I Festival Virtuosi de Gravatá

jcmartins2

O maestro João Carlos Martins irá reger a Orquestra Virtuosi de Gravatá

A Prefeitura de Gravatá leva à Igreja Matriz de Sant’Ana um dos principais eventos de música de concerto do Brasil. O I Festival VIRTUOSI de Gravatá apresenta performances memoráveis com gênios da música de concerto. Na programação nomes como o do maestro e pianista João Carlos Martins, o violoncelista Antônio Meneses, o flautista Rogério Wolf, o pianista Victor Asuncion, entre vários outros. Produzido pela pianista Ana Lúcia Altino, sob direção artística do maestro Rafael Garcia, o festival acontece durante uma semana, de 07 a 12 de julho, e é aberto ao público.

O concerto de abertura conta com a genialidade e a performance sempre emocionante do maestro João Carlos Martins, 69 anos, que após um nervo rompido na mão direita e do avanço da doença LER, foi obrigado a deixar o piano e passou a se dedicar a regência. Incapaz de segurar a batuta ou virar as páginas das partituras, João Carlos faz um trabalho minucioso de memorizar nota por nota, demonstrando ainda mais seu perfeccionismo e dedicação ao mundo da música. No dia 07 de julho, às 19h, o público presente poderá conferir João Carlos Martins à frente da Orquestra Virtuosi de Gravatá montada especialmente para o festival.

Especialista em Johann Sebastian Bach, João Carlos Martins rege duas peças do compositor. Como solistas destacam-se o flautista Rogério Wolf, considerado um dos mais importantes do país, e o violinista Benjamin Sung, spalla da Orquestra Sinfônica de Fargo-Moorhead e professor das Universidades estaduais de Minnesota e North como o solista da noite. Ainda na noite de abertura, Gravatá tem o privilégio de receber pela primeira vez no Estado o violista Alexandre Razera, dono de um currículo riquíssimo chegando a gravar com a Filarmônica de Berlim, e o violoncelista búlgaro Hrant Parsamian, colecionador de prêmios de importantes da música de concerto pelo mundo.

A obra de Bach volta no segundo dia seguida pelo Concertino para violoncelo e orquestra de cordas do compositor pernambucano Clóvis Pereira dedicado ao também pernambucano Antônio Meneses, o mais célebre violoncelista que o Brasil já teve e um dos convidados mais especiais do I Festival VIRTUOSI de Gravatá. Fechando a programação da segunda noite, peças do austríaco Joseph Haydn, um dos compositores mais importantes do período clássico. O repertório será executado pela Orquestra Virtuosi de Gravatá, sob a regência do maestro Chileno Rafael Garcia que além de Antônio Meneses como solista conta também com o violinista Benjamin Sung e os flautistas Rogério Wolf e Nicole Esposito, Flauta da Ohio Light Opera que se apresenta pela primeira vez em Pernambuco. O concerto tem início às 19h.

No dia 09 de julho, às 19h, a Igreja Matriz de Sant’Ana recebe uma estrela do piano. Conhecido e admirado pelo público recifense, tendo participado de edições passadas do Virtuosi no Teatro de Santa Isabel, o brilhantismo do pianista filipino Victor Asuncion volta a Pernambuco para recital de peças do compositor alemão Robert Schumann e do compositor russo Modest Petrovich Mussorgsky. O dia , também às 19h, traz uma programação com obras clássicas e imortalizadas de Astor Piazzolla e Antonio Vivaldi executadas pela Orquestra Virtuosi de Gravatá, mais uma vez sob a regência do maestro Rafael Garcia, com a participação do violinista Benjamin Sung.

Os concertos do final de semana, 11 e 12 de julho, começam a partir das 11h e não mais às 19h como nos fins de semana. Para a manhã de sábado, O I VIRTUOSI DE GRAVATÁ montou um quarteto de cordas e convidou o virtuosíssimo piano de Victor Asuncion para celebrar a obra de Joseph Haydn que, neste ano, está sendo comemorado em todo mundo. 2009 marca os 200 anos da morte do músico e, por este motivo, os produtores do evento resolveram destacar o compositor austríaco na programação com mais de um dia homenageando sua obra e o sábado do festival será dedicado apenas a ele com a execução de três peças sendo a primeira uma sonata para piano, a segunda para trio de piano, violino e violoncelo e, finalmente, quarteto de cordas.

