O Virtuosi será palco, pela primeira vez, do lançamento de um álbum. O violoncelista Leonardo Altino aporta no Estado e tem como objetivo apresentar seu primeiro CD, que passou na seleção pública do Programa Petrobras Cultural e tem incentivo do Funcultura, em parceria com a pianista Ana Lucia Altino. Os sobrenomes não são mera coincidência. Mãe e filho músicos carregam no DNA a aptidão e o gosto pela música erudita e produziram juntos o ‘Poema’. O disco pode ser baixado no site http://www.virtuosi.com.br/poema/

O material nasceu com intuito de agregar todas as 17 obras escritas para violoncelo do compositor pernambucano Marlos Nobre até hoje. O artista é um dos principais autores brasileiros da geração posterior a Villa-Lobos. Em suas obras, Nobre consegue refletir o ecletismo de seus estudos, em que sua música sintetiza técnicas de vanguarda e um certo colorido “brasileiro”, expressando-se em uma linguagem própria, sem se prender a dogmas, cartilhas ou manuais.

Para o compositor, é uma grande honra ter como intérprete o jovem violoncelista Leonardo Altino. “Considero-o como maior revelação atual do instrumento em todo o mundo”, assume Nobre. A sensibilidade que Leonardo desenvolveu ao longo dos anos é dotada de uma técnica perfeita. “Ao lado de Ana Lucia Altino, eles fazem um duo de extraordinária musicalidade e compreensão superior das obras”, conclui.

SERVIÇO:
Ministério da Cultura e Petrobras apresentam:
POEMA
Marlos Nobre: Obra completa para cello e piano

Lançamento dia 13 de dezembro, as 17h
Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel
Entrada Franca

Patrocínio: Petrobras
Apoio: Funcultura, Fundarpe, Governo do Estado, GPAC, Art Music
Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal