img_0984

A Orquestra Virtuosi sob a regência do Maestro Rafael Garcia apresenta nesta quarta-feira (14) um concerto com a participação de importantes solistas. O recital é o mesmo que será levado na tour internacional do Festival XIX Virtuosi. O público terá a oportunidade de apreciar a peça musical de forma gratuita, às 19h, na Ordem Terceira de São Francisco, no Bairro de Santo Antônio, no Recife.

Formada por expressivos músicos nacionais e internacionais, a seleção de seus compositores e instrumentistas é feita de acordo com a programação que a Orquestra realiza. Na ocasião, se apresentam junto com o Maestro Rafael Garcia, músicos do calibre de Rafael Altino, Clara-Jumi Kang, que será solista da Orquestra nos concertos de Recife, Montevidéu e Buenos Aires, entre outros.

Criador, diretor artístico e regente do Festival Virtuosi, Rafael Garcia tem se destacado pelo seu infatigável empenho e esforço em difundir a música clássica em todos os segmentos e lugares em que se vislumbre a menor chance para isso. Casado com a pianista pernambucana Ana Lucia Altino, desempenhou inúmeras funções como violinista, professor, diretor artístico, regente, criador e coordenador de projetos culturais significativos para o desenvolvimento da música clássica na região.

Ao longo dos anos conquistou relevantes oportunidades como o cargo de Spalla da OSESP com o Maestro Eleazar de Carvalho; a implantação do movimento musical na Paraíba; a posição de professor do New England Conservatory e criação do Lexington Music Festival em Boston; a criação da OFN/NE; a criação e reativação da Orquestra Jovem de Pernambuco entre outras.

O programa da turnê é formado por obras de Vivaldi e conta com patrocínio do BNDES, CHESF, STN, Excelsior Seguros, incentivo do Funcultura e apoio da Prefeitura do Recife, Consulado Americano, Consulado Geral da França, CEPE, MAMAM, CCK, Sala VERDI, Universidad Católica de Chile, UFPB, UFBA, Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, Dragão do Mar e Dorisol Grand Hotel Recife.