No domingo, o festival apresenta uma programação diversificada com peças de Mozart, Delibes, Schocker, Enesco, Guarnieri, Fauré e Demersseman. As obras serão executadas em um recital de flautas por Nicole Esposito e Rogério Wolf tendo ao piano Victor Asuncion. Às 17h do domingo, 12 de julho, a Igreja Matriz de Sant’Ana se despede da primeira edição do VIRTUOSI DE GRAVATÁ com clássicos da música de concerto. O concerto de encerramento traz uma programação especial contando mais uma vez com a Orquestra Virtuosi de Gravatá, sob a batuta do maestro Rafael Garcia. Peças de Bach, Mozart e Haydn voltam a serem executadas e obras de Bottesini e Doppler fecham o repertório do evento.

Para a primeira visita do VIRTUOSI em Gravatá, a produtora Ana Lúcio Altino e o maestro Rafael Garcia montaram uma programação rica com convidados que fazem parte da primeira linha dos músicos de concerto do mundo. Será um momento histórico para a cidade e que, com certeza, ficará na memória de todos que comparecerem.

SERVIÇO:

I FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATÁ
Rafael Garcia, diretor artístico
Igreja Matriz de Sant’Ana07, 08, 09 e 10 de Julho – 19h
11 e 12 de Julho – 11h
Concerto de Encerramento – 12 de julho – 17h.
Entrada Franca



Tags: , , , ,
Esse texto foi publicado terça-feira, junho 9th, 2009 às 4:50 AM na seção Notícias. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

40 comentários to “I Festival Virtuosi de Gravatá”

  1. Johnny Araujo

    Maravilha! João Carlos Martins é, simplesmente, MARAVILHOSO! O Virtuosi é música de qualidade contra essa baixaria que impera em nossa mídia. Parabéns, Ana Lúcia Altino. Parabéns, maestro Rafael Garcia.

  2. João Carlos

    Estão de parabens pelo grande evento.
    Surgiro à Organização do evento para junto com a Preifeitura, Governo do Estado (Sec Turismo) e com as empresas de onibus, ou talvez, o ” Trem Virtuosi”, como com ” Trem do Forró”, possibilitar que durante o evento seja disponibilizado uma linha de ônibus de Recife-Gravatá-Recife, que sáia à tardinha e voltando após o evento. Claro que deve ser paga e antecipadamente. Pois, acredito que como eu, muitos recifenses, olindenses e jaboatenenses gostaria de assistir a todo Festival.

    Abraços,
    João Carlos

  3. Hélder Pedrosa

    Lamento muito o virtuosi esta em Gravatá e não em Garanhuns como esteve durante os últimos anos, fazendo parte do Festival de Inverno de Garanhuns (é bom ressaltar que todos os dias que havia apresentação do virtuose na catedral de Garanhuns esgotavam os lugares e o público aplaudia de pé todas as atrações). Não sei o motivo de trocar Garanhuns por Gravatá, mas foi uma perda inreparavel para Garanhuns.

  4. Ana Lucia Altino

    O VIRTUOSI também estará presente em Garanhuns. O Festival de Gravatá é mais um evento que o VIRTUOSI realiza procurando ampliar a divulgação da música clássica.
    O VIRTUOSI NA SERRA será realizado de 16 a 20 de julho e terá Antonio Meneses em duas noites: com orquestra e em recital de música de câmara. Serão 8 concertos realizados na Igreja de Santo Antonio. Dias 16 a 20 – concertos às 21horas e nos dias 18, 19 e 20 concertos extras às 16 horas.
    O VIRTUOSI jamais poderea deixar este público tão maravilhoso como o de Garanhuns!
    Breve a programação estará à disposição aqui no site.

  5. João Carlos da Silva Correia

    Estão de parabens pelo grande evento.
    Sugiro à Organização do evento para junto com a Preifeitura, Governo do Estado (Sec Turismo) e com as empresas de onibus, ou talvez, o ” Trem Virtuosi”, como com ” Trem do Forró”, possibilitar que durante o evento seja disponibilizado uma linha de ônibus de Recife-Gravatá-Recife, que sáia à tardinha e voltando após o evento. Claro que deve ser paga e antecipadamente. Pois, acredito que como eu, muitos recifenses, olindenses e jaboatenenses gostaria de assistir a todo Festival.

    Abraços,
    João Carlos

  6. Amanda Aciole

    Achei maravilhosa a ideia, espero q sempre ocorram este eventos, e quue ooutras cidades tbm tenham a possibilidade d receber o Virtuosi. Gostaria de saber eh so chegar a cidade e assistiro espetaculo oou precisa pegar ingresso em algum lugar.
    Parabens mesmo por esta iniciativa.

