
Artistas convidados

ANA LUCIA ALTINO, piano
Pernambucana, é Doctor in Musical Arts – piano performance pela Boston University. Graduada pela UFPE estudou na Escola Superior de Música de Detmold com bolsa do governo da Alemanha, onde recebeu seu primeiro doutorado. Vencedora de vários prêmios nacionais foi solista das grandes orquestras do país sob a regência de importantes regentes. Responsável pelo ressurgimento do movimento musical da Paraíba, criou o Departamento e o Curso de Bacharelado em Música da UFPb assim como a Orquestra Sinfônica daquele estado. Criou juntamente com seu marido Maestro Rafael Garcia o projeto VIRTUOSI que compreende diferentes festivais que são realizados durante o ano nas cidades de Recife, Olinda, Gravatá, Garanhuns e João Pessoa.

EMMANUELE BALDINI, violino
Nascido em Trieste, Itália, iniciou os estudos de violino com Bruno Polli e em seguida na classe de virtuosidade de Corrado Romano em Genebra. Venceu o primeiro concurso internacional aos 12 anos de idade e, mais tarde, o Virtuositè de Genebra e o primeiro prêmio do Fórum Junger Künstler de Viena. Foi spalla da Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha e no Teatro Giuseppe Verdi de Trieste, e concertino na Orquestra do Teatro alla Scala, de Milão. Foi solista de orquestras tais como a Rundfunk Sinfonieorchester Berlin, Suisse Romande, a Wierner Kammerorchester, entre outras. É spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e membro do Quarteto de Cordas OSESP.

ENSEMBLE VOCAL CANTAMUS
Coro de câmara recifense especializado em música sacra. Fundado em 2015, o grupo vem se destacando pelo seu notável desempenho musical e vocal, tendo produzido desde então concertos de destaque no cenário musical local. Dentre as obras já apresentadas integralmente pelo Ensemble, merece especial menção a Paixão segundo São João de Johann Sebastian Bach.

GILSON CELERINO, regente
Organista e compositor, Gílson Celerino é o diretor artístico e regente do Ensemble Vocal Cantamus. Estudou órgão e regência na Escola Superior de Música, Teatro e Mídia de Hanôver (Hochschule für Musik, Theater und Medien Hannover), pela qual se graduou em Música Sacra (Kirchenmusik). Atualmente é discente de Licenciatura em Música na Universidade Federal de Pernambuco.

LEONARDO ALTINO, cello
Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Violoncelo de Viña Del Mar/Chile, Leonardo Altino estudou na Yale University, no NEC, na Universidade de Illinois e na Musikhochschulle de Detmold. Foi solista das principais orquestras brasileiras assim como de várias orquestras americanas, Sinfônica do Chile e Sinfônica de Bogotá, entre outras. Apresenta-se frequentemente nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Coréia, Taiwan, Alemanha, Chile e Colômbia. É Professor do Wheaton College. Gravou o CD Poema com a obra completa para cello do compositor Marlos Nobre e o CD En Voyage com sua esposa violinista Soh-Hyun Park.

LUCAS THOMAZINHO, piano
Premiado com o Finalist Prize no XIX Santander Internacional Piano Competition (Espanha), vem desenvolvendo uma trajetória de destaque. Aos 9 anos de idade ganhou o primeiro concurso, vencendo desde então mais de uma dezena de concursos nacionais e internacionais, dentre deles o 1º lugar no XVIII Santa Cecilia International Competition. Já atuou como solista das orquestras RTVE, Filarmônica de Minas Gerais, Campinas e Beiraas. Participou de Master Classes com grandes nomes da música, foi bolsista da Fundação Magda Tagliaferro. Em 2017 lançou seu primeiro CD pelo selo KNS Classical com patrocínio da Cultura Artística.

LUIS FELIPE DE OLIVEIRA, piano
Natural de Gravatá, é formado “cum laude” no curso de Bacharelado em Piano na UFPE na classe do prof Dr. Antonio Nigro e atualmente estuda na “Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne” em Coimbra, Portugal. A despeito de sua jornada musical, detém importantes conquistas em concursos nacionais e internacionais. Em 2015 dirigiu o Primeiro Festival de Música em Gravatá, do qual fez o recital de abertura. Naquele mesmo mês foi convidado pelo pianista Miguel Proença a participar do recital “Talentos Piano Brasil”, no Auditório do BNDES. Músico ativo, já se apresentou em diferentes salas de concerto do país e foi solista de importantes orquestras brasileiras. Em maio de 2016 lançou seu “Projeto Piano em Casa” que tem como objetivo aproximar a música para piano de seu público.

NILSON GALVÃO, regente
Natural de Pernambuco é bacharel e mestre em violoncelo pela universidade de Campbellsville (EUA). Mestre em direção de orquestra pela Universidade de Louisville (EUA), atuou como regente assistente do maestro Jorge Mester junto à Orquestra Sinfônica de Louisville. Foi diretor artístico/musical do Projeto Social Orquestra Criança Cidadã. É membro do Quinteto da Paraíba.

RAFAELL ALTINO, viola
Violista principal da Sinfônica de Odense, Dinamarca, começou seus estudos musicais com seu pai Rafael Garcia aos 9 anos. Aos 17 anos mudou-se para os Estados Unidos onde recebeu os diplomas de Bacharel pelo NEC, Boston e Mestre pela Juilliard School. Participa em festivais internacionais e concertos, em vários países tais como Brasil, França, Grécia, Japão, Noruega, Espanha, Suécia, Taiwan e Estados Unidos, entre outros. Ensina na Academia de Música Carl Nielsen, Odense. Toca em uma viola francesa do final de 1700 de autor desconhecido com um arco James Tubbs cedidos pelo Instrumentfonden da Sinfônica de Odense.Gravou os CDs “Viola a Rafael”, Concerto Steppenwolf de Christian Lindberg pelo selo Bis, Works for viola com obras de compositores escandinavos.

ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
Criada em 1986 e reativada em 2005 durante a realização do projeto A Fábrica de Música pelo Maestro Rafael Garcia. Um ano depois de sua volta à ativa, a OJOPE realizou mais de 40 concertos através do SESC-PE, do FUNCULTURA e do Sistema de Incentivo da Prefeitura Municipal de Recife. Tem participado com frequência nos festivais VIRTUOSI em cidades como Gravatá, Garanhuns e Belo Jardim.