A partir desde sábado (09/07), às 19h, a Igreja Matriz de Sant’Ana vira palco dos grandes concertos do III VIRTUOSI GRAVATÁ, que dedica esta edição aos 200 anos de nascimento do compositor húngaro da escola romântica, Franz Liszt. Produzido e idealizado pela pianista Ana Lúcia Altino e o Maestro Rafael Garcia, o festival é uma realização da Prefeitura de Gravatá e todo seu programa é gratuito.

A abertura do III VIRTUOSI DE GRAVATÁ, no sábado 09/07, começa às 19h com a premiada violoncelista Natalia Khoma, vencedora de prêmios como Budapest Pablo Casals, Marneukirchen e Tchaikovsky e Belgrade International. Natalia irá apresentar obras de Joseph Haydn. Em seguida, o programa apresenta o Requiem do austríaco Mozart para coro, solistas e orquestras. Para apresentar a obra do compositor, o festival escalou um time de grandes cantores brasileiros como o tenor Gilberto Chaves (vencedor do Concurso de Canto Bidu Sayão), a soprano Adriana Queiroz (da Ópera de Berlim), a mezzo-soprano Adriana Clis (vencedora do Prêmio Carlos Gomes) e o barítono Saulo Javan (considerado um dos melhores do país). Acompanhando os cantores, o Coro de Câmara Villa-Lobos, da Paraíba e a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a direção do Maestro Rafael Garcia.

A programação do dia seguinte, domingo (10/07), começa às 11h com recital do pianista filipino Victor Asuncion dedicado à obra de Franz Liszt. A tarde do domingo, às 17h, apresenta um duo de cello-piano com o pianista ucraniano Volodymyr Vynnytsky, solista das principais orquestras da Ucrânia e da Polônia, acompanhado de Natalia Khoma. No repertório, obras de Gaspar Cassado, Bela Bartok, M. Lysenko, Johannes Brahms, Frederic Chopin, Niccolo Paganini, David Popper e do próprio Volodymyr Vynnytsky.

FRANZ LIZST – Nascido em 22 de outubro de 1811, o pianista e compositor foi um dos principais nomes da escola romântica. Liszt foi famoso pela genialidade de sua obra, pelas suas revoluções ao estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico a níveis nunca antes imaginados. Ainda hoje é considerado um dos maiores pianistas de todos os tempos, em especial pela contribuição que deu ao desenvolvimento da técnica do instrumento.

O III VIRTUOSI DE GRAVATÁ vai até o dia 17 de julho, na Igreja Matriz de Sant’Ana. Patrocinado pela Prefeitura de Gravatá, o festival conta também com apoio da CHESF e do Hotel Villa Hípica. Além dos grandes concertos com instrumentistas reconhecidos internacionalmente, o VIRTUOSI DE GRAVATÁ recebe cerca de 50 bolsistas, todos instrumentistas de cordas dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte que, além de integrar a orquestra e recebem aulas de grandes professores que se apresentam no festival.

III FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATÁ
Rafael Garcia, diretor artístico
IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA
09 A 17 DE JULHO DE 2011
Abertura, 09/07, às 19h
Domingo, 10/07, às 11h e 17h
Segunda à sexta, 11 a 15/07, às 19h
Sábado, 16/07, às 11h e 19h
Domingo, 17/07, às 11h e 17h.

Mais informações: www.virtuosi.com.br | @virtuosirecife | 81 33630138

Assessoria de Imprensa:
Ana Garcia: 81 88278222 | aninha@coquetelmolotov.com.br
Tathianna Nunes: 81 99454692 | tathi@coquetelmolotov.com.br