Programação do XIII Virtuosi

XIII VIRTUOSI SE DIVIDE ENTRE OLINDA E RECIFE

Festival presta homenagens aos mestres Cussy de Almeida e Radegundis Feitosa

O BNDES apresenta o XIII VIRTUOSI – Festival Internacional de Música de Pernambuco que, pelo segundo ano consecutivo, se divide entre o Teatro de Santa Isabel, Recife, e o Convento de São Francisco, em Olinda. De 13 a 19 de dezembro, o festival, que dedica esta edição ao maestro e violinista Cussy de Almeida e ao gênio do trombone Radegundis Feitosa, mantém a tradição de trazer grandes nomes internacionais como o violinista russo Ilya Gringolts, o pianista filipino Victor Asuncion, a soprano brasileira Gabriella Pace, o grupo canadense Penderecki String Quartet, entre vários outros. A programação do XIII VIRTUOSI será gratuita.

Olinda – Para a abertura da programa do Convento de São Francisco, às 20h no dia 13 de dezembro, a produtora Ana Lúcia Altino e o diretor artístico do evento, o Maestro Rafael Garcia, convidaram o New Classic Ensemble Vienna, conjunto de música de câmara da premiada pianista Lisa Smirnova, que apresenta concertos para piano de Bach, Haydn e Mozart. No dia 14 de dezembro, o festival escalou um dos mais famosos conjuntos de câmara de sua geração, The Penderecki String Quartet. Formado pelos violinistas Jeremy Bell e Jerzy Kaplanek, violista Christine Vlajk e pelo violoncelista Jacob Braum, o conjunto vem pela primeira vez ao Brasil com o apoio do Canadá Council for the Arts e apresenta um repertório inédito com peças de Ravel, M. Mozetich, Bartok e Penderecki. O conjunto volta a se apresentar no Santander Cultural, às 17h do dia 18 de dezembro, com ingressos a R$ 5,00 e R$ 2,50, graças a uma parceria do espaço com o Virtuosi.

Recife – A programação do Teatro de Santa Isabel se divide entre as tradicionais séries Salão Nobre e Vicente Fittipaldi. A Série Salão Nobre, que acontece de 13 a 17 de dezembro, às 17h, abre seu programa com um tributo ao violinista Cussy de Almeida, falecido em julho deste ano. Ao todo serão quatro espetáculos incluindo o ciclo das Sonatas de Beethoven para violino e piano e Sonatas e variações para violoncelo e piano. Entre os destaques da programação da Série Salão Nobre, encontra-se o recital da soprano Gabriella Pace acompanhada do pianista Victor Asuncion interpretando peças dos compositores românticos Schumman e Schubert

A partir da quarta-feira, 15/12, às 20h, o XIII VIRTUOSI inicia sua Série Vicente Fittipaldi, que abrigam os principais concertos do festival. A abertura apresenta uma homenagem a Radegundis Feitosa, maior trombonista brasileiro e grande colaborador desses treze anos de VIRTUOSI, falecido em julho deste ano. O Requiem para Um Trombone é uma peça inédita do compositor paraibano Eli-Eli Moura que será interpretada pela Orquestra Virtuosi, sob a regência do maestro Rafael Garcia, com a participação do Madrigal da UFPB, Gabriella Pace e o trombonista alemão Fredric Belli. Ainda em homenagem a Radegundis, o festival escolheu uma peça do maior trombonista do mundo, o sueco Christian Lindberg, que será interpretada pelo jovem alemão Frederic Belli, vencedor do Concurso Lindberg, realizado na Espanha.

Na quinta-feira, 16/12, às 20h, dando início à comemoração dos 200 anos de nascimento do compositor Franz Liszt, o festival, em parceria com o Consulado Geral da França no Recife, convidou o pianista francês Olivier Moulin que interpretará um recital com obras expressivas e de grande dificuldade técnica do compositor como Impromptu, Funérailles, Totentanz, entre outras. Na segunda parte do programa da noite de quinta-feira, o quarteto de cordas dinamarquês Arild Kvartetten apresentará o Quarteto No. 8 de Shostakovich dedicado pelo compositor “às vitimas do facismo e da guerra”.

Para a sexta-feira, 16/12, também às 20h, o festival preparou uma noite “quase” russa com a presença do prêmio Paganini o violinista Ilya Gringolts, um dos mais importantes violinistas da atualidade que volta ao VIRTUOSI acompanhado pelo pianista ucraniano Peter Laul. No programa obras de Dvorak, Prokofiev e Tchaikowsky.

