igreja Matriz de Belo Jardim
VIII Virtuosi de Gravatá – 16 a 24 de Julho – Igreja Matriz de Sant’Ana
Virtuosi na Serra – Garanhuns – 24 a 26 de Julho – Igreja de Santo Antônio
Aberto ao público
Mais informações: www.virtuosi.com.br

Leia mais » Nenhum comentário

VIRTUOSI ANUNCIA CAMPANHA DE CROWDFUNDING E MASTERCLASSES EM GRAVATÁ

Seção: Notícias
VIRTUOSI ANUNCIA CAMPANHA DE CROWDFUNDING E MASTERCLASSES EM GRAVATÁ

Uma das principais características do Virtuosi é de mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão tanto na execução de obras complexas quanto as mais sutis. Há mais de dez anos que o festival se expandiu para o interior de Pernambuco apresentando ao público uma série de concertos e recitais que raramente ocorreriam pela região.

O clima de montanha, uma rede hoteleira importante e excelente gastronomia favoreceram a realização do festival em Gravatá durante o mês de julho nos últimos anos. O VIRTUOSI tem feito sucesso por lá e lota a cidade trazendo um grande público à Igreja Matriz da cidade, local onde ocorrem as apresentações.

Campanha – O Festival Virtuosi de Gravatá sempre contou principalmente com o suporte financeiro da Prefeitura Municipal de Gravatá. Este ano, entretanto, estando a cidade sob intervenção estadual, a Prefeitura informou que não há recursos para a realização do evento mas tratará de ajudar a captar recursos para que o evento aconteça.

Sendo assim, para garantir a continuidade do festival na cidade, a produtora está realizando uma campanha de captação de recursos pela plataforma Kickante onde o público e empresas parceiras podem contribuir com valores que vão de R$ 10,00 a R$ 5 mil e ajudar o evento a acontecer.

Ao participar da campanha de crowdfunding, os colaboradores, nomeados como Anjos, Arcanjos, Querubins ou Serafins, receberão recompensas que vão desde a menção ao apoio com nome no site e no material gráfico a recompensas maiores como um Kit com camiseta, caneca, caneta e DVD e convites para jantar com os artistas do festival.
Acesse: http://kickante.com.br/campanhas/viii-virtuosi-de-gravata

Programação – Neste ano, o Virtuosi Gravatá está previsto para ocorrer no período compreendido entre os dias 16 e 24 de julho. Durante o festival, será realizada a SEMANA INTERNACIONAL DE CORAIS com a participação de artistas suiços tais como Matthias Heep (regente coral), Niklaus Rüegg (tenor), Robert Koller (barítono) e jovens coralistas suiços. Esses artistas se reunirão aos coralistas e artistas brasileiros Gabriella Pace (soprano), Adriana Clis (mezzo) e a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a regência do Maestro Rafael Garcia. O coral, a orquestra e solistas irão apresentar o “Requiem de Mozart” no concerto de encerramento.

Master Classes – O festival ainda promove uma série de masterclasses para cantores e instrumentistas de cordas com a presença dos artistas convidados. Serão professores Leonardo Altino (cello), Soh-Hyun Park Altino (violino), Rafael Altino (viola) e Edicson Ruiz (contrabaixo), entre outros. As atrações convidadas já conquistaram prêmios internacionais em diferentes categorias e instituições, garantindo um prestígio ainda maior ao evento.

[INSCRIÇÕES ENCERRADAS]

Leia mais » Nenhum comentário

VIRTUOSI REALIZA NOVA EDIÇÃO DE FESTIVAL EM BELO JARDIM E ABRE INSCRIÇÕES PARA MÚSICOS

Seção: Notícias
VIRTUOSI REALIZA NOVA EDIÇÃO DE FESTIVAL EM BELO JARDIM E ABRE INSCRIÇÕES PARA MÚSICOS

A cada esquina uma sinfonia. Em todas as ruas uma nota musical. Na maioria das casas um grande talento. Cada pedacinho da conhecida Terra dos Músicos explode em musicalidade o dom dos seus filhos.

Belo Jardim é um berço secular de grandes artistas, pois a “tradição de ser músico” vem desde o século XIX, antes mesmo da existência da cidade. Quando o lugar ainda era uma vila, bandas já eram formadas.

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, a charmosa cidade do Agreste Pernambucano recebe pela segunda vez uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o II VIRTUOSI DE BELO JARDIM acontece entre os dias 7 e 10 de julho de 2016 na Igreja Matriz com entrada gratuita.

A segunda edição do festival concentra-se em quatro dias e apresenta vários concertos, masterclasses para os alunos das bandas da cidade e outros instrumentistas de sopros da região.

O festival abre inscrições gratuitas para instrumentistas das bandas da cidade e de outros locais para receberem masterclasses com professores convidados assim como participarem da Banda do Festival que será criada durante o período do evento.

[INSCRIÇÕES ENCERRADAS]

Leia mais » 3 comentários

ENCERRAMENTO DO XVIII VIRTUOSI APRESENTA RECITAIS COM INSTRUMENTISTAS INTERNACIONAIS

Seção: Notícias
ENCERRAMENTO DO XVIII VIRTUOSI APRESENTA RECITAIS COM INSTRUMENTISTAS INTERNACIONAIS

Marianna Schrinyann

O XVIII VIRTUOSI se despede do Recife neste domingo (20) à noite com os recitais da pianista armênia Marianna Shirinyan e da violinista britânica Priya Mitchell. O XVIII VIRTUOSI conta com patrocínio do BNDES, CHESF, STN, Excelsior Seguros, incentivo da Prefeitura Municipal do Recife e apoio do Consulado Americano, Consulado da França, FUNJOPE, Museu dos Três Pandeiros, CEPE, Livraria Cultura, UFPB, Dragão do Mar e Dorisol Grand Hotel Recife.

O primeiro recital é da pianista Marianna Shirinyan às 18h e possui entrada gratuita. Como “Steinway Artist” e vencedora de cinco prêmios no ARD International Music Competition em Munique, Marianna Shirinyan desenvolve uma grande carreira internacional. É artista convidada de muitos festivais, entre eles Schleswig-Holstein, Schwetzinger Festspiele e MDR Summer Music Festival, entre outros. É considerada uma das pianistas mais importantes de seu tempo e é solista das orquestras de Oslo, Helsinki, Copenhagen, Tapiola, Göteborg e Norrköping. Desde 2014, Marianna é professora do Norwegian Music Academy em Oslo.

Logo em seguida, às 19h, o VIRTUOSI se despede com o recital da violinista inglesa Priya Mitchell ao lado da pianista Marianna Shirinyan. A violinista Priya Mitchell estudou com Zachar Bron na Alemanha. Foi solista de várias orquestras tais como Filarmônica Russa, BBC Philharmonic, Sinfonia Varsova, Symphony Hall Birmingham, Orquestra Sinfônica da BBC. É diretora do Oxford Chamber Music Festival, Inglaterra. Priya Mitchell toca um violino Ballestieri da década de 1760, generosamente emprestado a ela por uma família europeia.

XVIII VIRTUOSI
TEATRO DE SANTA ISABEL

20 | DOMINGO 18h
MARIANNA SCHRINYAN, piano

20 | DOMINGO 19h
PRIYA MITCHELL, violino
MARIANNA SHIRINYAN, piano

Entrada gratuita
Mais informações: www.virtuosi.com.br

Leia mais » Nenhum comentário