Música erudita contemporânea no Virtuosi Século 21 (Diário de Pernambuco)

Clement

Bach, Beethoven, Vivaldi, Mozart, Bach, Tchaikovsky. Não há dúvidas sobre a importância desses e de outros compositores do passado para a música clássica. No entanto, a produção de grandes obras eruditas não parou com esses mestres. Ela continua evoluindo. Mostrar ao público essa renovação de compositores e conceitos é justamente um dos principais objetivos do Virtuosi Século 21. A segunda edição começa hoje e vai até a quinta-feira, no Teatro Eva Herz, localizado na Livraria Cultura do Shopping RioMar, com oficinas durante o dia e concertos à noite. O acesso é gratuito.
“Vivemos no 21 e continuamos enfatizando a execução de obras dos séculos 17, 18. É importante fazer algo especial para as pessoas saberem o que está sendo feito atualmente”, explica Ana Lúcia Altino, coordenadora do festival. A direção artística é feita por Rafael Garcia e a curadoria, pelo compositor paraibano Marcílio Onofre. “Considero importante sair do tradicional.  A música contemporânea é mais livre e experimental”, reforça.
O evento é uma boa oportunidade de ouvintes, estudantes e músicos profissionais terem acesso direto ao que tocam e pensam compositores estrangeiros e nacionais. Stefano Gervasoni (Itália/França) e Johannes Walter (Alemanha) oferecem três oficinas de composição, além de aulas individuais para os autores que conseguiram ter obras suas selecionadas. Do Brasil, participam Silvio Ferraz (SP), Marcos Lucas (RJ), Paulo Costa Lima (BA), Marcilio Onofre e Eli-Eri Moura (PB).
O duo Kociuban-Gamsachurida, formada por Wiktor Kociuban (cello) e Demetre Gamsachurdia (piano) faz o concerto de abertura. Clément Himbert, a Orquestra Jovem de Pernambuco e os solistas Fábio Presgrave e Clóvis Pereira Filho tocam nos outros dias.

“No ano passado, quando o festival teve sua primeira edição, nos surpreendemos com a quantidade de gente e o interesse dos mais jovens. Foram três noites lotadas por um público curioso, que gosta de música feita com qualidade”, comemora Ana Altino.



Esse texto foi publicado terça-feira, novembro 26th, 2013 às 8:35 AM na seção Clipping. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

Comente!

Seu comentário