A partir das 20h do Sábado 18/12, o XIII VIRTUOSI apresenta os Virtuosis do Festival como Solistas da Orquestra regida pelo maestro Rafael Garcia. Entre os destaques, o pianista ucraniano Peter Laul com o concerto nº 1 de Shostakovich para piano, trompete e cordas, com a participação do trompetista pernambucano Nailson Simões.

O festival se despede no domingo, 19/12, a partir das 19h, com um recital do jovem pianista Mattheus Soucek, natural de Vienna e colecionador de prêmios incluindo Concurso Internacional Beethoven de Piano em Viena, que participa do festival com o apoio da Embaixada da Áustria. O pianista apresentará obras de Schubert, Beethoven, Rachmaninov e Scriabin.

Virtuosi em Turnê – A turnê começa na capital paraibana, no dia 15 de dezembro, na Igreja da Misericórdia. Em seguida o grupo embarca para São Paulo, onde se apresenta no dia 17 de dezembro, às 20h, no Sesc Vila Mariana. A turnê do Virtuosi encerra em Porto Alegre onde se apresenta no Santander Cultural no dia 19 de dezembro às 17h.

O VIRTUOSI 2010 conta com patrocínio do BNDES, Caixa, Chesf, Copergás, Excelsior Seguros, apoio da Prefeitura de Olinda, Prefeitura de João Pessoa, FUNJOPE, Canada Council for The Arts, Consulado Geral da França no Recife e Embaixada da Aústria. O festival tem ainda apoio da Cepe, Rede Globo Nordeste, Diário de Pernambuco, Golden Tulip Recife Palace e Delta Expresso.

XIII VIRTUOSI

13 a 19 de dezembro de 2010

Olinda – Convento de São Francisco

João Pessoa – Igreja da Misericórdia

Recife – Teatro de Santa Isabel

HOMENAGEM A CUSSY DE ALMEIDA E A RADEGUNDIS FEITOSA NUNES

Homenageados:

CUSSY DE ALMEIDA [1939 – 2010]

Nasceu em Natal, com apenas 14 anos de idade ingressou na Orquestra Sinfônica do Recife. Em 1958, estabeleceu-se em Paris e teve o privilégio de conviver com o compositor Villa Lobos, que o considerava “um violino de esperança”. Obteve o diploma do Conservatório de Genebra e o prêmio Albert Lulin.Diretor do Conservatório Pernambucano de Música, criou a Orquestra Armorial de Câmera, com a qual realizou mais de 600 concertos no Brasil e gravou quatro discos. Foi solista das melhores orquestras sinfônicas do país e realizou recitais de música de câmera no Brasil, América Central, Estados Unidos e China. É autor de várias obras criadas a partir de pesquisas na música brasileira de raiz, trabalho iniciado em 1969 ao lado dos compositores Clóvis Pereira, Jarbas Maciel, Guerra Peixe e Capiba. Realizou o sonho do Desembargador Nildo Nery da Fonseca, criando no Coque (Recife) a Orquestra Criança Cidadã.

RADEGUNDIS FEITOSA NUNES [1962-2010]

Doutor em trombone performance pela The Catholic University of América, Washington D.C., Mestre pela The Juilliard School de New York e Bacharel pela Universidade Federal da Paraíba, nasceu em Itaporanga, Paraíba. Estudou com Edmilson Pinto integrando a Filarmônica Cônego Manoel Firmino, sob a direção de Severino Ferreira. Durante os estudos de Graduação foi orientado pelo Prof. Jacques Ghesten e nos cursos de Mestrado e Doutorado pelo Prof. Dr. Per Brevig. Foi premiado em concursos nacionais como o “Jovens Concertistas Brasileiros” e internacionais como o East & West Artists para debut no Carnegie Recital Hall. Apresentou-se como solista, camerista e instrumentista de orquestra em centros musicais importantes do Brasil, Estados Unidos e Europa. Desenvolveu intensa atividade didática na UFPB e nos vários festivais de música do Brasil. Foi o presidente fundador da Associação Brasileira de Trombonistas, trombone principal da OSPB e trombonista do BRASSIL e do BRAZILIAN TROMBONE ENSEMBLE.

