CLIPPING – JC ONLINE – 06/06/2018

Virtuosi chega ao Agreste em julho

Com edições em Belo Jardim, Gravatá e Garanhuns, o festival Virtuosi leva música erudita pelo Agreste pernambucano

Publicado em 06/06/2018, às 13h40

O Agreste do estado já vai se preparando para se encontrar imerso na atmosfera sonora da música erudita. As cidades de Belo Jardim, Gravatá e Garanhuns recebem o Festival Virtuosi, ocupando a maior parte do mês de julho, com uma programação voltada para formação de músicos e concertos gratuitos para o público, com programação e datas já divulgadas. É em Belo Jardim que tudo começa, a partir do dia 4 de julho, indo até o dia 8. Em seguida, vem Gravatá, com sua programação indo do dia 13 ao 22, finalizando com Garanhuns, de 24 a 27.

Belo Jardim recebe a quarta edição da Virtuosi no município, com uma programação voltada para os instrumentos de sopro. 78 alunos já estão inscritos para as masterclasses com os professores do Sexteto Brasil e o Quinta Essencia Quarteto, voltados para a execução da flauta doce. Além das aulas durante o dia, os professores se apresentam pela noite, a partir das 20h, na Igreja Matriz da Conceição. No último dia, os alunos apresentam um recital montado durante as aulas.

“Em Belo Jardim, que é uma cidade bem mais afastada do Recife do que as outras, o projeto começou timidamente e no ano passado já foi impressionante o tamanho do público que tínhamos na igreja e imagino que esse ano vá aumentar mais ainda”, afirma Ana Lúcia Altino, coordenadora do Virtuosi. Segundo ela, a apresentação inédita do Quinta Essencia, um dos mais prestigiados grupos camerísticos do Brasil, é uma das que prometem levar essa movimentação, unindo todos os tipos de flauta doce, fazendo um concerto bem brasileiro.

Já Gravatá recebe a Virtuosi pelo décimo ano consecutivo, indo mais fundo nos instrumentos de corda. Lá serão 38 alunos que formarão uma orquestra de cordas, ensaiando pelas manhãs e recebendo aulas pela tarde, também responsáveis pelo concerto de abertura e encerramento. Durante os dez dias de programação, a cidade contará com 12 apresentações pela noite e pela manhã nos fins de semana.

Entre as atrações que, assim como em Belo Jardim, também dão aulas, haverá os norte-americanos do Omer String Quartet, pela primeira vez no Brasil, que se apresenta no sábado (14). A abertura fica por conta da Orquestra Jovem de Pernambuco, na Igreja Matriz de Sant’Ana, sob a direção do maestro Rafael Garcia e com os solistas os violinistas Erica Tursi e Mason Yu, a violista Jinsun Hong, o violoncelista Alex Cox, o pianista Victor Asuncion e o trompetista Ayrton Benck. Já o domingo conta com o programa O Piano de Ravel, do pianista filipino Victor Asuncion, que se apresenta em vários outros dias. Ainda haverá o recital Povo Brasileiro: Cantos do Nordeste com participação do Contracantos & Contraventos emum concerto musical com elementos teatrais que apresenta a cultura brasileira através de um repertório com peças nordestinas.

“Um dos grandes destaques dessa edição é o contratenor João Paulo Ferreira, que é muito importante pois é excelente no que fez, vive em Portugal, mas é de Garanhuns. Nunca cantou aqui depois que saiu daqui, quando jovem. Descobrimos ele e ele vem se apresentar tanto em Gravatá, como em Garanhuns”, ressalta Altino. Outras atrações consideradas imperdíveis pela curadoria é o programa Canto de uma Nação, que une palestra e recital em torno de um trabalho de Heitor Villa-Lobos e a participação da solista soprano paraense Adriane Queiroz, contando com um currículo de apresentações de sucesso na música erudita alemã.

A Virtuosi chega ao fim com a conhecida Virtuosi na Serra, em sua décima quarta edição, integrada ao Festival de Inverno de Garanhuns. A programação mais enxuta quando comparada com Belo Jardim e Gravatá, mas se destaca por levar nomes das duas edições em quatro dias, sempre na Igreja de Santo Antônio. João Paulo Ferreira, por exemplo, volta para sua terra, se apresentando no dia 26, a partir das 21h. O dia 24 conta com o programa Uma Noite na Ópera, com a Orquestra Jovem de Pernambuco, mais uma vez regida por Rafael Garcia e Adriane Queiroz como soprano. “É um festival que vem gente de vários estados e de várias idades. O polo em Garanhuns é sempre lotado, seja pela tarde ou pela noite. Colocamos telões para dar conta”, conclui Ana Lúcia.

