ANA LÚCIA ALTINO TRANSFORMA TESE DE DOUTORADO EM LIVRO

Pianista e produtora lança trabalho na programação do XIII VIRTUOSI

Produtora de um dos principais festivais de música de concerto no Brasil, o VIRTUOSI, a pianista Ana Lúcia Altino lança O Quinteto Para Piano no Século XIX: Brahms Opus 34 durante a programação do seu VIRTUOSI 2010. Com incentivo do Governo de Pernambuco através do Funcultura e com apoio da CEPE, o trabalho será lançado no dia 16 de dezembro, às 18h, no Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel. Preço: R$ 20,00.

Para celebrar o lançamento, a produtora convidou o Ensemble São Paulo formado pelos violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, violista Marcelo Jaffé e violoncelistas Robert Sueholtz e Kim Bak Dinitzen.

LIVRO – Resultado da tese de doutorado da autora na Universidade de Boston, o livro aborda o desenvolvimento do Quinteto para piano e cordas, um dos mais importantes gêneros camerísticos. Como base para seu trabalho de pesquisa, a doutora elegeu a obra de Brahms, considerada como a obra prima do século XIX que serviu de inspiração e influencia para tantos outros compositores. Acompanha o livro dois CDs: um com a partitura digitalizada da hipotética reconstrução da obra e outro com a gravação ao vivo da apresentação de estréia da obra pelo Ensemble São Paulo.

A história do Quinteto para piano e cordas de Brahms é muito curiosa e o resultado é fruto de um primeiro quinteto escrito somente para cordas que depois se transformou numa sonata para dois pianos e finamente conquistou a versão atual. A Dra. Ana Lúcia, em sua tese, procurou demonstrar a ingluência do Quinteto para dois cellos de Schubert, além de elaborar a reconstrução hipotética do Quinteto desaparecido.

Essa obra foi executada pela primeira vez pelo Ensemble São Paulo durante a realização do X VIRTUOSI.

AUTORA – A pernambucana Ana Lúcia Altino é Doutora em Música e Performance de Piano pela Universidade de Boston. Vencedora de vários prêmios nacionais, foi solista de grandes orquestras do país. À convite de Eleazar de Carvalho assumiu a função de pianista da OSESP. Professora da UFPB, criou o Departamento e o Bacharelado em Música desta Universidade assim como a Orquestra Sinfônica da Paraíba em convênio com o governo daquele estado. Foi membro fundador e Presidente da Orquestra Filarmônica Norte/Nordeste. Entre suas principais realizações, encontra-se o VIRTUOSI – Festival Internacional de Música de Câmara de Pernambuco – que se realiza anualmente em Recife desde 1998.

O Quinteto Para Piano no Século XIX: Brahms Opus 34
Lançamento: 16 de dezembro, às 18h
Onde: Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel
Preço: R$ 20 reais
Páginas: 127
Editora: CEPE
Incentivo: FUNCULTURA