Diretor Artístico:

RAFAEL GARCIA

Natural do Chile, Rafael Garcia é o criador, diretor artístico e regente do festival VIRTUOSI. Casado com a pianista pernambucana Ana Lúcia Altino, Rafael radicou-se no Recife. Desempenhou inúmeras funções como violinista, professor, diretor artístico, regente, criador e coordenador de projetos culturais significativos para o desenvolvimento da música na região. Ao longo dos anos conquistou relevantes oportunidades como o cargo de Spalla da OSESP com o Maestro Eleazar de Carvalho; a implantação do movimento musical na Paraíba; a posição de professor do New England Conservatory e criação do Lexington Music Festival em Boston; membro fundador e Spalla da OFN/NE entre outras, e finalmente o VIRTUOSI, o maior projeto de todos, marca registrada de qualidade e excelência artística. Rafael Garcia não se tem destacado, no nosso meio, somente pelo exímio domínio de sua arte mas também pelo infatigável empenho no esforço de difundir a música clássica.

OLINDA CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

Dia 13 – 20h NEW CLASSIC ENSEMBLE VIENNA

J. HAYDN [1732-1809]

Concerto para piano em ré maior Hob.XVIII:II

W. A. MOZART [1756-1791]

Gran Partita, K361

L. van BEETHOVEN [1770-1827]

Danças Alemães WoO8

V. SILVESTROV [1937]

3 Peças para violino e piano (2005)

W. A. MOZART [1756-1791]

Concerto para piano em Mi bemol Maior, K271 “Jeunehomme”

Elisa Eisner-Smirnowa, piano

Andres Mustonen, Werner Neugebauer, violinos

Firmian Lerner, viola; Detlef Mielke, cello

Herwig Neugebauer, contrabaixo

Dia 14 – 20h          THE PENDERECKI STRING QUARTET

OLINDA     CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

M. RAVEL [1875-1973]

Quarteto de cordas em Fá Maior

M. MOZETICH [1948]

“Lament in the Trampled Garden” (1992) JUNO Award 2010, Canadá

B. BARTOK [1881-1945]

Quarteto de cordas nº 4

K. PENDERECKI [1933]

Quarteto de Cordas nº 2 (1968)

Jeremy Bell, violino

Jerzy Kaplanek, violin

Christine Vlajk, viola

Jacob Braum, cello

Dia 15 – 20h          THE PENDERECKI STRING QUARTET

JOÃO PESSOA    IGREJA DA MISERICORDIA

RECIFE – Teatro de Santa Isabel

SÉRIE SALÃO NOBRE

CICLO BEETHOVEN                                       17h

TRIBUTO A CUSSY DE ALMEIDA

Dia 14

Sonata para violino e piano nº 5 em Fá maior, Op.24 – “Primavera”

Sonata para cello e piano em Fá maior, Op. 5, nº 1

Doze Variações sobre “Ein Mädchen oder Weibchen” de

A flauta mágica de Mozart, Op.66 em fá maior

Sonata para cello e piano nº 2 em sol menor, Op.5 nº 2

Dia 15

Sonata para cello e piano nº 3 em Lá maior, Op.69

Doze Variações ‘The conqu’ring hero comes’ de

Judas Maccabeus de Handel, WoO45 em sol maior

Sonata para cello e piano nº 5 em Ré maior, Op.102  nº 2

Sonata para violino e piano nº 7 em dó menor, Op.30 nº 2

Dia 16

Sonata para cello e piano nº 4 em Dó maior, Op.102 nº 1

Sete Variações sobre “Bei Männern welche Liebe fühlen’ de

A flauta mágica de Mozart, WoO46 em mi bemol maior

Sonata para violino e piano nº 9 em Lá maior, Op.47 – “Kreutzer”

Benjamin Sung, violino

Joseph Johnson, cello

Victor Asuncion, piano

Dia 17

17h         BENJAMIN SUNG, violino & KIM BAK DINITZEN, cello

J.S. BACH [1685-1750]

Partita em mi maior, BWV 1006

N. PAGANINI [1782-1850]

Caprice nº 1 em mi maior (1819)

Caprice nº 9 em mi maior

Caprice nº 17 em mi bemol maior

Caprice nº 24 em lá menor

E.YSAŸE [1858-1931]

Sonata nº 5 para violino solo

M. RAVEL [1875-1937]

Sonata para violino e violoncello


Dia 18     SANTANDER CULTURAL RECIFE

17h         THE PENDERECKI STRING QUARTET

J. HAYDN [1732-1809]

Quarteto de cordas nº 67 em fá maior  Op.77 nº 2, Hob.III:82,“Lobkowitz”

M. MOZETICH [1948]

“Lament in the Trampled Garden” (1992) JUNO Award 2010, Canadá

M. RAVEL [1875-1973]

Quarteto de cordas em Fá Maior

M. RAVEL [1875-1973]

Quarteto de Cordas nº 2 (1968)