Confira programação
Virtuosi de Belo Jardim – 04 a 08 de Julho – Igreja Matriz de Belo Jardim

04/07 – 20h
SEXTETO BRASSIL

05/07 – 20h
FLAUTA, CLARINETE & SAXOFONE

06/07 – 20h
BANDA IFPE

07/07 – 20h
QUINTA ESSENCIA QUARTETO

08/07 – 11h
RECITAL DOS ALUNOS DO FESTIVAL

X Virtuosi de Gravatá – 13 a 22 de Julho – Igreja Matriz de Sant’Ana

13/07 – 19h
ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
RAFAEL GARCIA, regente
MASON YU & ERICA TURSI, violinos
JINSUN HONG, viola
ALEX COX, cello
VICTOR ASUNCION, piano
AYRTON BENCK, trompete

14.07 11h
QUINTA ESSENCIA QUARTETO

19h
OMER QUARTET

15/07 – 11h
VICTOR ASUNCION

16/07 – 19h
CONTRACANTOS & CONTRAVENTOS

17/07 – 19h
FÁBIO ZANON, violão

18/07 – 19h
RECITAL DE ALUNOS

19/7 – 19h
HINDEMITH & ELGAR
BRIAN FOUNTAIN, contrabaixo
MASON YU & ERICA TURSI, violinos
JINSUN HONG, viola
ALEX COX, cello
VICTOR ASUNCION, piano

20/7 – 19h
JOÃO PAULO FERREIRA, contratenor
VICTOR ASUNCION, piano

21/7 – 11h
CANTO DE UMA NAÇÃO – Cancões Típicas Brasileiras de Heitor Villa-
Lobos

GLEYCE MELO, soprano
MARCELO FERREIRA, baritone
VITOR PHILOMENO, piano

19h
UMA NOITE NA ÓPERA
ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
ADRIANE QUEIROZ, soprano
RAFAEL GARCIA, regente

22/7 – 11h
RECITAL DE ALUNOS

XIV Virtuosi na Serra – Garanhuns – 24 a 27 de Julho – Igreja de Santo Antônio

24/07 – 16h
QUINTETO SOPRO BRASIL

21h
UMA NOITE NA ÓPERA
ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
ADRIANE QUEIROZ, soprano
RAFAEL GARCIA, regente

25/07 – 16h
VICTOR ASUNCION, piano

21h
JOÃO PAULO FERREIRA, contratenor
VICTOR ASUNCION, piano

26.07 – 16h
SEXTETO BRASSIL

21h
FLAUTA DE BLOCO

27/07 – 16h
CANTO DE UMA NAÇÃO – Cancões Típicas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos

GLEYCE MELO, soprano

Fonte:
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/musica/noticia/2018/06/06/virtuosi-chega-ao-agreste-em-julho-342219.php

CLIPPING – G1 – 06/06/2018

CONTRACANTOS

Festival Virtuosi 2018 divulga programação em Gravatá, Belo Jardim e Garanhuns

Municípios irão receber o evento, que conta com instrumentistas nacionais e internacionais.
Por G1 Caruaru

De 4 a 27 de julho, o Festival Virtuosi 2018 será realizado nos municípios de Belo Jardim, Gravatá e Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Os locais irão receber instrumentistas nacionais e internacionais.

Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o Virtuosi de Belo Jardim acontece entre os dias 4 e 8 de julho na Igreja Matriz da cidade, com entrada gratuita, às 20h. No dia 5, no mesmo horário, será a vez de um programa especial para flauta, clarinete e saxofone. No dia 6, às 20h, sobe ao palco da Igreja Matriz o Coral Moura.

Confira a programação completa do Festival Virtuosi
Já o Virtuosi de Gravatá acontece entre os dias 13 e 22 de julho na Igreja Matriz de Sant’Ana, também com entrada gratuita. A programação tem início às 19h com a Orquestra Jovem de Pernambuco. No sábado (14), às 11h, sobe ao palco do Virtuosi o Quinta Essência Quarteto. No mesmo dia, às 19h, o Omer String Quartet se apresenta pela primeira vez no Brasil. Domingo (15) às 11h, o pianista Victor Asuncion apresenta o programa “O Piano de Ravel”.

Dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns, o Virtuosi também marca presença com o Virtuosi na Serra dos dias 24 a 27 de julho com apresentações na Igreja de Santo Antônio.

A programação se inicia na terça-feira (24), às 16h, com o “Quinteto Sopro Brasil” e às 21h com a Orquestra Jovem de Pernambuco executando o programa Noite de Ópera.