  7. João Bosco Paraiso

    Em Praga na República Tcheca, a música erudita é um dos grandes impulsionadores do turismo. Durante o verão, é comum encontrar pessoas nas ruas distribuindo panfletos de diferentes locais no mesmo dia onde grupos diferentes estão se apresentando a preços bastante razoáveis. Os exemplos de casa cheia nas apresentações que assisti nas igrejas de Olinda e que li comentários acontece o mesmo em Garanhuns indicam que temos público para isto. Seria ótimo que tivessemos, pelo menos num período regular, digamos o nosso inverno em Gravatá apresentações regulares deste tipo e que não se resumisse a eventos anuais. Não me importaria de ir de Recife a Gravatá só para ouvir a boa música. Seria o sonho reunir numa noite o quarteto mágico: frio, queijos, musíca clássica e um bom vinho.

  8. Mariana Pontes

    Seria possível disponibilizar um mapa com a localização da igreja, e o melhor caminho para se chegar até lá, partindo da rodovia?

  9. Ana Lucia Altino

    É só chegar na cidade e se dirigir para a Igreja Matriz de Sant’Ana que fica bem no centro de Gravatá. Não há erro. Não precisa retirar convite.
    Concordo com o sonho de reunir frio, queijos, música clássica e um bom vinho e vamos ter essa experiência agora. Esperamos que o êxito seja muito grande de forma que em 2010 possamos repetir a dose de forma bem ampliada!
    Também estou de acordo que é necessário fazer um calendário de eventos regulares. Mesmo Recife não tem. Vamos torcer por isso!

  10. josé carlos

    Parabéns pelo evento!
    Uma oportunidade ímpar!
    Quem tem a arte em seu amplo sentido, entende que esse evento fortalece o turismo na cidade e eleva o sentido musical. Simplesmente imperdível pois contará com a presençca de grandes artistas e abrilhantará de forma mais agradável o período de inverno na região.
    De parabéms, mais uma vez os executores do evento.
    Um abraço dos amigos de Vitória de Santo Antão-PE.

  11. Danilo T Pedrosa

    Parabéns a todos que organizam este evento (Festival Virtuosi). Iniciativa digna dos maiores elogios.

  12. Sérgio Adriano de Brito

    Será um presente caro!Obrigado!

  13. Victor Ramon

    Gravatá é uma cidade que possui uma expressão musical pouco apreciada e muito pouco expandida, não em função do trabalho dos músicos aqui desenvolvidos, mas sim por consequência da falta de maiores estímulos a arte musical nessa região, eventos como o VIRTUOSI são e devem ser dignos de enorme respeito e apreciação por parte dos privilegiados públicos que podem presenciar a grandeza dos concertos nele realizados.

    Portanto agredeço e parabenizo em nome da minha pessoa e se possível em nome de Gravatá as pessoas que tornaram esse festival possível!!

  14. Paulo Frederico Martins de Moraes

    Surpreendente!!!Que alegria enorme em saber desta maravilhosa novidade que é este belo evento de música clássica em Gravatá!Parabéns a todos que tornaram possível a realização deste festival!!Espero que o povo de Gravatá e região tire o máximo de proveito destes momentos raros de exibição musical de altíssima qualidade. De minha parte estarei lá, banhando minha Alma nas ricas expressões musicais(e culturais) destes, que com certeza serão, virtuosos espetáculos.

  15. Otair José de Sousa

    Excelente…….
    Acredito que está é uma das poucas palavras que pode resumir o evento. Está de parabéns os que tomaram a iniciativa de trazer para Gravatá estes maravilhosos profissionais da música.
    Diante da presente deturpação musical que hoje presenciamos, relevante é termos a oprtunidade de apreciar uma música de qualidade, da mais alta estirpe.Quem sabe assim as pessoas reconhecem a verdadeira arte existente em nosso país e no mundo e se apaixonam pelo que há de melhor.
    Parabéns a todos os que contribuíram para a relaização deste maravilhoso evento.

  16. walther moreira santos - escritor

    BRAVÍSSIMO! Fianlmente nossa região mostra o que é Música de verdade. Estou orgulhoso.

  17. Verônica

    Fantástico !!!! Adorei a iniciativa e espero que se repita todos os anos !!!!!!

  18. Maurilia Duarte Machado

    Excelente iniciativa. Precisamos de mais recitais deste nível. E, principalmente devemos levar adiante o projeto de construção de uma concha acústica. Assim poderemos dar os primeiros passos para criação de um pólo cultural em nossa cidade.
    Maurilia

  19. Láisa Rebelo

    Foram momentos incríveis, até então.
    Apesar de não ter ido a todos, mas não esperava nunca ter a oportunidade de ir a um evento tão belo e tão próximo!