Jeremy Bell, violino

Jerzy Kaplanek, violin

Christine Vlajk, viola

Jacob Braum, cello

18h         RECITAL BRAHMS [1833-1897]

Sonata para viola e piano nº 1 em fá menor, Op.120 nº 1

Trio para piano, viola e violoncelo em lá menor, Op.114

Rafael Altino, viola              

Kim Bak Dinitzn, cello

Victor Asuncion, piano

Dia 18

18h         RECITAL CANTO E PIANO

GABRIELLA PACE & VICTOR ASUNCION

Robert SCHUMANN

Frauenliebe und Leben op. 42 (Chamisso)

F. SCHUBERT [1797-1828]

An die Musik (Schober)

Ganymed (Goethe)

Gretchen am Spinnrade (Goethe)

F. POULENC [1899-1963]

Rastlose Liebe (Goethe) C. (Louis Aragon)

Les chemins de l’amour (Jean Anouilh)

C’est ainsi que tu es (Louise de Vilmorin)

Voyage à Paris (Apollinaire)

E. ALTINO [1890-1958]

Saudade (Farias Neves)

H. VILLA-LOBOS [1887-1959]

Canção do Amor (Dora Vasconcelos)

Melodia Sentimental (Dora Vasconcelos)

SÉRIE VICENTE FITTIPALDI 20hs

Dia 15     REQUIEM PARA UM TROMBONE

A. SCHOENBERG [1874-1951]

Noite Transfigurada Op.4 (baseada num poema de Richard Dehmel)

C. de ALMEIDA [1939-2010]

Aboio para cello e cordas

Kim Bak Dinitzen, cello

C. LINDBERG [1958]

Arabenne (1997) para trombone e orquestra

Frederic Belli, trombone

M. DUDA [1935]

Toada para trompete, trombone e cordas (1994)

Nailson Simões, trompete

Frederic Belli, trombone

M. DUDA [1935]

Fantasia Carnavalesca

Música para Metais nº 1

Orquestra de Trombones do Nordeste

Renato Farias, regente

In Memoriam Radegundis Feitosa E. MOURA [1963]

REQUIEM PARA UM TROMBONE

Gabriella Pace, soprano

Frederic Belli, trombone

Madrigal da UFPB

Eli-Eri Moura, regente preparador

Orquestra Virtuosi

Rafael Garcia, regente

Dia 16 RECITAL DO PIANISTA OLIVIER MOULIN

Homenagem aos 200 anos de nascimento de Franz Liszt [1811-1886]

Danse macabre d’après Saint-Saëns

Trübe Wolken (Nuages gris)

Impromptu

Funérailles

Totentanz

Sonata em si menor, S. 178

II

C. F. E. HORNEMAN

Quarteto de Cordas em Ré maior nº 2

D. SHOSTAKOVICH [1906-1975]

Quarteto nº 8 em dó menor, Op.110

ARILD KVARTETTEN

Tobias Durholm, Anna Zelianodjevo, violinos

Rafael Altino, viola

Ingemar Brantelind, cello

Dia 17     ILYA GRINGOLTS, violino

PETER LAUL, piano

A. DVORAK [1841 – 1904]

Peças Românticas Op.75

S. PROKOFIEV [1891-1953]

Sonata nº 1 em fá menor, Op.80

II

P. I. TCHAIKOVSKY [1840-1893]

Sexteto de cordas em ré menor  “Souvenir de Florence”, Op. 70

Ilya Gringolts, Tobias Durholm, violino

Rafael Altino, Ylvali Zilliacus, violas

Kim Bak Dinitzen, Joseph Johnson, cellos

Dia 18 ORQUESTRA VIRTUOSI & VIRTUOSOS

RAFAEL GARCIA, regente

E. ELGAR [1857-1934]

Introduction and Allegro para cordas, Op.47

J. HAYDN

Concerto nº1 em Dó maior, Hob VIIb/1

Joseph Johnson, cello

D. SHOSTAKOVICH [1906-1975]

Concerto para piano,trompete e orquestra Op.35

Peter Laul, piano

Nailson Simões, trompete

J. MASSENET [1842-1912]

Méditation de Thaïs

F. KREISLER [1875-1962]

Prelude e Allegro (no estilo de Pugnani)

Yehezkel Yerushalmi, violino

N. PAGANINI [1782-1840]

Sonata per Grand Viola e orquestra

Rafael Altino, viola

A. BAZZINI [1818-1897]

La Ronde des Lutins – Scherzo Fantastique Op.25

Benjamin Sung, violino

DOMINGO 19|12

Dia 19     RECITAL DE PIANO                           19hs

MATTHEUS SOUCEK

Mattheus SOUCEK

Homenagem a Schubert

Arranjo de temas e motivos de Franz Schubert:

