Concerto inédito em homenagem a Luiz Gonzaga será apresentado no Virtuosi (Diário de Pernambuco)

O Festival Virtuosi chega a sua quarta edição em Gravatá, no Agreste do estado, com homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Haverá shows gratuitos na Igreja Matriz de Sant’Anna dos dias 13 a 22 de julho, além de dois concertos aos domingos na zona rural da cidade.

A homenagem ao Rei do Baião será o concerto inédito A Coragem e a Cara: Memória Musical de Luiz Gonzaga, composto pelo paraibano Eli-Eri Moura, que estreia no dia 21 de julho. Com texto de Tarcísio Pereira, a obra foi escrita para acordeon, viola, octeto vocal, orquestra de cordas e sons eletrônicos, com a participação de um ator para interpretar a vida de Gonzagão.

Outros destaques da programação são o russo Rinat Ibragimov (primeiro contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Londres, que nunca veio ao Brasil) e o consagrado pianista brasileiro João Carlos Martins, que voltou a tocar piano graças a uma cirurgia (ele já havia participado do Vituosi, mas apenas como maestro).

Idealizado pelo maestro chileno Rafael García e pela pianista Ana Lúcia Altino, a programação deste ano traz ainda o violinista russo Nikita Borisoglebsky, o pianista lituano Kasparas Uinskas, o violinista francês Gilles Apap (famoso por suas performáticas e animadas fusões entre a música clássica e o folclore), o violoncelista pernambucano Leonardo Altino e a pianista chinesa Tian Lu.

Além de Gonzagão, o Virtuosi também faz tributo aos 150 anos do nascimento do compositor francês Claude Debussy. João Carlos Martins também fará uma homenagem ao italiano Ennio Morricone, conhecido pelas trilhas sonoras de filmes como Cinema Paradiso e Era uma Vez no Oeste.

Educação – O festival receberá 40 bolsistas, todos instrumentistas de cordas, de Pernambuco, Paraíba, Pará e Rio Grande do Norte que, além de integrar a orquestra do festival, receberão aulas dos convidados brasileiros e estrangeiros. Treze meninos da Orquestra Criança Cidadã do Coque também farão parte da orquestra.

Veja vídeo com apresentação do violinista Gilles Apap:



Esse texto foi publicado quarta-feira, julho 4th, 2012 às 8:39 AM na seção Clipping. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

Um comentário to “Concerto inédito em homenagem a Luiz Gonzaga será apresentado no Virtuosi (Diário de Pernambuco)”

  1. Daniel

    esse da primeira foto, deve ser parente do serj tankian, quando sorri é a mesma pessoa.

Comente!

Seu comentário