  20. IVANILDO ANTONIO

    essa foi idubitavelmente uma das maiores parcerias que a prefeitura de GRAVATÁ fez ,durante toda minha existencia .Que iniciativa brilhante ! trazer pra nossa cidade
    uma obra prima da música erudita .Pra mim foi um verdadeiro deleite,sobretudo no enceramento ,quando todos juntos cantamos o HINO NACIONAL BRASILEIRAO, Haja coração. Parabéns, maetro RAFAEL GARCIA.

  21. Geraldo Azoubel

    Adorei o duo de flautas Nicole/Rogério. Ouvi o que tocaram em uma hora, mas continuaria ouvindo por toda a tarde. Foi um encantamento para todos presentes e com certeza estiveram a altura dos melhores instrumentistas do mundo. Parabenizo a iniciativa que tem o mérito de levar a todos a boa música a regiões distantes e até esquecidas.
    Sou harmonicista de boca (tocador de realejo) e me empenho em dgnificar o instrumento, como fez Edu e hoje fazem José Stanwik, Omar Izar, Jeová da gaita e outros. Já os assisti em grandes momentos. Parabenizo o maestro Rafael Garcia, Ana Lúcia Altino e todos os que fizeram ou colaboraram de alguma forma para a grandeza desse evento. Geraldo Azoubel

  22. Geraldo Azoubel

    Pode ate parecer omissão. Não é. O pianista que acompoanhou os flautistas merece um e-mail especial pelo seu trabalho apropriado e de qualidade. É outro músico que recebeu o meu melhor aplauso. Com certeza, a sua participação engrandeceu o “virtuosi.” Geraldo Azoubel.

  23. Gerson Luis Leão Brasil

    Sensacional!!!!!!!!!!
    Todos os integrantes (músicos, maestros e solistas) e também os organizadores deste evento estão de parabens. Oportunidade inesquecível na vida daqueles que apreciam a música erudita, clássica, de concerto,… ou qualquer outra denominação que se queira dar. Para mim ela pode ser chamada de POPULAR mesmo com todas as letras. Em países da Europa e Ásia, como: Alemanha, Inglaterra, Polônia, França, Espanha, Holanda, Austria, Romênia, Hungria, Iuguslávia (e suas repúblicas: Croácia, Boznia, Eslovênia, Sérvia, Montenegro,…), República Tcheca, Eslováquia… em várias repúblicas da antiga União Soviética (Armênia, Cazaquistão, Lituania, Letônia, Georgia, Russia, Estônia, Azerbaijão,…), China, Japão, e também nos Estados Unidos e Canadá: a música que a gente chama de eudita, clássica ou de concerto, é considerada popular por todos.
    Porque que aqui no Brasil também não é, temos compositores para isso, como: Antônio Carlos Gomes, Heitor Vila Lobos, Marlos Nobre (Pernambucano), Clóvis Pereira (idem), Radamés Gnatalli, Hermeto Pascal, Francis Hime (recentemente compôs uma Sinfonia, se não me engano de nome “Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião, ainda não encontrei um CD com a mesma), Tom Jobim,… e outros que não lembro os nomes no momento, mas que são mais conhecidos no exterior do que aqui mesmo no Brasil.
    Ouço e gosto de música clássica deste pequeno, aprendi com minha mãe, e todos os dias antes de dormir tenho que escutar algumas peças de compositores como: Beethoven, Tchaikovsky, Mozart, Bach, Chopin, Vivaldi, Ravel, Wagner, Stravinsky, Handel, Haydne,…
    Alguém conhece as músicas do Grupo Instrumental “UAKTI”? se não me engano são de Manaus-Amazonas. Eles tocam músicas compostas por eles mesmo, e também músicas chamadas eruditas. Não usam nenhum instrumentos elétricos. Tocam: Violões de 6 (inclusive com arco de violino) e 7 cordas, pianos, flauta transversal, violinos, violoncelos, tabla, alaúde, bandolim, banjo, cítaras,… Usam instrumentos também inventados por eles mesmos, feitos de madeira, vidro, tubos de pvc, metal, plásticos,… e de nomes bem diferentes como: Iarragunga, Trilobita, Planetário, Pan Inclinado, Pan Curvo, Grande Pan, Gig, Shori Smetano (em homenagem ao compositor Walter Smetak), flauta Uakti, marimba d’angelin (semlhante as marimbas de madeira, mas feitas de metal ou vidro), tambor dágua,… e outros. Vale a pena conhecer os mesmos, garanto que não vão se arrepender.
    Algumas citações que gostairia de citar aqui:
    “Música é vida interior, e quem tem vida interior jamais padecerá de solidão” (Tchaikovsky)
    “Para se criar uma obra prima não basta ter talento, é preciso antes de tudo, ter vivido um grande amor” (Mozart)
    “É impossível deixar o mundo antes de compor todas as obras que sinto a urgância de compor” (Beethoven)
    “Vivo inteiramente para a minha música. Seria tão maravilhoso poder viver milhares de vidas” (Beethoven)
    Gerson Luis Leão Brasil (Gravatá-Pernambuco-Brasil)