Serviço
Virtuosi 2018
Virtuosi de Belo Jardim – 04 a 08 de Julho – Igreja Matriz de Belo Jardim
Virtuosi de Gravatá – 13 a 22 de Julho – Igreja Matriz de Sant’Ana
Virtuosi na Serra – Garanhuns – 24 a 27 de Julho – Igreja de Santo Antônio
Aberto ao público.

Fonte:
https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/festival-virtuosi-2018-divulga-programacao-em-gravata-belo-jardim-e-garanhuns.ghtml

Virtuosi em dose dupla no interior de Pernambuco (NE10)

Tamila Salimdjanova 1

Os festivais da Virtuosi Sociedade Artística, que já são conhecidos pelos apreciadores da música de concerto, invadem o Interior pernambucano em dose dupla, a partir desta terça-feira (22). Em continuidade às apresentações da sexta edição, o Virtuosi Gravatá apresenta a pianista Tamila Salimdjanova, às 20h30, na Igreja Matriz de Sant’Ana. Já o XX Virtuosi na Serra, integrando a programação do Festival de Inverno de Garanhuns, estreia com o Duo Gastasi-Bezerra, às 21h, na Igreja de Santo Antônio. A programação é gratuita para os eventos, ambos idealizados e produzidos pela pianista Ana Lúcia Altino e seu esposo, o maestro Rafael Garcia.

A pianista Tamila Salimdjanova é vencedora do Concurso Internacional BNDES de Piano 2012, o que lhe garantiu presença no Virtuosi. Ela executará obras de Bach/Busoni, Debussy, Chopin e Prokovief. Confira aqui a programação completa do Virtuosi Gravatá.

O Virtuosi na Serra apresenta o Duo Gastasi-Bezerra, que divide o mesmo piano. Os pianistas Estibaliz Gastesi (ESP) e Marcio Bezerrafarão (PE) farão uma programação toda a quatro mãos, voltada principalmente para compositores contemporâneos como Schubert, Cervo, Ravel e Krieger.

» Confira a programação completa dos eventos:

VI Virtuosi de Gravatá
22/07 – 20h30 – pianista Tamila Salimdjanova,
23/07 – 20h30 – Adrian Daurov e Di Wu
24/07 – 20h30 – Brahms e Schubert
25/07 – 20h30 – Orquestra do Festival com solistas Edicson Ruiz e Giora Schmidt

X Virtuosi na Serra
22/07 – 21h – Duo Gastesi-Bezerra
23/07 – 21h – Tamila Salimdjanova
24/07 – 20h – (Palco Mestre Dominguinhos) Arthur Moreira Lima e Orq. Jovem de Pernambuco
25/07 – 21h – Adrian Daurov e Di Wu

Virtuosos na serra (Diário de Pernambuco)

Daurov

No universo da música de concerto, é importante aprender a ler partituras. No entanto, isso não significa que o meio erudito despreze quem não sabe interpretar a notação musical. Exemplo disso é a homenagem que o Virtuosi Gravatá faz, na sexta edição, ao violonista Paco de Lucía.

O tributo ao músico espanhol, falecido em fevereiro, no México, ocorre na abertura, no dia 18 de julho, às 20h30, na Igreja Matriz de Sant’ana. “Era um instrumentista fantástico. Não lia música, mas tocava maravilhosamente bem”, exalta Ana Lúcia Altino, produtora do Virtuosi. No programa Uma noite na Espanha, haverá a execução das obras Turina, Sarasate e Bizet, além do Concierto de Aranjuez, tendo o violonista costa-riquenho Mario Ulloa como solista. “Ele toca usando a mesma postura de Paco de Lucía e tem uma sonoridade fantástica”, exalta o maestro Rafael Garcia, diretor artístico do festival.

A pianista do Uzbequistão Tamila Salimdjanova, o violoncelista russo Adrian Daurov, a pianista chinesa radicada nos Estados Unidos Di Wu, o contrabaixista venezuelano Edicson Ruiz e o Duo de piano Gastesi-Bezerra também estão entre os destaques do Virtuosi Gravatá.

Entre os sonhos de Ana Lúcia Altino está o de ampliar a programação do Virtuosi. “Poderia ser um mês inteiro, como acontece no Festival de Inverno de Campos do Jordão (em São Paulo). Gravatá já tem estrutura e público para isso”, defende. Confira a programação completa em diariode.pe/virtuosi6.

Serviço

Sexto Virtuosi Gravatá
Quando: 18 a 25 de julho
Onde: Igreja Matriz de Sant’ana
Entrada gratuita

Destaques

Tamila Salimdjanova
Pela primeira vez no estado, a pianista (acima) é aluna do Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Em 2012, venceu o Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro.

Mario Ulloa
Estudou na Escuela de Artes Musicales de la Universidad de Costa Rica e no Musikhochschule Köln, na Alemanha. É doutor em música pela UFBA.