Sinfonia “A Inacabada”, ”Improvisos,”Wanderer Fantasia”,

Canções “Die Forelle”,“Wanderer”, “Der Erlkönig” e  “Ständchen”

L. van BEETHOVEN [1770-1827]

Sonata em Dó maior, Op.53 “Waldstein”

S. RACHAMNINOV [1873-1943]

Prelúdios:

Op. 3 nº 2 em dó # menor

Op. 23 nº 4 em Ré maior

Op. 23 nº 7 em dó menor

Op. 32 nº 12 em sol # menor

A. SCRIABIN [1872-1915]

Sonata nº 3 em fá # menor, Op. 23

ORQUESTRA VIRTUOSI

VIOLINOS

Yehezkel Yerushalmi, Tobias Durholm

Benjamin Sung, Betina Stegmann

Dorota Siuda, Anna Zelianodjevo

Nelson Rios, Nadilson Gama

Leopoldo Nogueira, Valter Gomes

VIOLAS

Rafael Altino, Ylvali Zilliacus

Marcelo Jaffé, Renato Bandel

VIOLONCELOS

Kim Bak Dinitzen, Ingemar Brantelid

Joseph Johnson, Robert Suetholz

CONTRABAIXOS

Valeria Thierry, Waldir Bertipaglia

Pedro Gadelha

PIANO

Luciana Noda

MADRIGAL DA UFPB

Regente preparador: ELI-ERI MOURA

Sopranos

Amanda Cunha, Christiane Alves

Izadora França, Lucíola Santos

Maria Juliana Linhares

Contraltos

Aline Luz, Lucyane Alves

Mayra Montenegro

Mariana Duarte, Sara Martins

Tenores

Adriano Sampaio, Diego Chacon

Edd Evangelista, Geraldo Rocha

Leôncio Fernandes, Michel Costa

Túlio Melo

Baixos

Alexandre Pontes, Fernando Bernardo

Ítalo Freire, Marcel Ramalho

Micherlon Franca, Rafael Laurindo

MONTADORES

João Alves

Manoel Otácio

Agradecimentos:

ORQUESTRA SINFÔNICA DO RECIFE

SOLISTFORENINGEN AF 1921

AUGUSTINUS FONDEN

ESCOLA MINAME

Direção Geral:

ANA LÚCIA ALTINO

Direção Artística:

RAFAEL GARCIA

Realização:

VIRTUOSI SOCIEDADE ARTÍSTICA LTDA

Produção:

VIRTUOSI SOCIEDADE ARTÍSTICA LTDA

Assessoria de imprensa:

COQUETEL MOLOTOV
HTTP://WWW.COQUETELMOLOTOV.COM.BR

Blog do Virtuosi:

CARLOS EDUARDO AMARAL

Criação gráfica:

MARCELO GARCIA

www.virtuosi.com.br




Tags: ,
Esse texto foi publicado segunda-feira, novembro 29th, 2010 às 12:02 AM na seção Programação. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

8 comentários to “Programação do XIII Virtuosi”

  1. Túlio

    favor confiram alguns datas que não estão batendo com os dias. Grato

    Túlio Melo

  2. pb_amaral

    Corrigido, Túlio. Grato pelo aviso.

  3. Mckinley Helmen

    I just want to mention I am very new to blogs and really liked your web-site. Most likely I’m going to bookmark your site . You certainly come with perfect article content. Thanks for sharing with us your blog.

  4. Ben.Padstow.

    The first time in ages that I clicked on “I’m Feeling Lucky” and amazingly got a sensible web site. Thank you.

  5. mikrolan jämför

    Greetings from Colorado! I’m bored to tears at work so I decided to browse your site on my iphone during lunch break. I really like the information you present here and can’t wait to take a look when I get home. I’m amazed at how fast your blog loaded on my mobile .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways, superb site!

  6. "läs mer här"

    “läs mer här”…

    “[…]x This is one very interesting post. I like the way you write and I will book xe[…]”…

  7. "on yahoo"

    “on yahoo”…

    “[…]i I really wanted to composea simple note to appreciate you for all the marve ku[…]”…

  8. "en bra sajt"

    “en bra sajt”…

    “[…]j Hi, Ive been a lurker around your website for a few months. I love this art 9l[…]”…

Comente!

Seu comentário