CONCERTOS E RECITAIS DO VIRTUOSI CHEGAM A GARANHUNS

FP170712010

Pelo nono ano consecutivo, o Virtuosi compõe a programação de música erudita e concertos do Festival de Inverno de Garanhuns. Com a direção artística do maestro Rafael Garcia, o Virtuosi na Serra acontece neste ano em dois lugares: na Igreja de Santo Antônio, de terça (23) a quinta (25), e na Praça Guadalajara, na sexta (26) com a participação do maestro João Carlos Martins ao piano. O evento reúne grandes virtuoses da música erudita em uma programação diversificada que faz um passeio tanto pelos clássicos como pela obra de compositores modernos, emocionando plateias pelo mundo.

Programação – A abertura do Virtuosi na Serra acontece nesta terça (23) às 16h30 na Igreja de Santo Antônio, com o recital de piano do filipino Victor Asuncion. Às 21h, o pianista filipino promove um dueto ao lado do violinista norte-americano Giora Schmidt, que se apresenta pela primeira vez em Garanhuns.

O Ensemble São Paulo se apresenta na quarta-feira (24) às 16h30. O grupo é formado Betina Stegmann e Nelson Rios (violinos), Marcelo Jaffé (viola) e por Robert Suetholz (violoncelo). Às 21h, o grupo recebe o francês Clement Himbert, no saxofone, para um concerto especial, promovendo um novo encontro entre as cordas e  instrumento de sopro.

Mais duas atrações internacionais chegam ao Virtuosi na Serra em seu terceiro dia de programação. Pela tarde, o Slavonic Duo, da Eslováquia, vai executar obras de Paganini e Piazzolla, entre outras. Formado por Andrej Baran (violino) e Adam Marec (violão), o duo se apresenta às 16h30.

Às 21h, é a vez do pianista russo Ilya Ramlav interpretar obras de Debussy, Scriabin, Liszt e Rachmaninov. Ramlav se apresenta pela primeira vez no Brasil e é detentor de prêmios como o “New Names” (2005), “Grand-Prix da the 13ª Competição para Jovens Pianistas” em Sudja (2006) e o primeiro lugar no “International Piano Competition” em Saratov.

Especial – O grande encerramento do Virtuosi acontece neste ano na Esplanada Guadalajara com um belo e emocionante concerto do maestro João Carlos Martins e a Orquestra Jovem de Pernambuco. João Carlos além de reger também se apresentará ao piano, quando então o Maestro Rafael Garcia estará à frente da orquestra. Considerado um dos maiores intérpretes de Bach, Martins é também um exemplo de superação e amor à música.

Após uma carreira meteórica como pianista com mais de mil apresentações no exterior, João Carlos Martins iniciou em 2004 uma nova carreira como maestro, transformando-se no músico clássico brasileiro mais requisitado pelo Brasil afora. E após ser diagnosticado com problemas de saúde nas mãos, e se submetendo a uma cirurgia, com o receio de que não voltaria mais a tocar ou segurar a batuta, eis que a música triunfa e João Carlos Martins está retomando sua carreira levando a música clássica para mais de um milhão de brasileiros em concertos públicos ao ar livre.

23° FIG apresenta IX Virtuosi na Serra
Local: Igreja de Santo Antônio

Terça-feira, 23/07
16h30 – Recital de Victor Asuncion (Filipinas)
21h – Giora Schmidt, violino (Estados Unidos) | Victor Asuncion, piano

Quarta-feira, 24/07
16h30 – Ensemble São Paulo (Brasil)
21h – Clement Himbert, saxofone (França) | Ensemble São Paulo

Quinta-feira, 25/07
16h30 – Slavonic Duo (Eslováquia)
21h – Ilya Ramlav, piano (Rússia)

Sexta-feira, 26/07
21h – A Música Venceu!
Maestro João Carlos Martins, regente e piano | Orquestra Jovem de Pernambuco | Regência de Rafael Garcia
Local: Praça Guadalajara



Esse texto foi publicado quarta-feira, julho 3rd, 2013 às 4:54 PM na seção Sem categoria. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

Comente!

Seu comentário