Do Diário de Pernambuco, caderno Viver

***

Últimos concertos do Virtuosi
Edição de sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O Virtuosi chega ao seu quinto dia de festival influenciado pela música russa. Hoje o evento tem a presença do violinista Ylia Gringolts, acompanhado do pianista ucraniano Peter Laul, em um recital, no Teatro de Santa Isabel, às 20h. O Laul, que já esteve no festival em outra oportunidade, leva na bagagem prêmios como o de melhor intérprete dos Caprichos de Paganini. No programa dos intérpretes, obras de compositores consagrados como Antonín Dvorak, Serguei Prokofiev e Tchaikowsky, dando continuidade a série Vicenti Fittipaldi.

Durante a tarde, no Salão Nobre, às 17h, seguem os recitais em violino e cello com o spalla da Orquestra Sinfônica Fargo-Moohead, Benjamin Sung e Kim Bak Dinitzen. Às 18h, têm início os recitais de Brahms. As interpretações das peças estão a cargo do violinista Rafael Altino, integrante da Filarmônica de Nova York, do violoncelista Dinitzen e do pianista Victor Asuncion.

Dentro da programação do sábado, o quarteto de cordas canadense The Penderecki String Quartet, especializado na interpretação do repertório camerístico contemporâneo, se apresenta no Santander Cultural, a partir das 17h. No mesmo horário, no Salão Nobre do Santa Isabel, Gabriella Pace e Victor Asuncion exibem um recital de canto e piano. À noite, 20h, a Orquestra Virtuosi sobe ao palco do Santa Isabel, sob a regência do maestro Rafael Garcia.

No domingo, o festival se despede do público com um recital, às 19h, do pianista Mattheus Soucek. O músico é colecionador de prêmios importantes, incluindo o Concurso Internacional Beethoven de Piano em Viena. O pianista apresentará, no palco, obras de Schubert, Beethoven, Rachmaninov e Scriabin.