  24. Maria do Rosário

    lindo

  25. Mel

    Maravilha de eventos
    Postamos em nosso site http://www.webcultural.com.br
    Sucesso!

  26. Brena

    Foi maravilhoso! Me emocionei durante o ensaio dos músicos. Sr. Rafael e Srª Ana Lúcia estão de parabéns. Achei lindo ver a netinha de vocês assistindo o filho de vocês tocando. É uma família de músicos! Estão de parabéns! Muita gente prestigiando em Gravatá. Tinha até gente sentada do lado de fora, assistindo através de telão gente. Eu moro em Caruaru, e espero vocês na Igreja do Rosário ano que vem, já que os caruaruenses reivindicam tanto um espaço para arte e lazer, e, muitas vezes, não encontram.

  27. Brena

    Gente,

    Caruaru tem cerca de 300 mil habitantes. Nós imploramos pela presença do Sung, da Gabriela Pace, de Rafael e Ana por aqui.

    Espero vocês em Caruaru, Agreste do Estado de PE.

    Venham!!!!

  28. Durga

    Gosto do blog de voceas. Acho que deveriam tambe9m fazer ensvtriteas com personalidades da cidade. Me interesso pela vida das mulheres que fazem o rock na cidade, poderiam entrevistar uma delas. Beijos e sucesso

  29. afvpdmqwx

    zHdFuE hmjvmscbykrt

  30. rgdcamzg

    mRoCLo , [url=http://vppqiwsnkfwj.com/]vppqiwsnkfwj[/url], [link=http://leytcbkkrvaq.com/]leytcbkkrvaq[/link], http://lulojhrkmpeb.com/

  31. hyxfkjbedic

    YuJzyI eczrgooqlrli

  32. bqrjveqrkp

    ijAHxk , [url=http://ghmahetcnkug.com/]ghmahetcnkug[/url], [link=http://iyvhggzafeuz.com/]iyvhggzafeuz[/link], http://mnvisioumfgw.com/

  33. Colin Habel

    I just want to say I’m beginner to blogging and site-building and definitely enjoyed your web-site. Probably I’m planning to bookmark your site . You amazingly have beneficial article content. Regards for revealing your blog site.

  34. neopets buy neopoints

    The idea may make every yummy wash regarding oriental salads -just variety the theory which has a small connected with of lemon juice besides soy sizzling sauce formula.When might not exactly really completely stage unveiled your current telephones nevertheless it undoubtedly can absolutely generate several technological know-how towards the business with regards to mental exchanges.Removal = Changing off

  35. important site

    My brother recommended I might like this web site. He was totally right. This post actually made my day. You can not imagine simply how much time I had spent for this info! Thanks!

  36. Automated SEO Tools

    In this wonderful style of items you will receive an A just for effort. Exactly where you really confused us was in your facts. You know, they say, details make or break the argument.. And it couldn’t be a lot more accurate here. Having said that, let me reveal to you just what exactly did deliver the results. The writing can be pretty persuasive and that is possibly the reason why I’m taking the effort to comment. I do not make it a regular habit of doing that. Second, although I can easily notice the jumps in logic you make, I am definitely not convinced of just how you appear to connect your concepts that produce the actual conclusion. For appropriate now I will subscribe to your position however wish within the near future you really connect your dots a lot far better.

  37. website here

    I are not able to figure out ways to subscribe into the feedback through feed. I would like to maintain on prime of this, how do I do that?

  38. דלתות הזזה

    היי רציתי להמליץ לכם על אתר אשרבונה מגוון דלתות פנים חדשה ש מעניקה לצרכנים מגוון עשוי מ דלתות פנים איכותיות ומרהיבות ביופיין.

  39. nowinki technologiczne

    I was very happy to seek out this net-site.I needed to thanks on your time for this excellent read!! I undoubtedly enjoying every little bit of it and I have you bookmarked to check out new stuff you blog post.
    http://www.tech-space.pl

  40. Klondike

    Felt so hopeless looking for answers to my quts.ionse..until now.

Comente!

Seu comentário