FIM DE SEMANA COM RECITAIS DE PIANO EM GRAVATÁ

Pelo quarto ano consecutivo em Gravatá, o Virtuosi tem levado à cidade uma série de concertos e recitais de alta qualidade com a presença de instrumentistas internacionais. O Ministério da Cultura e a Prefeitura de Gravatá apresentam o IV Virtuosi Gravatá que em seu primeiro final de semana reserva duas apresentações no sábado e uma no domingo pela manhã na Igreja de Sant’Ana.

A programação do sábado (14/07), começa às 11h com o recital do pianista filipino Victor Asuncion dedicado a Debussy e Ravel. Victor Asuncion tem se apresentado em grandes salas de concerto de vários países como Canadá, Japão, México e Filipinas. Entusiasta da música de câmara tem colaborado com artistas como Lynn Harrell, Cho-Liang Lin, Andres Diaz, entre outros. É professor assistente de piano da Universidade de Memphis desde 2004.

A segunda apresentação do sábado no Virtuosi Gravará começa às 19h com o duo violino-piano de Nikita Borisoglebsky e Kasparas Uinskas. Um dos mais brilhantes músicos da nova geração, Nikita Borisoglebsky tem sido reconhecido depois de sua apresentação brilhante no Concurso Internacional Tchaikovsky, em Moscou, onde recebeu a medalha de prata além de cinco prêmios especiais. Nikita apresentou-se com grande sucesso no Festival das Noites Brancas tocando com a orquestra do Teatro Mariinsky sob regencia do Maestro Valery Gergiev.

No domingo (15/07) pela manhã, às 11h, acontece o recital do violista pernambucano Rafael Altino acompanhado pelo pianista filipino Victor Asuncion. Mestre em Viola pela Juilliard School, Rafael Altino foi membro da Filarmônica de New York e da orquestra “Sejong Soloists”. Atualmente é Primeiro Viola Solo da Orquestra Sinfônica de Odense e professor da Carl Nielsen Academy of Music, Dinamarca. Em maio de 2009 participou da turnê da Orquestra Filarmônica de Oslo na Europa como principal viola convidado.

Homenagem – Idealizado pelo maestro Rafael Garcia e pela pianista Ana Lúcia Altino, o Virtuosi Gravatá segue até o dia 22 de julho trazendo diversos instrumentistas internacionais e músicos brasileiros consagrados. Neste ano, o festival preparou uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga com a estreia mundial da obra “Memorial Musical de Luiz Gonzaga” encomendada ao compositor paraibano Eli-Eri Moura. Apresentado pela Prefeitura de Gravatá e com patrocínio do BNDES, o festival tem entrada gratuita em todos os dias de sua programação.

IV VIRTUOSI GRAVATÁ
PROGRAMAÇÃO

SÁBADO 14|07

11h VICTOR ASUNCION, piano

Homenagem a Claude Debussy I

Ludwig van BEETHOVEN [1770-1827]

Sonata em lá maior Op.2 nº 2

Sonata em lá bemol maior, Op.110

Claude DEBUSSY [1862-1918]

Jardins sous la pluie

Reflets dans l’eau

L’isle joyeuse

Sergei RACHMANINOFF[1873-1943]

Preludio em dó sustenido menor, Op.3 nº 2

Preludio em sol menor, Op. 23 nº 5

Preludio em si bemol maior, Op. 23 nº 2

19h KASPARAS UINSKAS, piano

NIKITA BORISOGLEBSKY, violin

Homenagem a Claude Debussy II

Ludwig van BEETHOVEN [1770-1827]

Sonata para violino nº 5 em fá maior, Op.24 (“Primavera”)

Claude DEBUSSY[1862-1918]

Sonata para violino em sol menor, L 140

Edward GRIEG [1843-1907]

Sonata para violino nº 3 em dó menor, Op. 45

DOMINGO 15|07

11h RAFAEL ALTINO, viola

VICTOR ASUNCION, piano

Robert SCHUMANN [1810-1856]

Märchenbilder, Op.113

Cesar FRANCK [1822-1890]

Sonata em lá maior

Local: Igreja de Sant’Ana – Gravatá
Entrada gratuita
Mais informações: www.virtuosi.com.br



Esse texto foi publicado sábado, julho 14th, 2012 às 9:31 AM na seção Notícias. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

Comente!

Seu comentário