CLIPPING DIÁRIO DE PERNAMBUCO – Música sem qualquer rótulo

21.05.2011, VIVER, André Valença.

Em 2008, o festival de música erudita Virtuosi homenageou o percursionista Naná Vasconcelos. Hoje, quem comparecer ao Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel pode ter a sensação de déjà vu, já que Naná foi escalado para fazer as honras de outro festival, o Virtuosi sem fronteiras: intérpretes que não se preocupam com rótulo.

A diretora do festival, Ana Lúcia Altino, explica o título: “A ideia é mostrar oito concertos, ocorrendo em pares com os mesmos intérpretes, e mostrar que músicos de qualidade que não têm fronteiras; podem passar do erudito ao popular sem problemas. No sábado, tocam música erudita, no domingo, popular”.

Para Naná, que dividirá o palco hoje com a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a batuta do maestro Rafael Garcia, o Sem fronteiras é uma oportunidade de mostrar suas composições eruditas. “Tem muita gente que acha que eu só faço reger os maracatus. Dizem: ‘ah, Naná? Naná é aquele dos maracatus’”, conta, bem-humorado. “Mas, falando sério, para mim, é uma oportunidade de mostrar o meu trabalho com orquestra, que não é conhecido no Brasil. Eu não venho do mundo erudito, mas tenho material para isso”, explica. Nesta apresentação, o percursionista apresentará o seu Concerto de berimbau e corda, além de músicas de outros compositores, como do maestro Heitor Villa-Lobos, para as quais criou percursões que, originalmente, não existiam.

Villa-Lobos
Amanhã, dia reservado para tocar música popular com o cantor, compositor e multiinstrumentista Lui Coimbra, Villa-Lobos aparece novamente no repertório de Naná. “É porque, na minha cabeça, Villa-Lobos é as duas coisas. Ele pegou a música folclórica e trabalhou sinfonicamente”, justifica. Além do célebre maestro brasileiro, figurarão composições de Naná e de Lui, a canção Babylon, de Zeca Baleiro, e um soneto de Mario Quintana.

Para Naná, encontros como esses são essenciais, porque “ainda tem muita gente do mundo erudito que fica virado de frente para o passado e de costas para o futuro. Mas tem algo de muito inusitado num berimbau que saiu de uma roda de capoeira ir parar em cima de um palco”. Mesmo com tantos poréns, o percursionista garante que tem o jeito de lidar com maestros: “toda vez que eu vou afinar o meu berimbau, sempre digo ao regente: ‘vou afinar meu Stradivarius’. Quebra um gelo danado”, brinca.

Naná ainda realizará uma oficina de percussão, chamada Orgânico workshop – O entendimento dos ritmos através do corpo. É destinada não só a percursionistas, mas a todo mundo que tem interesse em música. Inclusive, não há instrumentos na oficina. “O instrumento é o corpo. É como uma aeróbica terapêutica”, define.

Saiba mais

Espetáculos

21/05 – Naná Vasconcelos e Orquestra Jovem de Pernambuco (regente: Rafael Garcia)

22/05 – Naná Vasconcelos e Lui Coimbra

28/05 – Ensemble São Paulo e Ana Lucia Altino

29/05 – Ensemble São Paulo e Nelson Ayres

04/06 – Rogério Wolf e Fernando Tomimura

05/06 – Programa de Choros – Rogério Wolf, Sérgio Morais e Fernando Cesar

11/06 – Adriana Clis, Saulo Javan e Ana Lucia Altino – Ópera

12/06 – Cross over! – A noite onde o canto lírico visita o Pop!

Oficinas

21/05 – Naná Vasconcelos (percussão)

29/05 – Ensemble São Paulo (cordas)

04/06 – Rogério Wolf (flauta)

12/06 – Saulo Javan e Adriana Clis (canto)

Serviço

Onde: Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel (Praça da República)
Quando: Espetáculos: 21, 22, 28 e 29 de maio e 4, 5, 11 e 12 de junho, às 17h. Oficinas: 21 e 29 de maio e 4 e 5 de junho, às 10h
Quanto: Entrada franca



Esse texto foi publicado sábado, maio 21st, 2011 às 9:44 AM na seção Sem categoria. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

10 comentários to “CLIPPING DIÁRIO DE PERNAMBUCO – Música sem qualquer rótulo”

  1. Cah

    I’m writing to let you know what a tefriric encounter our girl undergone reading your webblog. She noticed numerous pieces, including how it is like to possess a very effective giving nature to make certain people easily have an understanding of some multifaceted things. You actually did more than our desires. Thanks for distributing the valuable, healthy, edifying and as well as unique tips on the topic to Jane.

  2. hepoidwszs

    J4T7hT bpzmfsivvhdx

  3. wuqfdfxuan

    WJfQOB , [url=http://tvhvuyhsqeyi.com/]tvhvuyhsqeyi[/url], [link=http://jiwdganiipnp.com/]jiwdganiipnp[/link], http://kfyftgcoxrwx.com/

  4. hqwdjoiofl

    BZ6IcQ gtsikiwtooer

  5. vbmkymcxe

    V7JMYm , [url=http://npfckrndghjq.com/]npfckrndghjq[/url], [link=http://hsosfklcjppn.com/]hsosfklcjppn[/link], http://pkrndnyhrtod.com/

  6. Darcel Hogen

    I simply want to tell you that I am just new to blogs and actually loved this blog site. Very likely I’m planning to bookmark your website . You absolutely come with awesome well written articles. Kudos for sharing your web site.

  7. blackhat seo backlink building tool

    I have been absent for a even though, but now I remember why I used to adore this web internet site. Thank you, I will try and check back much more often. How often you update your web site?

  8. weight gain after 60

    weight gain after 60 weight gain after 60 getting fit after 50losing weight after fifty http://marduk313.livejournal.com losing weight over 50

  9. valuable information

    valuable information…

    […]a you have a fantastic weblog here! do you want to develop invite posts on my ef[…]…

  10. free mp3 download

    Wow I didn’t think abut it like that. Great way to put it.

Comente!

Seu comentário