GRAVATÁ RECEBE VIRTUOSI PELA TERCEIRA VEZ

Virtuosi Gravatá em 2010

Virtuosi Gravatá em 2010

Sucesso de público e crítica, o VIRTUOSI GRAVATÁ ganha mais uma edição e sobe a serra pela terceira vez para levar grandes nomes da música de concerto para a Igreja Matriz de Sant’Ana, no centro da cidade. Apresentado pela Prefeitura de Gravatá, o festival acontece de 09 a 17 de julho, com programação gratuita e dedicada aos 200 anos de nascimento do compositor húngaro romântico Franz Liszt.

Entre os destaques da programação do festival realizado pelo maestro Rafael Garcia e pela pianista Ana Lúcia Altino, encontra-se o jovem e já bastante premiado: o ucraniano Alexander Hrustevich, que vem ao Brasil pela primeira vez e é considerado um dos maiores acordeonistas do mundo. O festival escalou ainda o violinista russo Dmitri Berlinsky (um dos mais premiados violinistas da atualidade) e a violoncelista ucraniana Natalia Khoma, ambos detentores de grandes prêmios internacionais como o Tchaikowsky.

Para homenagear Franz Liszt, o III VIRTUOSI DE GRAVATÁ convidou três pianistas renomados internacionalmente para interpretarem peças deste compositor da escola romântica. Recitais com obras clássica de Liszt ficam à carga do pianista filipino Victor Assuncion, do pianista ucraniano Volodymyr Vynnytsky e da pianista coreana Jihye Chang. No repertório, as principais obras de Liszt como a Sonata em si menor, a Valsa Mefisto e os Grandes Estudos de Paganini.

FORMAÇÃO: A terceira edição do festival recebe cerca de 50 bolsistas, todos instrumentistas de cordas dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte que, além de integrar a orquestra do festival e recebem aulas de grandes professores como Benjamin Sung e Simom Gollo (violino), Rafael Altino (viola), Natalia Khoma e German Marcano (violoncelo) e Valeria Thierry (contrabaixo). Destaca-se a presença de Simon Gollo e German Marcano, ambos professores do Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela, modelo de ensino internacionalmente reconhecido.

PROGRAMAÇÃO: A abertura do III VIRTUOSI DE GRAVATÁ, no sábado 09/07, começa às 19h e apresenta o Requiem do austríaco Mozart para coro, solistas e orquestras. Para apresentar a obra do compositor, o festival escalou um time de grandes cantores brasileiros como o tenor Gilberto Chaves (vencedor do Concurso de Canto Bidu Sayão), a soprano Adriana Queiroz (da Ópera de Berlim), a mezzo-soprano Adriana Clis (vencedora do Prêmio Carlos Gomes) e o barítono Saulo Javan (considerado um dos melhores do país). Acompanhando os cantores, o Coro de Câmara Villa-Lobos, da Paraíba e a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a direção do Maestro Rafael Garcia.

A programação do dia seguinte, domingo (10/07), começa às 11h com recital do pianista filipino Victor Asuncion dedicado à obra de Franz Liszt. A tarde do domingo, às 17h, apresenta um duo de cello-piano com o pianista ucraniano Volodymyr Vynnytsky, solista das principais orquestras da Ucrânia e da Polônia, e com a violoncelista Natalia Khoma, vencedora de prêmios como Budapest Pablo Casals, Marneukirchen e Tchaikovsky e Belgrade International. No repertório, obras de Gaspar Cassado, Bela Bartok, M. Lysenko, Johannes Brahms, Frederic Chopin, Niccolo Paganini, David Popper e do próprio Volodymyr Vynnytsky.

O festival continua durante a semana com concertos sempre às 19h. Na segunda-feira (11/07), o VIRTUOSI GRAVATÁ apresenta recital da pianista Ana Lúcia Altino com o seu filho e violista Rafael Altino, viola Solo da Orquestra de Odense com peças de Paul Hindemith, Krzysztof Penderecki, Dmitri Shostakovich e Serguei Prokovief. Na terça-feira (12/07), Liszt volta a ser celebrado pela pianista coreana Jihye Chang Sung. Antes dela, o violinista Benjamin Sung interpreta obras do compositor Niccolò Paganini.

A noite de quarta-feira (13/07) apresenta os venezuelanos Simon Gollo (violino) e o German Marcano (violoncelista), ambos professores do Sistema de Orquestras Infanto-Juvenis da Venezuela, maior sistema de educação musical do mundo. Os músicos interpretam um programa dedicado a Brahms acompanhados pelo gênio do piano e conhecido do público do Virtuosi, o filipino Victor Asuncion. A quinta-feira (14/07) apresenta um duo de violino e piano com os instrumentista Dmitri Berlinsky e Victor Asuncion interpretando obras de Tchaikovsky, Ravel, Franck, entre outros. A programação continua na sexta-feira com Alexander Hrustevich (arcodeon) apresentando obras de Vivaldi, Bach, Wieniawski, etc.

No segundo sábado do VIRTUOSI DE GRAVATÁ, a programação se divide em dois concertos, um às 11h e outro às 19h. Pela manhã, recital com obras do homenageado Liszt, Glière, Messiaen, Popper. No programa noturno, a Orquestra do Festival toma a Igreja Matriz de Sant’Ana, sob a batuta do Maestro Rafael Garcia. O pianista Volodymyr Vynnytsky e o violinista Benjamin Sung se apresentam como solistas.

O festival se despede no domingo (17/07) também com dois concertos, às 11h e às 17h. O primeiro apresenta novamente o pianista Volodymyr Vynnytsky, desta vez com um recital composto por obras de Chopin, Revytsky e, do celebrado deste edição, Franz Liszt. A despedida do III VIRTUOSI DE GRAVATÁ traz novamente a Orquestra do Festival com Benjamin Sung, Valeria Thierry, Rafael Altino, Jihye Chang, Simon Gollo e Natalia Khoma.

III FESTIVAL VIRTUOSI DE GRAVATÁ
Rafael Garcia, diretor artístico
IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA
09 A 17 DE JULHO DE 2011
Abertura, 09/07, às 19h
Domingo, 10/07, às 11h e 17h
Segunda à sexta, 11 a 15/07, às 19h
Sábado, 16/07, às 11h e 19h
Domingo, 17/07, às 11h e 17h.

Mais informações: www.virtuosi.com.br | @virtuosirecife | 81 33630138



Esse texto foi publicado quinta-feira, junho 30th, 2011 às 3:37 PM na seção Notícias. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

Um comentário to “GRAVATÁ RECEBE VIRTUOSI PELA TERCEIRA VEZ”

  1. Florentino Holzheimer

    I simply want to say I’m all new to weblog and honestly enjoyed you’re web site. Likely I’m want to bookmark your website . You certainly have awesome writings. Thanks for sharing your web-site.

Comente!

Seu comentário