XI Virtuosi

O VIRTUOSI – Festival Internacional de Música de Pernambuco traz, mais uma vez ao Recife, nomes consagrados da música de concerto que vêm ao Brasil exclusivamente para o festival que acontece de 17 a 21 de dezembro no Teatro de Santa Isabel. Em seu décimo primeiro ano, o VIRTUOSI homenageia o pernambucano Naná Vasconcelos considerado, pela crítica especializada, um dos maiores percussionistas do mundo. Os ingressos do festival variam de 10 a 20 reais e encontram-se à venda nas lojas Mon Papier do Shopping Recife e Plaza Casa Forte.

Nesta edição, o VITUOSI divide seu programa em três séries de concertos às 17h, 19h e 21h, com uma programação diferenciada reunindo o que há de novidade na produção erudita contemporânea, além de oferecer ao público pernambucano uma execução virtuosa de grandes peças como as obras de Chopin, Brahms, Mozart, Tchaikovsky, entre outras. A homenagem a Naná Vasconcelos acontece no dia 18 de dezembro e traz o ilustre músico à frente da Orquestra Virtuosi. Naná apresentará, entre outras obras, o Concerto para Berimbau e Orquestra”.

Destaque do VIRTUOSI 2007, o trombonista sueco Christian Lindberg volta à capital pernambucana com Kundraan, obra de sua própria autoria inédita no Brasil, finalizada quando o músico esteve no Recife. Considerado um dos maiores instrumentistas de sopro do mundo, ao lado de Miles Davis e Louis Armstrong, Lindberg se apresenta acompanhado da Orquestra Virtuosi, sob a regência do maestro Rafael Garcia, no dia 20 de dezembro. Lindberg ministra, ainda, uma Master Class na Livraria Cultura para músicos iniciados em instrumentos de sopro.

Artista Lírico do ano de 2007 na França, o contratenor francês Philippe Jaroussky é mais um destaque do VIRTUOSI 2008. Reconhecido por sua técnica virtuosa de melisma e pela interpretação de cantatas e óperas barrocas, Jaroussky conquistou aos 30 anos um lugar privilegiado no panorama da música internacional. O contratenor vem ao Recife com apoio do Consulado Geral da França e se apresenta no sábado, 20 de dezembro, com o pianista francês Jérôme Ducros. Outra atração de destaque, o violinista Nicolas Koeckert, primeiro artista alemão a receber um dos principais prêmios do Concurso Internacional Tchaikovsky em Moscou, se apresenta no dia 17 ao lado de sua esposa, a pianista russa Kristina Miller-Koeckert, detentora do prêmio “Steinway” de Munique. Ambos participam do festival sob os auspicio us do Consulado Geral da Alemanha no Recife.

O encerramento do XI VIRTUOSI traz a apresentação de dois quintetos para piano – Schumann & Dvorak – que serão executados pelo grupo formado por Ilya Gringolts, Anahit Kurtikyan, Rafael e Leonardo Altino e a pianista Marianna Shirinyan. Considerado pela crítica especializada como um dos melhores violinistas da atualidade, o russo Ilya Gringolts é a principal atração da última noite do festival. Até hoje, é mais jovem músico a receber o Prêmio Paganini. Com mais de 6 CDs gravados para a Deutsche Grammophon, incluindo o “Concerto Tríplice de Beethoven” com Claudio Abbado, Ilya é um Hiperion Artist. No VIRTUOSI, Ilya realizará seu recital acompanhado casino online da pianista Marianna Shirinyan.



Esse texto foi publicado quarta-feira, novembro 19th, 2008 às 6:17 PM na seção Notícias. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

11 comentários to “XI Virtuosi”

  1. DANILO ANDRADE

    EU SOU DE GOIANIA-GO E SOU ALUNO DE TROMBONE DA UFG. ESTOU MUITO INTERESSADO EM PARTICIPAR DO VIRTUOSI, MAS QUERO CONSEGUIR AS PASSAGENS PELA UNIVERSIDADE E PARA ISSO PRECISO DE UM FOLDER DO EVENTO. SE VOCES PUDEREM ME MANDAR ESTAREI MUITO GRATO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇAO. MUITO OBRIGADO!!!

  2. Magno Jose

    Sou estudante da Universidade Federal de Goiás, e quero participar do XI virtuose e preciso do folder no festival para ganha, as passagens….muito obrigado..se possivel mandar ate dia 03/12..obrigado.

  3. André Lima

    muito bom >> muito bom, acompanho esse avento desde a quanta edição!!! gosto muito de música erudita.
    Mim sinto feliz em ter um evento como esse em minha cidade, pena q esse ano não será gratuito.

    Grande abraço!!!

  4. Jaqueline Sales

    Cara organização do Virtuosi, gostaria de saber se a apresentação do contra-tenor francês, Philippe Jaroussky, será na sexta (19) ou no sábado (20), pois há uma contradição nas informações contidas nesse site. Na programação consta como sendo a sexta-feira o dia de sua apresentação, mas nos jornais locais e nesta página de notícias consta a informação de que ele se apresentará no sábado. Gostaria de esclarecimentos, pois interesso-me por este artista e não me agradaria comprar o ingresso errado.

    Aguardo o pronunciamento, pelo que antecipadamente agradeço.

  5. Louise Oliveira

    Quero parabenizar o maestro Rafael Garcia por aproximar o público geral da música clássica.
    É um excelente trabalho que vem sendo feito todos estes anos.

  6. Ana

    pessoal, vocês precisam entrar em contato em info@virtuosi.com.br

    atenciosamente,
    ana

  7. Luciano Cesar

    O mundo da música, é como um sonho que não acorda, como o beijo que não descola, como um romance que não se esgota.
    Parabéns a todos que fazem do Virtuosi uma ilha de sonho em meio ao caos corriqueiro. Onde faz lembrar que com um sopro, podemos por um minuto que seja, virarmos livres e felizes notas musicais.

  8. Ali Sarjeant

    I just want to tell you that I am new to blogs and honestly savored you’re page. Almost certainly I’m going to bookmark your site . You definitely have tremendous stories. Thanks a bunch for sharing your website page.

  9. Ben.Padstow

    The first time in several months that I have used AOL for questions and got an interesting answer. Love it!

  10. Recommended Site

    Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with a few pics to drive the message home a bit, but instead of that, this is great blog. An excellent read. I’ll definitely be back.

  11. Our site

    Thank you for your site post. Jones and I have been saving for a new publication on this subject and your post has made us to save our own money. Your ideas really responded to all our problems. In fact, in excess of what we had thought of just before we found your amazing blog. My spouse and i no longer have doubts and also a troubled mind because you have attended to each of our needs here. Thanks

Comente!

Seu comentário