A sexta-feira do III VIRTUOSI DE GRAVATÁ recebe, a partir das 19h, o premiado ucraniano Alexander Hrustevich, um dos mais renomados acordeonistas da atualidade, que vem ao Brasil pela primeira vez e à convite do festival. Realizado pela Prefeitura de Gravatá, com apoio da CHESF e do Hotel Vila Hípica, o evento vem promovendo grandes concertos gratuitos na Igreja Matriz de Sant’Ana desde o dia 09/07 e vai até o dia 17/07.

O repertório é focado em transcrições da música clássica, como o concerto para violino de Tchaikovsky, Bach, Balakirev (“Islamey”), Rachmaninov (“Vocalise”), Wieniawski, Vivaldi, Korsakov (“O Vôo do Besouro”) e outras peças de piano clássico e de repertório orquestral.

Graduado na Academia Nacional de Música da Ucrânia como aluno do professor Besfamilnov, o talento e a maestria de Alexander Hrustevich se transformam em convites para apresentações em vários países, incluindo a Polônia, Áustria, Alemanha, Itália, Espanha, Rússia, Sérvia, entre outros.

Em Kiev, apresentou-se com o mundialmente famoso Bobby McFerren. No seu vasto currículo de prêmios encontra-se o “Golden Acordeon” (Nova York), “Od baroka do Jazza” (Polônia), entre outros.

A genialidade de Alexander vai além da maestria e chega a criatividade de como transcreve tradicionais peças da música clássica, grande parte das vezes voltadas para piano e violino e transporta para seu instrumento. Entre suas façanhas mais extraordinárias é a transcrição do concerto para violino de Tchaikovsky no qual ele toca as duas partes de orquestra e violino ao mesmo tempo.

III FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATÁ
Rafael Garcia, diretor artístico
IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA
09 A 17 DE JULHO DE 2011
Abertura, 09/07, às 19h
Domingo, 10/07, às 11h e 17h
Segunda à sexta, 11 a 15/07, às 19h
Sábado, 16/07, às 11h e 19h
Domingo, 17/07, às 11h e 17h.

Mais informações: www.virtuosi.com.br | @virtuosirecife | 81 33630138