Adrian Daurov
Solista de orquestras e recitais, o violoncelista russo  já se apresentou com artistas pop, como Alicia Keys, Josh Groban e Sigur Ros.

 

 

Virtuosi Brasil promove quatro dias de música erudita (Folha de Pernambuco)

Ana Lucia - Site

A música erudita vai ressoar na Cidade dentro da 10ª edição do Virtuosi Brasil, festival que acontece de 22 a 25 de maio no Centro Cultural Correios (CCC), no Bairro do Recife. No evento, estão programados concertos, concertos-aulas e uma exposição fotográfica que relembra a trajetória de uma década da mostra musical.

Os destaques deste ano são os grupos Trio Corrente – que foi vencedor do Grammy 2014 na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino – e Sujeito a Guincho, além do violoncelista Leonardo Altino, a pianista Ana Lucia Altino e a Orquestra Virtuosi. Os concertos são gratuitos e começam às 19h, com exceção do domingo (25/05), às 17h.

O paulista Trio Corrente – composto por Fabio Torres, Paulo Paulelli e Edu Ribeiro – apresenta na abertura do evento o trabalho que consiste na reinterpretação jazzística de clássicos do choro e da MPB. No dia 23, o célebre violoncelista pernambucano Leonardo Altino se apresenta com a mãe, a pianista Ana Lucia Altino, enquanto no dia 24 será a vez do quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho. No encerramento do festival, haverá a Orquestra Virtuosi, sob a regência do Maestro Rafael Garcia, diretor artístico do evento.

O Virtuosi Brasil é um dos desdobramentos do projeto de música erudita Virtuosi, iniciado em 1998 pelo casal de musicistas Ana Lucia Altino e Rafael Garcia. De acordo com Ana, que assina a produção do evento, essa vertente musical estava estagnada no Estado à época, o que os levou a conceber o pioneiro Virtuosi Internacional, no Recife.

“Voltamos dos Estados Unidos em 1995 e, em 1997, fundamos por aqui a Orquestra Filarmônica. Deu muito certo por cerca de um ano, mas não pudemos continuar por falta de patrocínio. No ano seguinte, decidimos criar o festival. Além de nós, dois de nossos seis filhos são músicos, que moram em outros países, então seria uma boa oportunidade de reunir a família para o Natal. A partir de então, o festival só cresceu”, lembrou Ana.

Além do Virtuosi Brasil, ainda estão programadas para este ano outras versões do evento, como a Internacional (de 7 a 16 de dezembro, no Recife, em João Pessoa, Olinda, Campina Grande, Fortaleza e Belém), Gravatá (de 18 a 27 de julho), Garanhuns (também de 18 a 27 de julho, dentro do Festival de Inverno) e Século 21, com música contemporânea (de 26 a 28 de setembro, no Recife). O Virtuosi Sem Fronteiras ainda não tem data de realização.

AULAS – O Virtuosi Brasil oferece concertos-aulas com o Trio Corrente (22/05) e com Leonardo Altino (23/05), às 16h, no CCC.

PATROCÍNIO – O Virtuosi é realizado a partir do edital de cultura dos Correios e conta com ajuda da Lei Rouanet, do MinC.

EXPOSIÇÃO – No dia 22, às 18h, estreia a mostra de fotos que relembra os 10 anos do festival, com curadoria de Flora Pimentel.

“Virtuosi Brasil” comemora 10 anos no Centro Cultural dos Correios (Catraca Livre)

SAG - site

Entre os dias 22 e 25 de maio, o Centro Cultural dos Correios recebe a edição comemorativa dos dez anos de existência do Festival Virtuosi Brasil. A entrada é Catraca Livre. Com a proposta de divulgar o trabalho de artistas brasileiros de música de concerto, a programação tem shows, atividades de formação e uma exposição de fotos. Os convidados do projeto são o Trio Corrente, o violoncelista Leonardo Altino, a pianista Ana Lúcia Altino e o quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho. Outro destaque é o tradicional concerto da Orquestra Virtuosi. Regido pelo maestro Rafael Garcia, o coletivo tem músicos de diferentes lugares do país. Eles se reúnem exclusivamente para participar do festival.

Mostra
O público também pode conferir a exposição “10 anos de Virtuosi Brasil”, de 22 a 30 de maio, no Centro Cultural dos Correios. A visitação acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e, aos sábados e domingos, das 12h às 18h, com entrada Catraca Livre. A mostra exibe fotos de grupos e artistas que se apresentaram em edições anteriores do festival. O “Virtuosi Brasil” é uma realização do Ministério da Cultura e dos Correios.