Festival de homenagens

Publicado em 12.12.2010 no Jornal do Commercio

O maestro e violinista Cussy de Almeida, o trombonista Radegundis Feitosa e o compositor Liszt recebem tributos

Renato Mota
Especial para o JC

O 13º Festival Internacional de Música de Pernambuco – Virtuosi dedicará boa parte da sua programação a homenagear dois maestros que a música erudita nordestina perdeu este ano: o violinista pernambucano Cussy de Almeida e o trombonista paraibano Radegundis Feitosa. Serão sonatas, concertos, recitais e apresentações que movimentarão Recife e Olinda de amanhã até o próximo dia 19.

A abertura oficial vai acontecer no Convento de São Francisco, às 20h com o New Classic Ensemble Viena. Criado em 2008 pela pianista Lisa Smirnova, o grupo tem o repertório baseado nos concertos para piano de Bach, Haydn e Mozart. O diferencial são os concertos em pequena formação, combinando com música de câmara de várias épocas, incluindo obras contemporâneas.

Na terça, às 17h acontece a primeira apresentação do Ciclo das Sonatas de Beethoven no salão nobre do Santa Isabel. As sonatas seguem até o dia 16, sempre em tributo ao maestro Cussy. “Ele era um admirador de Beethoven, então, depois do falecimento do maestro (em julho passado), decidimos dedicar as sonatas a ele”, explica a produtora do Virtuosi, Ana Lúcia Altino. O maestro também será lembrado na quarta-feira (15), com a apresentação da peça Aboio para celo e cordas, com o dinamarquês Kim Bak Dinitzen, no Santa Isabel.

A mesma quarta será palco da estreia do Réquiem para um trombone, peça do paraibano Eli-Eri Moura, composta em homenagem a Radegundis Feitosa. “Para executar o solo de trombone, convidamos o alemão Frederic Belli, um jovem talentosíssimo, que foi nos indicado por Christian Lindberg”, conta Ana Lúcia. Belli é um colecionador de prêmios internacionais, entre eles o Prague Spring International Music, o Jan Koestler Competition, o Mendelssohn Competition e, como não poderia deixar de ser, o Christian Lindberg Competition. Se apresentam ainda o Madrigal da Universidade Federal da Paraíba, a soprano Gabriela Pace e a Orquestra Virtuosi, regida pelo maestro Rafael Garcia.

O dia se encerra com a Orquestra de Trombones do Nordeste, criada para o evento e formada por 95 músicos convidados, entre ex-alunos e colegas do paraibano. “Todos estão vindo por conta própria, o que só reforça a liderança que Radegundis tinha entre seus amigos”, afirma a produtora do Virtuosi.

INTERNACIONAL

Entre os convidados para o evento, destaque também para o The Penderecki String Quartet, que vem pela primeira vez ao Brasil. “De todos os participantes, este grupo é o que possui o repertório mais contemporâneo, mais moderno”, conta Ana Lúcia. O conjunto se apresenta terça em Olinda e faz um bis no dia 18, no espaço Santander Cultural, ao preço de R$ 5. “Estamos com uma parceria que levará as apresentações para São Paulo, Porto Alegre e João Pessoa”, completa.

A quinta-feira será dedicada aos 200 anos de nascimento de Franz Liszt, que trará o pianista francês Olivier Moulin. O músico, cujo convite foi fruto de uma parceria com o Consulado Geral da França, interpretará obras de grande dificuldade técnica, como Impromptu, Funérailles e Totentanz. A noite segue com o quarteto de cordas dinamarquês Arild Kvartetten. O grupo, formado pelos violinistas Tobias Durholm, Anna Zelianodjevo, violista Rafael Altino e celista Ingemar Brantelid, é considerado como um dos mais importantes conjuntos de câmara da Dinamarca.

O Virtuosi ainda contará com apresentações do violinista russo Ilya Gringolts e o pianista ucraniano Peter Laul, que na sexta interpretarão obras de Dvorak, Prokofiev e Tchaikovski.

O festival se encerra no domingo, a partir das 19h, com um recital do pianista austríaco Mattheus Soucek, apresentando obras de Schubert, Beethoven, Rachmaninov e Scriabin.

» 13º Virtuosi, de 13 a 19 de dezembro, no Convento de São Francisco, em Olinda e no Teatro de Santa Isabel, no Recife. Entrada franca. Mais: www.virtuosi.com.br



Esse texto foi publicado domingo, dezembro 12th, 2010 às 9:46 PM na seção Sem categoria. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

2 comentários to “Festival de homenagens”

  1. Daysi Mense

    I just want to mention I am newbie to blogs and absolutely liked this web site. Probably I’m planning to bookmark your blog . You absolutely come with good writings. Thanks for sharing with us your website.

  2. http://www.tubeftw.com/videos/Creamy-and-dreamy-mess-freaks-5293/

    Character is greater than intellect. A great heart and soul will be powerful to reside as nicely as feel.

Comente!

Seu comentário