CORREIOS APRESENTA VII VIRTUOSI BRASIL

O Centro Cultural Correios Recife recebe, pelo segundo ano consecutivo, o VIRTUOSI BRASIL, que chega a sua sétima edição investindo em intérpretes e compositores da música nacional de concerto. Entre os destaques do festival realizado entre os dias 12 e 15 de maio, encontram-se o violoncelista Leonardo Altino, Trio Lignum e Grupo Anima Musica Mundana et Instrumentalis. Os concertos são gratuitos e começam a partir das 19h, com exceção do domingo quando as apresentações tem início às 17h.

Os idealizadores e produtores do evento, o Maestro Rafael Garcia e a pianista Ana Lúcia Altino, prestam homenagem à Almeida Prado, falecido no ano passado, escalando a Orquestra Jovem de Pernambuco para interpretar peças do compositor brasileiro. No repertório do festival, ainda obras de Gustav Holst, Haydn e Popper.

A abertura do festival, no dia 12 de maio, fica sob responsabilidade do Trio Lignum (SP), trio de palhetas formado pelo oboísta Alexandre Ficarelli, clarinetista Luis Afonso Montanha e pelo fagotista Fábio Cury, todos professores da Universidade de São Paulo, USP. Especialistas nos seus instrumentos em escolas superiores da Europa, o grupo é formado por integrantes com currículo como solistas e cameristas no Brasil e no exterior. A idéia de unirem suas experiências e desenvolver um repertório específico para essa formação aconteceu na própria universidade e o programa vai do tradicional, adequando-se as diferentes condições, até a vanguarda.

O segundo dia, 13/05, do VII VIRTUOSI BRASIL apresenta o Grupo Anima Musica Mundi et Instrumentalis com o espetáculo “Donzela Guerreira – encontro entre anima e animus”. O espetáculo está dividido em três atos: O Tempo Mítico (Anima), O Sangue Fecunda a Terra (Animus) e A Revelação e o Encontro (Animus e Anima). Formado há 20 anos, o grupo nasceu de reflexões sobre a interpretação musical e memória musical brasileira que norteiam até hoje as idéias do grupo. O Grupo é formado por Gisela Nogueira (viola de arame), Luiz Fiaminghi (rabecas brasileiras e vielle), Marília Vargas (soprano), Marlui Miranda (voz e percussão), Paulo Dias (percussão), Silvia Ricardino (harpa medieval), Valeria Bittar (flautas doce históricas e flautas indígenas brasileiras).

Vencedor do Concurso Jovens Concertistas Brasileiros, Leonardo Altino volta ao festival no dia 14 de maio, com obras de J.S. Bach, Marlos Nobre e Kodaly. Considerado um dos maiores talentos brasileiros no violoncelo, o músico foi solista de várias orquestras tais como sinfônicas de Boston, Hudson, Southwest Florida, Montgomery, Santiago, Bogotá, São Paulo, Brasília, entre outras. Mestre em violoncelo pela University of Illinois, é professor da University of Memphis e membro do The Ceruti String Quartet.

Com a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência do Maestro Rafael Garcia, o VII VIRTUOSI BRASIL se despede no dia 15 de maio, tendo como solista o violoncelista Leonardo Altino. No programa, obras de Almeida Prado, Gustav Holst, Haydn e Popper.

Nos dias 12 e 13 haverá concertos-aula gratuitos abertos para jovens estudantes da rede pública de ensino, organizações sociais, entre outros interessados. Para participar, os interessados devem entrar em contato com o Centro Cultural Correios Recife para maiores informações.

SERVIÇO:
ONDE: CENTRO CULTURAL CORREIOS RECIFE (Av. Marques de Olinda, 262, Recife Antigo)
QUANDO: 12 a 15 de maio
ENTRADA FRANCA
Mais informações: www.virtuosi.com / 81 33630138

Assessoria de Imprensa:
Ana Garcia: 81 88278222 / aninha@coquetelmolotov.com.br
Tathianna Nunes: 81 99454692 / tathi@coquetelmolotov.com.br

Realização : Centro Cultural Correios Recife
Produção: Virtuosi Sociedade Artística
Apoio: Governo do Estado de Pernambuco



Esse texto foi publicado quarta-feira, maio 4th, 2011 às 11:43 AM na seção Notícias. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Responses are currently closed, but you can trackback from your own site.